domingo, 17 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Política / CSN aceita discutir criação de polo de Tecnologia Verde no Escritório Central

CSN aceita discutir criação de polo de Tecnologia Verde no Escritório Central

Matéria publicada em 17 de junho de 2017, 18:33 horas

 


Ambientalista afirma que apresentará proposta preliminar à empresa em duas semanas e aposta em parcerias internacionais

A caminho: Uso do Escritório Central em Polo de Tecnologia Verde será discutido entre prefeitura e CSN

A caminho: Uso do Escritório Central em Polo de Tecnologia Verde será discutido entre prefeitura e CSN

Volta Redonda – O ex-vereador e militante ecológico Julio Ferreira afirmou ao DIÁRIO DO VALE que a CSN concordou em discutir um modelo de ocupação para o prédio do antigo Escritório Central da empresa, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. Ferreira, que foi indicado pelo prefeito Samuca para ser o representante da cidade em assuntos estratégicos e tecnologia verde, sem receber remuneração, disse que em duas semanas deverá apresentar uma proposta preliminar à siderúrgica.
O novo diretor executivo de Negócios Estratégicos da Companhia, Pedro Gutemberg Quariguassi Neto, é considerado por Julio Ferreira como um de seus principais parceiros nessa empreitada.
— O antecessor de Pedro Gutemberg, Márcio Lins, fez um grande trabalho na participação da CSN na vida da cidade, mas Gutemberg tem um perfil mais inovativo — afirma o ambientalista.
A intenção de Julio é envolver empresas e universidades do Brasil e dos Estados Unidos no projeto. Ele trazer várias universidades do Brasil e do exterior para ajudar a montar as bases do Polo Verde.
— Vamos trazer o apoio de várias universidades do mundo para ajudar na consolidação do maior cérebro verde do planeta em Volta Redonda, começando pela UNiFOA , UGB e UBM, os principais polos centros universitários sediados na cidade — prossegue o ex-vereador, que também pretende aproveitar o fato de ter residência nos Estados Unidos para atrair investidores daquele país.
A ideia, segundo Júlio, é agregar neste prédio salas para pesquisas em  tecnologia verde e inovações sustentáveis. Para isso, o ambientalista procura apoios de diversas empresas tanto no Brasil, quanto no exterior. A ideia já ganhou, inclusive, o aval da empresa americana Yun Capital, que se comprometeu a investir pesado no projeto que deverá receber outras empresas, em especial do setor bancário, entre outros.
Além do setor privado, o Polo de Desenvolvimento Sustentável vai ceder espaço para universidades privadas e públicas, que junto às empresas, deverão montar laboratórios para pesquisa e inovações em meio ambiente.
O ecologista explicou que um dos resultados imediatos para o meio ambiente, previstos com a implantação do Polo de Desenvolvimento Sustentável, é a destinação de investimentos e pesquisas voltadas a acabar, por exemplo, com as “línguas negras” existentes em todas as cidades às margens do Rio Paraíba. Línguas negras são locais onde são despejados esgoto in natura no Rio Paraíba.
Júlio disse que somente em Volta Redonda são 35 línguas negras e que esse é o principal fator de poluição e degradação das águas do Paraíba, que abastece cidades de três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Outro projeto a ser colocado em prática será a implantação dos “Mensageiros da Biodiversidade”, que consiste na orientação aos alunos das escolas das redes pública e privada sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Além de orientações, os “Mensageiros da Biodiversidade” receberão materiais necessários para a execução das propostas como, por exemplo, sacos plásticos corretos para armazenamento do lixo doméstico.
De acordo com Júlio, o Polo de Desenvolvimento Sustentável não trará benefícios apenas para o meio ambiente. Pelo contrário, o projeto prevê a criação de imediato de 700 empregos diretos, a serem ocupados por pesquisadores do setor. As empresas também saem lucrando com a implantação de medidas voltadas ao meio ambiente. Além de redução de impostos, o setor empresarial passará a ser conhecido por contribuir com as ações previstas na Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o Meio Ambiente, em Paris, prevendo mudanças no modelo atual que contempla  o desperdício e a destruição dos recursos naturais do planeta e de seus estoques genéticos, para um modelo sustentável e harmonioso com os recursos naturais.

42 comentários

  1. Boa Júlio Ferreira ti acompanhei quando foi vereador , sentia que vc iria mais longe na política, mais vc estudou e hoje vem tentar um projeto ousado que se der certo vai mudar a cara de nossa cidade força e sabedoria abraço.

  2. até que em fim um projeto do BEM para o povo.

  3. Júlio, parabéns pelo projeto ousado. Sabemos que é um desafio e tanto esse que está sendo proposto. Seria um sonho ver Volta Redonda ser transformada como aconteceu com Bilbao na Espanha. Mas isso leva tempo, trabalho árduo com pessoas comprometidas e capacitadas. Como sugestão, acho que seria se suma importância que esse projeto contemplasse estudos para desenvolvimento e implantação de medidas de eficiência energética e utilização fontes renováveis de energia, pois nosso país ainda explora este tema timidamente e há um potencial enorme para geração de energia limpa. Esse é o futuro!. Vejo que nenhuma universidade em nossa região têm especialização nessas áreas de eficiência energética, e os compromissos firmados em Paris exigirão esforços para atingirmos os objetivos estabelecidos.

    • Caro Cidadao, excelente comentario……eu ainda estou numa fase de arranjos e conversas….tenho como missao preparer uma proposta preliminary para ocupacao do Predio com o Projeto em detalhamento…..como vc disse, e um trabalho arduo e professional….exige tempo e competencia. Estou fazendo progresso…..breve terei uma proposta inicial para converser coma CSN. Estou otimista. Obrigado pela sugestao e apoio… muito apreciado sua mensagem..abs Julio

  4. José da penha Aparecida

    Bom dia Júlio,( terceiro setor vem crescendo muito), estamos na torcida e a disposição “depende de mim , depende de nós, para termos um mundo melhor para todos”. estamos sempre a disposição de idéias e inovações que beneficie nosso meio ambiente global. Parabéns.

    • Jose, vc acertou em cheio. excelente comentario……eu ainda estou numa fase de arranjos e conversas….tenho como missao preparer uma proposta preliminary para ocupacao do Predio com o Projeto em detalhamento…..como vc disse, e um trabalho arduo e professional….exige tempo e competencia. Estou fazendo progresso…..breve terei uma proposta inicial para converser coma CSN. Estou otimista. Obrigado pela sugestao e apoio… muito apreciado sua mensagem..abs Julio

  5. Luis Fernando Castro Santos

    Companheiro Julio Ferreira, só da CSN estar disposta a ouvir e discutir sobre o assunto já é uma vitoria. Parabéns, estamos na torcida. Melhor tentar fazer alguma coisa do que não fazer nada.

    • Caro Luis, vc esta certissimo, obrigado pelo apoio amigo….nao estou pedindo pra mim..e pra cidade, pra natureza e pro Brasil. abs forte meu -Julio

  6. Boa idéia meu caro Júlio. Agora, pensou em estacionamento? Ou vamos todos de bicicleta para Vila.
    Vila Santa Cecília é um caos e o transporte público idem.

    • Marcelo, se tudo corer bem vamos fazer um grande edicio garage e algumas ciclovias tambem….E uma idea que pode dar certo e trazer enormes beneficios para todos nos e para o Planeta todo. obrigado pelo seu gentil apoio. grato e abs Julio

  7. Inicialmente, a iniciativa e a ideia do Julio Ferreira é muito boa, aliás já o vi apresentando outras ideias anteriormente mas que não foram adiante (não compraram a ideia). Não custo tentar, o não já temos, mas podemos buscar o sim, independente das empresas que estarão participando desse processo, inclusive as instituições de ensino. O que vale é o resultado final.

    • 100% de acordo com vc. O que vale e o resultado final…na verdade sempre apontei a melhor direcao certa do desnvolvimento..agora seguiir a melhor direcao nao e facil ….vale aquele ditado : levar o Burro na beira do Rio e facil….agora fazer ele bber agua e outra coisa . abs e obrigado , Julio Ferreira

  8. CHOCADOO !!

  9. Pagador de impostos

    A idéia de discussão ambiental é muito boa. Mas antes desses projetos megalomaníacos, seria melhor se a gente fizesse pelo menos o básico nessa questão. Todos gostam muito de falar em meio ambiente, em questões que envolvam o clima e quetais, mas deixamos de fazer as coisas mais simples, e que estão ao nosso alcance no dia a dia. Tratar melhor do nosso lixo é um bom exemplo. A coleta seletiva que era um bom projeto e que vinha sendo incutida na cabeça das pessoas (e que começavamAssim, como acreditar num projeto gigante desses ?

  10. Geraldo Claret Plauska

    UNIFOA, UBM, UGB, CSN,…. envolvidas em meio ambiente…… Hum. Sei não. Esse Júlio deve ser o tal, fodaço.
    Como enganam o pobre povo brasileiro.

    • acho que sou esse tal fodaco….melhor seria VERDACO ! fica frio….mesmo sabendo que era impossivel ele foi la e fez….vamos esperar e continuar as conversas……

  11. Geraldo Claret Plauska

    Se os coxinhas entregaram a usina e a cidade para o judeu, eu não tenho culpa. Eu votei no Aécio.

  12. Agora pirou de vez…Duvido que o Trump vai botar dolares no “super cerebro verde mundial” em VR no Brasil.

    O Pais atravessa o maior escandalo de corrupcao que o mundo ja viu e pelo visto o presidente americano nao eh muito chegado ao meio ambiente. Mas…ainda assim…Boa Sorte

    • Grande Bitola. Trump no tem nada a ver com esse projeto. fica tranquilo. Vamos tentar construer esse caminho novo para a cidade…..ajuda dai com pensamentos positivos….pode dar certo. ab meu Julio

  13. Se ela aceita discutir já é um grande avanço!!!
    Só não dá para afirmar que é em favor do meio ambiente ou sobre a floresta da Cicuta!!!

  14. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Este prédio dá um shopping, como dá um hospital …

  15. Estou preocupado com a quantidade de emprego, que isso vai gerar…
    Até quando a CSN e a PMVR… vai ser o principal, emprego de Volta Redonda ?

  16. Isso vai ser muito bom para a cidade, pois vai animar o pessoal que trabalha no setor de serviços, pois mais forasteiros vindo de fora trazem mais dinheiro para a cidade, ajudando o fortalecimento de muitos restaurantes, hotéis, lanchonetes, etc…
    Se este projeto for adiante não só a cidade vai se desenvolver, mas o país todo, pois, hoje, por exemplo, setenta e cinco por cento de todo módulo de energia nova na Europa é eólica ou solar, nós é que estamos estagnados, pois Lula com a descoberta do Pré-sal lambuzou a mão com o petróleo, achando que o futuro do Brasil estava no aumento do consumo do maior poluente do planeta.
    É claro que o pessoal da esquerda na cidade vai ser contra o projeto, pois tudo o que é bom para o país eles foram contra, como quando foram contra a criação do Plano Real, da Lei da Responsabilidade Fiscal, da privatização do sistema de telefonia e do plano de reestruturação do sistema financeiro, etc…

    • Algumas informações elementares para vc.
      O combustível fóssil com maior potencial poluente não é o petróleo, e sim o carvão mineral.
      Mesmo se toda a matriz energética do planeta excluísse o petróleo, a relevância estratégica dessa commodity tende a permanecer por séculos. Petróleo não é apenas um combustível. Um exemplo simples é a manufatura de plásticos, como o teclado que vc tem agora aí diante de vc.
      Em decorrência desta última assertiva, enquanto meia dúzia de aborígenes leigos tentam desdenhar do Pré-Sal, as petroleiras do mundo todo disputam avidamente uma fatia desse notável recurso de que dispomos.

    • Geraldo Claret Plauska

      Como um cidadão consciente pode dizer que a privatização de sistema de telefonia foi um avanço para o país ????? Tarifas exorbitantes, sistema que não funciona a contento, exploração de cobranças telefônicas a mais, de serviços não solicitados pelos usuários, recorde de reclamações nos Procom”s. E falar que o pré-sal não é um bom negócio. ??? .Ou o cidadão é mal informado ou deve receber dindin ( uma merreca) para defender capitalistas, falar baboseiras e confundir os alienados.

    • Troll, Estou fazendo tudo que posso para fazer isso acontecer…. e um processo , acredito que temos uma boa chance. pode dar vai dar certo….obrigado pelo apoio….. abs Julio Ferreira

    • Prezado Geraldo,
      O sistema de privatização da telefonia foi um sucesso, pois hoje até as empregadas domésticas têm um telefone na mão, enquanto há bem poucos anos atrás, quem tinha um telefone ela considerado uma pessoa rica, que tinha ações nos bancos. Quantos aos problemas que voce listou acima, não fora culpa da privatização, mas das Agências de Controle criadas no governo FHC, que foram sucateadas por vocês socialistas, que privatizaram todos os órgãos públicos no país em favor de uma casta de políticos que adoram o sistema comunista de Cuba e da Coréia-do-Norte.
      Quanto ao Pré-sal, eu vejo que foi muito ruim para o país, mas principalmente para o Estado do Rio de Janeiro, pois tanto Lula quanto Cabral, pensando nas riquezas que seria gerada pelo pré-sal gastaram mais do que deviam, inchando o Estado e diminuindo a eficiência da gestão pública. Lula destruiu o país, e seu pupilo Sérgio Cabral destruiu o Estado do Rio de Janeiro…

    • Onde será que esse “guto” estava na época na Era FHC-FMI, quando nordestino ainda morria de fome e que nos jogou 3 vezes de joelhos e pires na mão diante dos credores internacionais? Provavelmente “informando-se” com Jornal Nacional e assistindo Ana Maria Braga.

  17. E o shoping que seria construido nas areas da CSN no Aero Club Já está pronto?????

  18. Ouvi dizer que para modernizar esse prédio seria melhor derrubar e construir outro.
    A hipótese pode até mesmo ser considerada absurda , mas essa é a realidade.
    Hoje com as Leis de Segurança não tem espaço para prédios como este.

  19. “Parceria” com CSN será no estilo Caracu. Ben Steinbruch talvez queira se livrar das caixas de sabão em pó gigante (se pudesse anunciava o trambolho obsoleto no Mercado Livre), mas de graça não rola.

  20. Um prédio desse tamanho para ser usado por ambientalistas? Maior cérebro verde? A energia do prédio vai ser sustentável? Eles vão trabalhar de bicicleta ou a pé?
    Sei não hein, melhor transformar em um prédio empresarial, destinar aluguel das salas a vários tipos de empresa e deixar uma sala para os “verdinhos” da ONU.

  21. A que a CSN esta mesmo é querendo ficar livre do elefante e que ela não sabe o que fazer c/ aquilo e que da uma baita de uma despeça todo mês.

  22. Bela iniciativa! Desejo sucesso!

  23. Antonio Carlos Peludo

    Elefante branco prejuizo para todos

  24. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Seria melhor implantar escritórios das empresas regional .como : Caixa econômica federal , Sadia , secretaria de estado do interior , MR S. ,e outras .

  25. Que tal como primeira medida ecológica extinguir o estacionamento em frente ao prédio e transformá-lo em uma praça arborizada com um bicicletário e instituir que todos trabalhadores desse novo prédio que vai respirar projetos ecológicos que utilizem apenas o transporte público e as bicicletas para irem ao trabalho ? Não faz o menor sentido planejar com complexo de empresas que buscarão solucões para o meio ambiente se o próprio prédio representar um impacto no trânsito e na poluição atmosférica.

  26. PLATÃO, O FILÓSOFO

    A ideia da implantação de um Polo de Desenvolvimento Sustentável na cidade para beneficiar a todos, é simplesmente genial, é algo de suma importância; enfim, é uma necessidade vital. VR é uma cidade enferma. Temos que acordar. Temos que nos conscientizar. Temos que nos unir a favor desse projeto, que é de interesse de todos. Trata-se de um projeto de vida para todos. Logo, a causa é de todos. Afinal, todos temos direito à vida, e vida saudável é saúde para todos. Vamos nos unir. Todos.

Untitled Document