ÔĽŅ Lei com emenda que pro√≠be dupla fun√ß√£o nos √īnibus √© sancionada - Di√°rio do Vale
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Pol√≠tica / Lei com emenda que pro√≠be dupla fun√ß√£o nos √īnibus √© sancionada

Lei com emenda que pro√≠be dupla fun√ß√£o nos √īnibus √© sancionada

Matéria publicada em 14 de janeiro de 2018, 18:29 horas

 


Volta Redonda

O vereador pastor Washington Uch√īa (PRB) conseguiu aprovar uma emenda √† lei que regulamenta o transporte coletivo em Volta Redonda, que pro√≠be a dupla fun√ß√£o dos motoristas de √īnibus de Volta Redonda.
Na √ļltima semana foi sancionada a Lei Municipal 5.448, que estabelece san√ß√Ķes e multas aplic√°veis em decorr√™ncia das infra√ß√Ķes cometidas por aqueles que explorem o transporte coletivo no munic√≠pio.
Na lei, consta uma emenda do vereador, pela qual o motorista de √īnibus fica proibido, al√©m de sua fun√ß√£o de dirigir, de realizar venda e/ou controle dos bilhetes tarif√°rios, no interior dos mesmos, caracterizando dupla fun√ß√£o.
– Fiquei muito feliz com a san√ß√£o da lei. Minha emenda tem como objetivo primar pela seguran√ßa dos usu√°rios do transporte coletivo do munic√≠pio de Volta Redonda, buscando amenizar situa√ß√Ķes de risco pelas quais as pessoas s√£o submetidas, diariamente, com esta pr√°tica de o motorista cobrar e dirigir, simultaneamente ‚Äď diz o vereador.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, José Gama, o Zequinha, esse foi mais um ganho para a categoria.
– Vamos acompanhar o desenrolar desse assunto e cobrar solu√ß√Ķes. Esse foi um grande passo, agora, temos que cobrar ‚Äď disse.
Segundo Washington, o tema dupla função segue no Ministério do Trabalho.
– Eu e o governo fizemos nossa parte. Agora, vamos aguardar a decis√£o da Justi√ßa, mas, qualquer que seja ela, vamos continuar lutando pela categoria ‚Äď garantiu.

Idoso

Outra emenda do vereador que faz parte da Lei Municipal 5.448 é sobre a questão de transporte de idoso. A partir de agora, será falta gravíssima recusar passageiro idoso ou com mobilidade reduzida, mesmo não estando de posse do cartão do idoso, sendo aceito qualquer outro documento de identidade com foto.
– Isso √© um absurdo com nossos idosos. √Č direito deles ter acesso ao transporte coletivo de forma gratuita ‚Äď afirmou Washington.

38 coment√°rios

  1. jose claudio de andrade

    os √īnibus da via√ß√£o sul fluminense vivem quebrando soltando rodas no meio da rua,por falta de manuten√ß√£o e fiscaliza√ß√£o da prefeitura,imagina o motorista tendo que dirigir esses √īnibus sem manuten√ß√£o e ao mesmo tempo atuando como cobrador,vai ter muitos acidentes esses que a fiscaliza√ß√£o n√£o v√™ por falta de pessoal ou por outros motivos que n√£o mostram, ou obscuros.

  2. Todos que são a favor me digam sua profissão(se e que tem uma ) e eu vou propor um jeito de acabar com ela vamos ver se vocês serão a favor ,kkkkkk

    • Pois √©, acho mais engra√ßado s√£o os discursos, de alguns, cheios de arrog√Ęncia e uma soberba como se fossem donos da verdade absoluta. Diiscursos razos, c uma boa dose de raiva e transparecendo uma grande frustra√ß√£o, talvez, na vida profissional.
      Parecem aquela vizinha mal amada, q n√£o consegui casar, e quando sabe de algum matrim√īnio, come√ßa esbravejar contra o casamento…….

    • Gil voc√™ √© um recalcado. Fa√ßo uma aposta que conhe√ßo mais pa√≠ses do que voc√™, sua fam√≠lia e seus vizinhos. Afirmo que estamos engatinhando em pol√≠tica de mobilidade urbana. Temos muito que aprender com a experi√™ncia internacional e adaptar a nossa realidade.

    • T√°, finjo q acredito……….

  3. Entendam que quanto mais o governo tenta se meter na vida dos outros, pior fica. Em S√£o Paulo criaram um monte de regulamenta√ß√Ķes para o Uber operar, o carro n√£o pode ter mais de 5 anos de uso, a placa tem que ser de S√£o Paulo (o que impede o cidad√£o de alugar um carro, algo muito comum no Uber) e etc. Quem ser√° que √© mais apto a qualificar um bom servi√ßo? O consumidor, a empresa ou um burocrata de tr√°s de sua mesa com uma caneta na m√£o e poderes para decidir sobre sua vida?

    Estava vendo nos coment√°rios abaixo (principalmente em resposta ao que comentei antes), pessoas levando para o lado da divis√£o de classes, um falou “pobre contra pobre”, outro falou de “empregado x patr√£o”, isso demonstra o qu√£o atrasados estamos em rela√ß√£o ao mundo globalizado e o quanto n√£o entenderam nada do que eu comentei. Voc√™s acham normal o estado criar um monop√≥lio para empresa x ou y operar naquele percurso ou no outro? Ou acham que estado deveria apenas fiscalizar e liberar a concorr√™ncia para vans e demais empresas poderem fazer as mesmas linhas? E quanto aos aplicativos de carona, acham que √© justo o estado decidir como deve operar o servi√ßo na inten√ß√£o de “proteger o consumidor”? Um dos grandes males da pol√≠tica local s√£o as empresas de √īnibus que bancam campanhas, e o resto nem preciso dizer, todo mundo j√° sabe…

    E sobre compara√ß√£o entre pa√≠ses, porque n√£o fazer? Singapura era um imenso favel√£o a c√©u aberto at√© meio s√©culo atr√°s, Hong Kong o mesmo… E o que dizer do Chile? E Nova Zel√Ęndia? E Cor√©ia do Sul? Todos pa√≠ses que obtiveram um enorme avan√ßo em pouco tempo. E, tamb√©m temos a Venezuela, que era o mais rico na d√©cada de 90 e hoje…. Comparem as pol√≠ticas ao longo da hist√≥ria desses pa√≠ses que citei e reflitam.

    • Paulo Elias concordo com voc√™. Precisamos olhar as experi√™ncias internacionais, principalmente dos pa√≠ses de primeiro mundo pois j√° superaram a d√©cadas esse problema banal que estamos vivenciando de cobrador em coletivo. √Č evidente que n√£o podemos querer copiar mas podemos adaptar as experi√™ncias de sucesso a nossa realidade. Buenos Aires faz concess√£o por linha com isso uma empresa pequena j√° pode participar, em alguns munic√≠pios americanos √© poss√≠vel embarcar com a bicicleta, Toronto existe um passe di√°rio, semanal, mensal, outros munic√≠pios na europa o motorista apenas aceita o dinheiro contado e se tiver mais n√£o da troco…engatinhamos com nosso modelo de opera√ß√£o do transporte p√ļblico.

    • Vcs s√£o pandegos. Mal conhecem, in loco, o Perequ√™, qui√ß√° Nova Zel√Ęndia, Singapura, Hong Kong. Est√£o iguais uma can√ß√£o do grupo Kid Abelha que diz : ‘ conhe√ßo quase o mundo inteiro em cart√£o postal ‘, No caso em tela, pelo Google e o indefect√≠vel c√≥pia e cola.
      √Č pobre contra pobre, √© p√© descal√ßo contra p√© descal√ßo, dissertam com uma arrog√Ęncia, uma soberba, t√£o atroz, que parecem pertencerem a classe dominante quando na verdade est√£o expostos as mesmas mazelas a q est√£o passando os profissionais dos transportes.

    • Gil, primeiramente, como sabe que n√£o visitei pelo menos um dos pa√≠ses citados? Outra, sabia que posso conhecer, por exemplo, mais de Singapura do que do Pereque (apenas de tr√°s da tela de meu computador)?

      E √© justamente por eu ser um “p√© descal√ßo”, pobre ou o adjetivo que queira me imputar, √© que luto contra essas injusti√ßas. √Č por isso que luto contra o corporativismo (ou o capitalismo de compadres), luto contra a enorme burocracia e os altos impostos que s√≥ permitem grandes empresas e quem tem muito capital operar, luto contra benesses ou privil√©gios concedidos √† X ou Y (em forma de subs√≠dios, desonera√ß√Ķes, etc.), luto contra monop√≥lios que s√≥ tornam a vida dos consumidores e quem quer empreender mais dif√≠cil, luto contra o excesso de regulamenta√ß√Ķes, luto contra um estado inchado e ineficaz, luto contra estatais que s√≥ d√£o preju√≠zos (al√©m de ineficazes)…

      Ser√° que voc√™ ainda n√£o entendeu que eu somente protejo os mais pobres e os verdadeiros trabalhadores? Voc√™ ainda n√£o enxergou que em nosso pa√≠s h√° uma casta, uma elite que tem poderes (ou na caneta do burocrata ou no capital das grandes corpora√ß√Ķes) que buscam apenas se beneficiar de todas as formas? O grande empres√°rio esperando por alguma benesse do Estado (seja em empr√©stimo do BNDES, ou em incentivos, desonera√ß√Ķes…) e a classe pol√≠tica de olho no capital desses empres√°rios para poder ganhar/se manter no poder.

      Resumindo, o cidad√£o comum √© quem paga a conta de TODA essa farra. A√≠ vem voc√™ e me escreve um monte de bobagens, me chama de arrogante (onde fui arrogante?) e n√£o prop√Ķe NADA!

  4. Pois aqui no Brasil os empresários acham que liberdade de empreender é igual a praticar capitalismo selvagem. No caso em questão querem demitir trocadores para reduzir custo, mas não querem investir na modernização para facilitar os passageiros na aquisição de cartão vale transporte. E muito menos reduzir o valor da passagem com a economia que estão fazendo.

  5. Acho ris√≠vel certos coment√°rios, falando q no exterior √© assim, l√° fora √© assado. Muitos n√£o conhecem al√©m do Perequ√™, no m√°ximo Porto Seguro e regi√£o dos lagos. √Č por isso q estamos nessa merd….. , povo q n√£o tem uni√£o, √© pobre contra pobre, p√© descal√ßo contra p√© descal√ßo. Lembrem-se: o que aconteceu com eles pode acontecer c todos, pois n√£o fazem parte da oligarquia.a qual simpatizam.

  6. Acabei de ir em um √īnibus da Cidade do A√ßo linha Vista Alegre x Volta Redonda e o motorista fazendo a fun√ß√£o de cobrador. T√° faltando fiscaliza√ß√£o!

  7. Como sempre, esse √© o tipo de lei que ao se ver superficialmente parece ser t√£o boa e cheia de compaix√£o com o pr√≥ximo. Mas na verdade √© apenas mais uma regulamenta√ß√£o que estrangula o livre mercado, n√£o a toa estamos entre os pa√≠ses com mais regulamenta√ß√Ķes, burocracia e menor liberdade de empreender.

    Em outros pa√≠ses desenvolvidos n√£o existem cobradores de √īnibus e nem frentistas e nem por isso faltam trabalho, aqui essas ocupa√ß√Ķes s√£o obrigat√≥rias.

    Pra come√ßar, toda essa regulamenta√ß√£o que cria uma reserva de mercado para os transportes p√ļblicos nem eram para existir.

    • Vc est√° desperdi√ßando seu talento. Vc poderia estar no Zorra Total, na Pra√ßa √© Nossa ou nos Trapalh√Ķes, caso o mesmo estivesse ainda no ar.

    • Parece o pe√£o da fazenda, que s√≥ porque da banho no alaz√£o do patr√£o e tem a chave da cozinha, j√° pensa q faz parte da fam√≠lia, tratando seus iguais como subalternos, mesmo sabendo n√£o √© mais nada al√©m de pe√£o.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      V√° ver se nesses pa√≠ses os passageiros pagam com dinheiro na m√£o do condutor…

      Vai contar a hist√≥ria, tem que contar tamb√©m os pormenores, afinal eles fazem a diferen√ßa… Ou se pro√≠be dinheiro dentro dos √īnibus ou deixa o cobrador l√°, nem que seja de enfeite!!!…

    • Paulo Elias,vamos ver se vai falar isso quando sofrer um acidente pois o motorista estava distra√≠do dando o troco, ou estiver dentro de um √īnibus que demora 10 minutos a mais pois o motorista tem que receber o dinheiro , liberar a catraca ,dar troco e tomar conta da porta de tr√°s, ou voc√™ ou seus parentes forem motoristas e tiverem que trabalhar dobrado e receber a mesma coisa .

  8. √Č simples basta fazer como em muitas cidades no exterior. Quer pagar com cart√£o eletr√īnico √© um pre√ßo. Quer utilizar dinheiro paga 20-30% a mais e usa o termo desconto de conveni√™ncia para quem usar o cart√£o. Assim rapidinho todo mundo migra para o cart√£o e a eventual grana extra poderia ser repartida entre os funcion√°rios da empresa de √īnibus.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      √Č uma boa id√©ia!…

    • Realista “grana extra poderia ser repartida entre os funcion√°rios da empresa de √īnibus.” QUE MUNDO VC VIVE??? ESCOLHEU MAL SEU NICK ,KKKKK.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      “Minha opini√£o – 16 de janeiro de 2018 em 16:50”

      Basta usar uma regra de tr√™s simples, matem√°tica de 4¬™ s√©rie, sem falar nos balancetes mais complicados que as empresas costumam fazer…. Os riscos de malversa√ß√£o seriam menores, pois obviamente circularia menos dinheiro…

    • Smilodon Tacinus – O Emir Cicutiano

      Bom dia , n√£o estou dizendo que n√£o aumentaria a margem de lucro, estou “AFIRMANDO” que esse dinheiro jamais seria repartido entre os funcion√°rios da empresa de √īnibus.

  9. O esperto Sindpass quer levar vantagem em tudo. Recebe adiantado, quer economizar com o trocador do √īnibus e s√≥ matem um local de atendimento para recarregar o cart√£o. E com muita burocracia. Viajante que desembarcar na rodovi√°ria vai ter que caminhar at√© a Vila Sta. Cec√≠lia para conseguir um cart√£o? E sai na hora? Eu que s√≥ utilizo o transporte coletivo uma vez por semana, se der problema no cart√£o vou ter que atravessar a cidade a p√© para ir at√© l√°. Pelo menos o Centro e os bairros mais populosos teriam que ter um posto de atendimento desse Sindpass.

  10. Dinheiro em espécie é passado
    Que sejam criados pontos de venda de bilhetes nos principais centros e bairros populosos…para venda, evitando assim o tr√Ęmite de recursos nos √īnibus..evitando roubos nos coletivos.
    e com isso até mesmo a redução da tarifa..
    Cobrador √© uma fun√ß√£o obsoleta…

  11. Lei bem intencionada, porém totalmente inconstitucional.

    Município não pode legislar sobre Trabalho. Isso é de competência exclusiva da União.

    Art 22, I da CF / 88

    Ser√° derrubada pelo Sindpass no TJRJ.

    • Pois √©!
      E já existe uma observação na CLT referente a isso.
      N√£o existe possibilidade de acumulo de fun√ß√Ķes insalubres.
      Havendo a dupla função o empregado tem direito aos dois salários.
      Todo mundo tem que entrar na justi√ßa j√° e ferrar os magnatas dos √īnibus.
      Pegue as c√Ęmeras como prova da dupla fun√ß√£o.
      Isso vai dar a maior merda, mas oa funcion√°rios tem de agir. Uma dupla fun√ß√£o insalubre com reflexo na seguran√ßa p√ļblica.
      Um bom advogado vai ficar rico dançando as cuecas dos senhores de engenho kkkk

  12. Parabéns Granato! Não me arrependo de ter votado em você.

  13. Há tanta tecnologia digital de pagamento e as empresas insistem nessa coisa arcaica de recebimento em dinheiro e trocador. Pode-se usar cartão recarregável, cartão de crédito/débito ou até mesmo o celular agilizando o embarque.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Existe o cart√£o recarreg√°vel (Expresso e Super Expresso). Basta ir no posto do Sindpass no Pontual Shopping e pegar. O Super Expresso √© entregue na hora, n√£o precisa levar documentos para fazer cadastro, j√° que n√£o tem vincula√ß√£o com o usu√°rio. √Č tipo cart√£o telef√īnico… O problema √© que isso n√£o √© divulgado como deveria, fora que o brasileiro √© acomodado. Ele s√≥ comprar√° o cart√£o se perceber alguma vantagem (financeira) ou se sentir obrigado…

    • Cidad√£o, j√° existe o cart√£o recarreg√°vel! Tirando os empregados que tem o benef√≠cio do vale onde o cart√£o √© recarregado pelo empregador, para os usu√°rios de transporte p√ļblico s√≥ √© poss√≠vel efetuar recarga no posto do Sindpass na Vila num hor√°rio de funcionamento invi√°vel para a maioria. Deveriam fazer postos de recarga em pontos estrat√©gicos.

  14. Excelente. Cabe a população fazer as denuncias caso nao seja cumprido.

    outra coisa, onde esta a GM fiscalizando os motoristas AO CELULAR???

  15. sera que a elite vai cumprir vila americana 240 mc pra o cajueuro 100 jp alta 105 dom bosco 220 208 aterrado 150 todas sem cobrador

  16. O título está escrito errado. Que falta de atenção, parece que as notícias aqui são digitadas no celular enquanto o sujeito está batendo papo com os amigos.

    “Lei com emenda que pro√≠be dupla nos √īnibus fun√ß√£o √© sancionada”

    Dupla fun√ß√£o nos √īnibus, e assim que se escreve.

  17. Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

    Enquanto n√£o for obrigat√≥rio o uso do cart√£o validador nos √īnibus, n√£o se justifica manter a dupla fun√ß√£o… √Ä exce√ß√£o dos idosos, estudantes e um ou outro usu√°rio de vale-transporte, o p√ļblico em geral paga sua passagem com dinheiro, gerando atrasos nas viagens…

    • Para ser obrigat√≥rio o uso do cart√£o de transporte teria que ter em todos os pontos de √īnibus um local para recarga, aqui em Volta Redonda s√≥ tem um local para recarga tornando isso totalmente inv√°lido.

    • Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano

      Ter um posto s√≥ atrapalha mas n√£o justifica a n√£o ado√ß√£o dessa medida, at√© porque o sujeito s√≥ ir√° uma ou duas vezes no posto por m√™s, que funciona at√© √†s 18:30h em dias √ļteis, fora que n√£o costumam se formar grandes filas ali…

      Instalar v√°rios postos de atendimento pela cidade geraria um custo operacional que teria que ser repassado aos usu√°rios, provavelmente at√© maior que o de ter cobrador nos √īnibus…

    • Smilodon Tacinus – O Emir Cicutiano O POSTO SO FUNCIONA ATE A 4:00 DA TARDE.

Untitled Document