Pezão inaugura ‘Estrada do Santuário’ no noroeste fluminense

Por Paulo Moreira
Melhor: Além de ser asfaltada, estrada ficou mais larga

Melhor: Além de ser asfaltada, estrada ficou mais larga

Bom Jesus do Itabapoana –  O governador Luiz Fernando Pezão inaugurou, nesta segunda-feira (12), a estrada municipal Padre José Paulo Vieira (BI-17), conhecida como “Estrada do Santuário”. A intervenção executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) em Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste Fluminense, interliga Calheiros (2º distrito) à localidade conhecida como Aparecidinha e ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida, que recebe mais de dois mil peregrinos, todos os anos, nesta data.

Além de incrementar o circuito turístico religioso da região, a obra favorece o escoamento da produção local de café, leite e hortaliças. Foram investidos R$ 2,8 milhões.

Após caminhar pela nova estrada e assistir missa em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Pezão conversou com fiéis.

— É um prazer retornar aqui entregando esta obra. Hoje é um dia de sol muito diferente daquele quando visitei esta localidade. Lembro que chovia muito e havia carros derrapando nesta subida. É muito bom voltar e ver como esta estrada ficou bonita. Queremos começar imediatamente o asfaltamento até Arraial Novo — afirmou o governador.

O trecho recuperado, de quatro quilômetros, recebeu alargamento, passando a ter 8,20 metros (4,10 metros cada pista). Cerca de 100 funcionários atuaram na obra.

— Este acesso, em dias de chuva, só era possível através de veículos com tração integral. O asfaltamento trouxe mais qualidade de vida para a população — explicou a engenheira e diretora do DER-RJ no município, Maria de Fátima Santos.

A “Estrada do Santuário” integra o circuito turístico religioso da região, que atrai, somente no mês de outubro, aproximadamente quatro mil pessoas. O passeio inclui, ainda, a visita a 14 fazendas. Os turistas podem comprar artesanato e produtos caseiros orgânicos como pó de café, frutas, queijos e doces.

 

Devotos comemoraram entrega de trecho da via

 

Para o operador José Renato Escudine, de 29 anos, que visitou o santuário com a mulher e os dois filhos, a estrada pavimentada torna o acesso ao local religioso mais rápido e seguro.

— Já estava na hora de termos esta obra. Estamos muito satisfeitos com o resultado — disse José.

Devoto da santa, Sócrates Velasco, de 33 anos, compareceu pela terceira vez ao santuário. Ele percorreu a pé 72 quilômetros em procissão para agradecer os pedidos obtidos.

— A diferença é enorme. Antes era lama, terra. Nos últimos três anos, o número de fiéis aumentou consideravelmente — disse o mecânico.

VOCÊ PODE GOSTAR

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996