Manifestantes cobram voto vista de Gilmar Mendes ao financiamento de campanhas

by Diário do Vale

Pequeno grupo de manifestantes fez hoje (8) um protesto bem humorado contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que há um ano atrasa o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) sobre financiamento privado de campanhas eleitorais. As informações são da Agência Brasil.

Os manifestantes depositaram grande bolo em frente ao Supremo e simularam o aniversário do pedido de vista do ministro Gilmar Mendes, dia 2 de abril do ano passado, de uma matéria que já recebera seis votos contrários da Corte. Já era, portanto, matéria vencida, uma vez que o STF tem, no momento, apenas dez ministros. A vaga do ex-ministro Joaquim Barbosa continua em aberto.

Segundo um dos organizadores da manifestação, Michael Freitas, o bolo era para lembrar que o ministro “deu um bolo na democracia”, ao atrasar a mudança da regra atual, que permite às empresas doar até 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição aos candidatos que apoia.

Michael argumenta que o pedido de vista “é sempre uma obstrução porque, no Supremo, não existe poder de veto. É ainda mais grave porque a maioria, 6 ministros, já disseram que essa é a interpretação da Constituição, que não aceita doação de empresas a políticos”.

O movimento foi feito por meio da plataforma digital Avaaz.org, que organiza e mobiliza campanhas em torno de temas de interesse da sociedade. Atores foram convidados a participar do ato, e encenaram uma festa de aniversário enquanto o bolo era cortado. Eles se vestiam de paletó e gravata, numa alusão ao traje típico dos políticos, e tinham os bolsos cheios de notas falsas de 100 reais.

“A função do artista é tentar mudar a realidade por meio de uma brincadeira séria, como esta que estamos fazendo aqui hoje. É uma obrigação séria”, disse Marcelo de Bittencourt, ator de Brasília, de 41 anos.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996