Prefeito propõe parcerias com setor agropecuário para recuperar estradas de Quatis

by Diário do Vale

Quatis –  O prefeito Bruno de Souza (PMDB) se reuniu recentemente com o presidente da Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa, Cláudio Martini Meirelles. Durante o encontro, realizado na sede da entidade, e que também contou com a presença do supervisor técnico da cooperativa, Ralph Barcellos, Bruno iniciou conversações visando à formalização de parcerias entre a prefeitura e a entidade pela manutenção das estradas rurais de Quatis.

Só no ano passado, a cooperativa de Barra Mansa recebeu aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite produzidos pelos produtores de Quatis, o que representou uma média mensal de aproximadamente 185 mil litros. A cidade de Quatis tem cerca de 200 produtores rurais cadastrados e a produção diária de leite no Município está hoje na casa dos 22 mil litros. Já a extensão total das estradas rurais do Município é de aproximadamente 350 quilômetros.

Uma das ações conjuntas propostas pelo prefeito de Quatis é o apoio da Cooperativa de Barra Mansa na doação de peças e pneus usados nas máquinas e caminhões empregados toda semana, durante o trabalho de conservação das estradas, principalmente nos serviços de patrolamento e colocação de escória, além de transporte do material usado na manutenção destas vias e na remoção de lixo e entulho.

Segundo Bruno, esta possível parceria vem sendo analisada em razão da burocracia dentro da máquina pública, na tramitação dos processos administrativos voltados à aquisição de materiais de consumo.

– Normalmente, quando todos os procedimentos acontecem a contento, um processo administrativo desta natureza pode levar até quatro meses para ser concluído, a partir da abertura. Mas na prática as estradas não podem esperar esse tempo todo. Afinal, elas precisam ter condições de tráfego para o escoamento da produção agropecuária, a circulação dos veículos do sistema de transporte escolar e o próprio deslocamento dos moradores à zona urbana da cidade – disse o prefeito.

Bruno acredita que a formalização de parcerias neste sentido vai agilizar a realização de reparos nas máquinas, cujas peças quebram e os pneus estouram com muita frequência, obrigando muitas das vezes a prefeitura a interromper temporariamente a realização do serviço até que o conserto do equipamento seja providenciado.

A paralisação se torna ainda mais longa quando o conserto depende da conclusão do processo de compra da peça danificada. Na semana passada, por exemplo, a recuperação da estrada São Joaquim (Quatis) – Amparo (Barra Mansa) precisou ser interrompida porque um dos pneus da máquina patrol usada no serviço furou.

PMQ-137 (FOTO 1 - DIVULGAÇÃO)

Positivo

Os dirigentes da Cooperativa Agropecuária do Município de Barra Mansa sinalizaram positivamente ao pedido de apoio da Prefeitura de Quatis, motivo pelo qual as conversações visando a concretização da parceria continuarão sendo feitas, principalmente no que diz respeito à formatação jurídica desta ação conjunta. O prefeito de Quatis ressaltou ainda o compromisso demonstrado pela Cooperativa de Barra Mansa a favor dos produtores rurais do Município, “daí a confiança de que a parceria proposta será formalizada”.

– O nosso governo não vai deixar de abrir processos para compra dos materiais necessários ao funcionamento das máquinas e caminhões. Só que, se a nossa proposta de parceria for concretizada, teremos um caminho alternativo para acelerar os reparos nos equipamentos. A Cooperativa Agropecuária de Barra Mansa sempre foi uma aliada importante do Município de Quatis na busca de soluções para os problemas enfrentados pelo segmento agropecuário, ao contrário de outras empresas e entidades, que usam as estradas rurais do Município, mas não demonstram nenhuma vontade de nos ajudar na recuperação destas mesmas estradas – declarou.

Lideranças rurais aprovam proposta de parceria

O trabalho realizado pela administração do prefeito Bruno de Souza (PMDB) visando à conservação e à manutenção das estradas rurais foi destacado recentemente por dois dirigentes da Cooperativa Agropecuária do Município de Barra Mansa. O presidente e o supervisor técnico da cooperativa, Cláudio Martini Meirelles e Ralph Barcellos, respectivamente, ressaltaram o esforço do prefeito no sentido de manter as condições de tráfego nas estradas utilizadas para o escoamento da produção agropecuária.

Para o presidente da entidade, Cláudio Meirelles, “o comprometimento do prefeito Bruno de Souza com o homem do campo vem fazendo com que as estradas rurais estejam entre as mais conservadas da região”. Ainda no seu entendimento, “toda e qualquer parceria entre a Cooperativa de Barra Mansa e a Prefeitura de Quatis deve ser estimulada, uma vez que a cooperação entre as duas instituições vai melhorar ainda mais as ações de assistência à produção leiteira”.

Já o supervisor técnico da mesma cooperativa, Ralph Barcellos, afirma que “os produtores de Quatis têm sido ouvidos com muita atenção pelo prefeito Bruno de Souza, o que vem facilitando o atendimento dos anseios encaminhados pelo segmento rural”. Ele destaca o apoio importante da administração municipal durante o primeiro mandato de Bruno (2013-2016) na ampliação do número de tanques de refrigeração de leite. Atualmente, 13 tanques se encontram instalados nas regiões de São Joaquim, Falcão e Joaquim Leite.

You may also like

1 comment

Sueli da Costa 26 de junho de 2017, 14:53h - 14:53

Pelo interesse e preocupação com produtores rurais que tem vida nada fácil,Parabéns!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996