Estudante de Quatis fica em 3º lugar no Parlamento Juvenil

Por Paulo Moreira
Destaque: Emanuele Silva Nossar Lima, aluna do Colégio estadual Américo Pimenta, terceiro lugar no Projeto Parlamentar Juvenil (Foto: Divulgação)

Destaque: Emanuele Silva Nossar Lima, aluna do Colégio estadual Américo Pimenta, terceiro lugar no Projeto Parlamentar Juvenil
(Foto: Divulgação)

Quatis – O prefeito Bruno de Souza (MDB) manifestou na tarde desta sexta-feira, 16, os seus cumprimentos à estudante Emanuele Silva Nossar Lima, 15 anos, cujo projeto voltado à preservação do meio ambiente e à geração de renda ficou em terceiro lugar no Projeto Parlamento Juvenil, cuja realização é da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, e tem o objetivo de incentivar a participação dos jovens na política. Residente no Jardim Pollastri, bairro da área central de Quatis, Emanuele estuda no segundo ano do ensino médio, no Colégio estadual Américo Pimenta (Centro).

A realização pela ALERJ do Parlamento Juvenil acontece através de uma parceria com duas secretarias estaduais: a de Educação e a pasta de Esporte, Lazer e Juventude. Na edição deste ano, cada um dos 92 municípios fluminenses elegeu um aluno para representa-los na disputa para a escolha dos melhores projetos de lei na Assembléia Legislativa. A escolha das três melhores propostas de matérias legislativas ocorreu na manhã de hoje, no plenário Barbosa Lima Sobrinho, aonde acontecem os debates e as votações dos deputados estaduais. Os próprios alunos selecionaram os projetos. Em primeiro e segundo lugares ficaram os estudantes de Nova Iguaçu e Itaperuna, respectivamente.

Agora, as três mensagens aprovadas serão encaminhadas do governador Luís Fernando Pezão (MDB), que analisará a possibilidade de transformá-las em projetos de lei, e encaminhá-los para apreciação dos deputados estaduais. No caso do projeto elaborado pela estudante Emanuele Silva Nossar Lima, a representante da cidade de Quatis, ela propõe que a Secretaria de Educação do Estado coloque um recipiente em cada unidade de ensino da rede estadual visando à coleta e à reciclagem de óleo de cozinha usado, diminuindo dessa maneira a poluição ambiental.

– Na condição de cidadão nascido em Quatis, e prefeito atual do Município, expresso os meus cumprimentos à estudante Emanuele Silva Nossar Lima por esta conquista de importância fundamental para nossa cidade, cujo nome ela elevou ainda mais ao ficar em terceiro lugar este ano na disputa do “Projeto Parlamento Juvenil” – disse Bruno.

Desde segunda-feira, Emanuele se encontra no Rio de Janeiro, onde participa com os outros 91 parlamentares juvenis do estado de uma série de atividades relacionados ao projeto. Os alunos eleitos em cada cidade pelos estudantes das escolas estaduais conheceram todas as etapas do dia a dia de um deputado estadual, desde a elaboração de uma proposição legislativa até a votação da matéria em plenário, passando pela tramitação e apreciação da proposta nas comissões permanentes, e a defesa do texto junto aos outros deputados.

VOCÊ PODE GOSTAR

1 Comentário

"Omitovemaí" 20 de março de 2018, 18:23h - 18:23

“conquista de importância fundamental para nossa cidade”, não desmerecendo a conquista da aluna, mas pra bom entendedor um pingo é letra, politicagem pura, fazem papel de bonzinhos e isso e àquilo, sinto muito mas isso é enxugar gelo gente, participação de jovem na política é sacanagem né.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996