Deley destina verba para projeto de saneamento básico em Pinheiral - Diário do Vale
sexta-feira, 17 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Deley destina verba para projeto de saneamento básico em Pinheiral

Deley destina verba para projeto de saneamento básico em Pinheiral

Matéria publicada em 20 de maio de 2018, 18:47 horas

 


Cuidando: Terreno vago em Pinheiral vai receber um projeto para tratamento de esgoto (Foto: Divulgação)

Pinheiral

O prefeito Ednardo Barbosa convocou as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão Estratégia, Ambiente e Desenvolvimento Rural e Saúde para montar um projeto de melhoraria no saneamento básico da cidade. O objetivo, segundo o prefeito, é garantir melhores condições de saúde para a população

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o saneamento básico é o controle de todos os fatos do meio físico do homem, exercendo ou não efeitos nocivos sobre o bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, a equipe técnica da prefeitura já cadastrou uma proposta de projeto no Sistema de Convênios (SINCOV) e, aguarda a aprovação da proposta, para elaborar o projeto.

A proposta que foi cadastrada é de um projeto de saneamento básico, com a implantação de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que englobaria os bairros Cruzeiro II, Ipê, Oriente, Chalet, Paraíso, Colina e Posto Zootécnico. A estimativa é que o projeto beneficie cerca de nove mil moradores da cidade.

“A oportunidade de realizar o projeto será graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Deley de Oliveira, que sempre foi um parceiro da cidade. A emenda que possui o valor de R$4 milhões está prevista junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa)”, disse o prefeito.

O secretário de Ambiente e Desenvolvimento Rural, Fábio Nogueira, falou sobre a importância do investimento para o município. “O município lança quase que 100% do esgoto in natura no Rio Paraíba do Sul, e esse projeto além de contribuir significativamente e promover a redução do impacto gerado no rio, vai ajudar ainda com que Pinheiral atinja a meta preconizada do Plano de Saneamento Básico”, disse o secretário.

Deley afirmou que seguirá em busca de mais verbas para Pinheiral e às demais cidades da região. “Esse um compromisso que temos com o Sul| Fluminense. Nosso gabinete em Brasília estará sempre de portas abertas para receber os pedidos e as demandas das cidades. Em Pinheiral já fizemos muita coisa, como hospital, postos de saúde, quadras, campos de futebol, asfalto. E vamos seguir fazendo muito”, disse o parlamentar.

Untitled Document