segunda-feira, 22 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Integrantes do Codec se reúnem com o senador Eduardo Lopes

Integrantes do Codec se reúnem com o senador Eduardo Lopes

Matéria publicada em 13 de maio de 2018, 16:49 horas

 


Planos: Principal assunto abordado no encontro foi a criação de políticas públicas que tragam desenvolvimento socioeconômico para a região (Crédito: Divulgação)

Barra Mansa – Membros do Codec-BM (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) se reuniram na manhã de sexta-feira (11) com senador Eduardo Lopes (PRB), na sede da Aciap. O principal assunto abordado no encontro foi a criação de políticas públicas que tragam desenvolvimento socioeconômico para a região Sul Fluminense.

Em sua fala inicial, o presidente do Codec, Arivaldo Corrêa Mattos, apresentou dados relativos à economia da cidade e também relembrou como o Conselho surgiu. “Barra Mansa já experimentou prosperidade econômica nos ciclos do café e do leite. Mas há algumas décadas, nossa cidade vem sofrendo com a falta de políticas públicas que incentivem o crescimento tanto econômico como o social. Foi com o objetivo de ajudar a mudar esse cenário que as entidades se uniram para formar o Codec”, destacou Arivaldo.

O senador afirmou ser um parlamentar republicano-municipalista, pois está atento aos problemas dos municípios. “Tenho visitado muitas cidades para ouvir a sociedade civil, os empresários e os trabalhadores e, assim, planejar ações que ajudem no crescimento”, disse Eduardo Lopes, parabenizando a iniciativa de criação do Codec. “É de suma importância o envolvimento da sociedade na elaboração das políticas públicas”.

O conselheiro Xisto Vieira, que representa a CDL BM, solicitou apoio do senador ao projeto de lei da senadora Ana Amélia Lemos, que dá aos municípios autonomia para determinar a largura da Área de Preservação Permanente (APP) no entorno de cursos d’água em espaços urbanos. “A aprovação desse projeto garante o respeito aos planos diretores dos municípios. Cada cidade tem sua particularidade e deve determinar qual o tamanho da faixa de proteção”, comentou Xisto.

Outra solicitação feita ao senador foi seu apoio para a realização da obra de acesso à Zona Especial de Negócios (ZEN) e ao Parque Tecnológico do Sul Fluminense, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Segundo Eduardo Lopes, o governo federal já empenhou cerca de R$ 25 milhões para emendas parlamentares de autoria da bancada do estado do Rio no Senado. “Esses recursos serão empregados para atender às cidades na questão da geração de emprego e renda para toda a população”, afirmou o Senador.

O conselheiro Vitor Walker, que representa a OBM BM no Conselho, comentou sobre a saída da delegacia da Receita Estadual da cidade, no ano passado, e agora da Advocacia Geral da União (AGU). “Nossa cidade tem perdido representatividade com a saída de diversas instituições federais e estaduais. Não podemos mais aceitar situações como essa. Barra Mansa não pode ser preterida e precisamos de apoio para evitar mais situações como essa”, disse.


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document