domingo, 22 de abril de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Nelson Gonçalves faz caminhada na Beira Rio para lembrar o Dia Mundial da Água

Nelson Gonçalves faz caminhada na Beira Rio para lembrar o Dia Mundial da Água

Matéria publicada em 22 de março de 2018, 12:38 horas

 


Volta Redonda – O Dia Estadual em Defesa do Rio Paraíba do Sul, comemorado nesta quinta-feira (22) conforme lei de autoria do deputado estadual Nelson Gonçalves (PSD), foi lembrado pelo parlamentar em caminhada pela Avenida Beira Rio. Em diversos trechos foram colocadas faixas ressaltando a importância das águas do rio para a cidade e, principalmente, para o Estado.

O parlamentar distribuiu folhetos informativos, convidando a população a criar hábitos que possam minimizar a degradação das águas desse rio, evitar o desperdício de água, além de lembrar que a data de hoje, também se comemora o Dia Mundial da Água, cujo tema vem sendo discutido, no decorrer da semana, em diversas localidades.

Para Nelson Gonçalves, investir em sistemas de tratamento de esgoto se torna um dos itens imprescindíveis para a recuperação e preservação das águas do Rio Paraíba do Sul. O parlamentar lembrou que os municípios precisam se dedicar cada vez mais na implementação desses projetos, evitando que o esgoto doméstico seja jogado “in natura” no rio. Dados recentes revelam que, diariamente, pelo menos 1 bilhão de litro de esgoto, sem tratamento, vindo de residências, é jogado no rio.

– Existem alternativas simples e medidas a serem adotadas a curto prazo que podem salvar o nosso Paraíba, mas para isso, é preciso a união de forças entre população e poder público, no sentido de entendermos, não somente a importância da água desse rio para a nossa vida, mas também para os problemas climáticos que o mundo vem enfrentando – ressaltou o deputado.

Nelson Gonçalves conversa com moradora sobre importância de ações para evitar desperdício de água (foto: Assessoria Comunicação)

Nelson Gonçalves conversa com moradora sobre importância de ações para evitar desperdício de água (foto: Assessoria Comunicação)

Nelson Gonçalves lembrou que uma das ações práticas adotadas durante o seu mandato foi a busca por recursos, liberados para a conclusão das obras de construção da ETA-Vila (Estação de Tratamento de Esgoto), da Vila Santa Cecília. Esta obra é um dos passos para garantir melhorias na qualidade da água, uma vez que boa parte do esgoto produzido pela cidade, deixa de ser jogado “in natura” no Rio Paraíba do Sul.

– Este é um pequeno passo que se for adotado pelas nossas cidades estaremos protegendo o nosso rio e melhorando a nossa qualidade de vida – disse o deputado, lembrando que os municípios precisam ainda investir na preservação das matas às margens dos rios, nas matas nos entornos das cidades, e das nascentes, garantindo a vida do rio e de seus afluentes. “O olhar que precisamos ter é para o futuro e esse futuro exige que a gente cuide das nossas matas, das nascentes, dos afluentes, garantindo água para a nossa população e evitando tragédias com cheias do rio em períodos de chuvas, por exemplo”, sintetizou o deputado.

Abastecimento

– O Rio Paraíba do Sul abastece três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São 184 municípios que se beneficiam das águas desse rio, cuja extensão chega a 1.150 Km. O desmatamento, o esgoto in natura, a extração abusiva de areia, a ocupação desordenada, erosões, estão entre outros fatores, entre os itens que reduzem significativamente o tempo de vida desse rio.

11 comentários

  1. . Este pode sair nas ruas, parabéns Deputado Nelson Gonçalves sempre trabalhando por nossa região.

  2. Refresquem minha memória. Ano passado tbm nesse dia foi dia da água certo. Então porque o excelentíssimo não fez caminhada? Será que é porque esse ano têm eleição?

  3. Não importa, direita ou esquerda, brasileiros sempre estarão tomando no centro!

  4. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Na verdade , todos que votam nesse país são enganados e passar ser trouxa…

  5. Que emocionante, dá até vontade de chorar…….

  6. Esse aí é o que só se vê de 4 em 4 anos. Aí tem trouxas que vão votar nele de novo. São os mesmos que vão reclamar depois.

    • Pois é pq não faz isso tudo durante o mandato, pq não traz recursos para recuperar as margens do Rio. Não adianta se ainda mantem favelas a beira do Rio jogando merda e produto quimico a toda hora… Falsa ilusao.. Politicos só sabem vender ilusão..

  7. Que bom que o deputado foi a Avenida Beira Rio em Volta Redonda. Lá ele pode ver o descaso do poder público com relação a pista de ciclistas e de pedestres. São desniveis por todos os lados no piso, fazamento de água de trailes, falta de calçada, mato invadindo as pistas, árvores caindo galhos sobre as pessoas, a iluminação extremamente precária, oque antes marcava as quilometragens hoje nem existe mais, etc etc. Isso demonstra que o Sr. prefeito abandonou a Beira Rio. O Sr. Prefeito tambem deveria dar uma passadinha em toda a extensão da beira rio.

  8. Antonio Carlos Peludo

    Que Ridiculo; o que faz a politica sobre o homem, beja criança com ranho, aperta mão de pedinte coisa que em mandato eletivo jamais o faria. William Shakespeare ja escrevia ( Os homens deviam ser o que parecem ou, pelo menos, não parecerem o que não são.)

Untitled Document