Estado vai retomar obras em Angra dos Reis

by Diário do Vale
obras

No Morro da Carioca: Subsecretário do Estado esteve no município avaliando muros de contenção (Foto: Felipe de Souza/PMAR)

Angra dos Reis – A pedido da prefeita Conceição Rabha (PT), o subsecretário extraordinário da Região Serrana, subordinado à Secretaria Estadual de Obras, João Carlos Grilo Carletti, visitou esta semana as obras de contenção em Angra dos Reis sob responsabilidade do Estado. A equipe foi acompanhada pelos secretários de Obras, Habitação e Serviços Públicos, Luiz Antônio Rodrigues Dias, e de Defesa Civil e Trânsito, Marco Oliveira, além do gerente de engenharia Fábio Júnior Pires e técnicos do setor.
– Minha preocupação é com o período de chuvas. Peço agilidade na conclusão das contenções para que possamos passar um verão seguro e tranquilo – salientou a prefeita Conceição Rabha, durante reunião em seu gabinete antes das vistorias.
Entretanto, apesar da preocupação da prefeita e dos secretários, o representante do estado disse que as obras não começarão e muito menos serão concluídas antes do verão. As obras não eram da pasta de Grilo e sim de outra subsecretaria, por isso, ele precisou começar do zero o processo licitatório. Somando-se a isso, a descontinuidade tornou moroso o processo de conclusão das quatro obras visitadas, já que o Tribunal de Contas, segundo Grillo, vetaria nova re-ratificação, isto é, solicitar mais prazo para a conclusão das obras, que já expirou há alguns anos.
– O levantamento das pendências em cada obra já foi feito, assim como o novo orçamento adequado a atual realidade, já que os projetos eram de 2010. Alteramos parte dos projetos e já enviamos para o setor de licitação da secretaria. Agora, aguardamos o governador e o secretário decidirem de onde sairá o recurso para a realização das contenções – explicou Grillo, revelando que para conclusão serão necessários mais R$ 15 milhões.
Assim como a prefeita, os secretários de Defesa Civil e Obras estão preocupados com o andamento das obras que, como não têm previsão para serem retomadas, não existe um prazo definitivo para ficarem prontas.
– Com as obras prontas, teremos mais tranquilidade para trabalhar no Verão. Mas, infelizmente, não será agora. Vamos continuar a pressão política juntamente com a prefeita Conceição para que o Estado defina de onde sairá a verba. Nossa prioridade é a segurança do morador de Angra dos Reis – frisou Marco Oliveira.
Para o secretário municipal de Obras, os ajustes feitos nos projetos foram necessários e ajudarão ainda mais quando as obras estiverem concluídas.
– Aqui no Bonfim, por exemplo, além da contenção, foi planejada também a obra de entroncamento abaixo da estrada. Os outros bairros que começaram a receber as obras do Estado foram Costeirinha, morros da Carioca e Glória II – lembrou Luiz Antônio.
Na Costeirinha, o projeto visa a complementação da drenagem e a construção de uma cortina atirantada, uma contenção de concreto com estacas metálicas cravadas no solo. Já na Carioca, será a continuação do muro e, na Glória II, a finalização da obra, que está em 95%.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996