Conceição Rabha busca recursos para maricultura e ensino superior

by Paulo Moreira
Novidades: Conceição afirma que Angra terá mais fazendas marinhas para criar vieiras

Novidades: Conceição afirma que Angra terá mais fazendas marinhas para criar vieiras

Angra dos Reis –  A prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha (PT), esteve na última semana em Brasília, para buscar mais investimentos para a maricultura, agilizar a liberação de recursos para obras de contenção de encostas e trazer mais cursos de nível superior para o município.

Após o anúncio de que Angra dos Reis ganhou uma faculdade de medicina, a prefeita intensificou o trabalho para que mais cursos superiores venham para Angra dos Reis, sejam eles de universidades públicas ou privadas.

Nesta última ida a Brasília, Conceição Rabha também esteve no Ministério da Educação para agradecer a vinda do curso de medicina a Angra e solicitar que a inspeção do MEC fosse feita o mais rápido possível, garantindo assim que o curso, que faz parte do programa “Mais Médicos“, comece suas aulas já no primeiro semestre de 2016.

— Conseguimos este curso graças à abertura do Hospital da Japuíba, pois foi por causa das vagas que foram abertas no HGJ que conseguimos ser contemplados no “Mais Médicos” — explicou a prefeita, que também pleiteia a vinda de um curso de direito para o município, dando mais oportunidade para os jovens angrenses.

Outra solicitação de Conceição foi a vinda de novos cursos para o Cefet, para transformar a unidade em um polo de engenharia para a região, o que tornará Angra um núcleo de educação e formação profissional e universitária.

— Isso é pensar na juventude. Nesta geração de crianças que estão nascendo hoje e que, no futuro, se manterão na cidade, porque Angra vai se tornar um local com outro perfil, com mais oportunidades, para que a nossa juventude tenha perspectivas de futuro — detalhou Conceição.

 

Contenção de encostas

 

No Ministério da Integração Nacional, a chefe do Executivo municipal foi buscar a liberação de recursos, alocados para Angra dos Reis, para a complementação da contenção de encosta da Gamboa do Bracuí. A prefeita também solicitou alteração no plano de trabalho para que seja executada uma contenção de encosta na Estrada do Contorno, nas proximidades do Tanguá.

 

Aumento da produção de vieiras

 

Em uma visita à presidente do Ibama, Marilene Ramos, acompanhada do presidente da Associação de Maricultores de Angra, Carlos Kazuo, do presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, entre outras pessoas, a prefeita Conceição solicitou ao órgão autorização para ampliar o número de fazendas marinhas de vieiras na baía da Ilha Grande. Esta necessidade se dá pelo aumento no consumo do molusco, em especial em metrópoles como Rio de Janeiro e São Paulo.

— Com esta ampliação geraremos mais empregos, renda e, principalmente, conseguiremos manter o ilhéu na ilha, produzindo vieiras, uma atividade que não impacta o meio ambiente —explicou Conceição, que solicitou à presidente do Ibama que o órgão cobre da Eletronuclear o cumprimento das condicionantes de Angra 3, em especial a de incentivo ao Instituto de Ecodesenvimento da Baía da Ilha Grande (IED-BIG), para que a produção de sementes de vieira seja ampliada, ajudando os maricultores.

Nesta semana, representantes do Ibama devem vir a Angra dos Reis para uma reunião entre as entidades envolvidas com a maricultura e a Eletronuclear. A proposta é debater o tema visando consolidar o município como a capital da vieira no país.

You may also like

1 comment

perito 28 de julho de 2015, 15:59h - 15:59

COM TANTA ROUBALHEIRA NESSE GOVERNO, VAI CONSEGUIR RECURSOS COM QUEM? KKKKK

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996