Prefeitura de Resende promove capacitação para Educação

by Diário do Vale
Profissionais receberam e passaram instruções e informações durante o evento

Profissionais receberam e passaram instruções e informações durante o evento


Resende – 
A prefeitura promoveu um curso de formação para gestores municipais, iniciado neste sábado (7), com o tema “Gestão Democrática Escolar: Desafios e Oportunidades”. Este é o tema do primeiro módulo do trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, e que tem como público alvo os diretores das 62 unidades escolares do município, além da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação, que tem carga de 60 horas, é semipresencial e terá duração de sete meses, ao final dos quais os gestores serão certificados. A abertura oficial do curso, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), foi realizada na manhã desta sábado, com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, da presidente do Instituto Educar, Alice Brandão e do superintendente pedagógico da Secretaria, professor Mário José Dias, além da equipe técnica da pasta.

Durante a cerimônia de abertura, os gestores das escolas e creches conheceram o Portal da Educação – plataforma na qual o curso ficará hospedado e onde eles poderão dar segmento aos conteúdos abordados nos encontros presenciais.

A secretária Rosa Frech lembrou que a realização do curso faz parte do Plano Municipal de Educação, documento elaborado com a participação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino e que tem como um de seus objetivos primordiais implantar a gestão democrática nas escolas.

– A grande maioria dos profissionais que está aqui hoje participou ativamente da elaboração do Plano Municipal de Educação, que reforça não só a necessidade de investirmos na capacitação continuada dos professores, como também na formação dos gestores. Tenho certeza de que este curso, que chama a atenção para a importância de implantarmos uma gestão democrática nas escolas, vai se refletir nos nossos alunos, na sua vida e na sua aprendizagem – disse.

Já o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que lembrou os investimentos feitos na educação nos últimos meses, como a reforma de escolas e o pagamento aos professores de benefícios que estavam suspensos há cinco anos, destacou o fato de a capacitação estar sendo realizada com profissionais da própria rede, sem a necessidade de contratação externa.

– É um orgulho para nós podermos realizar um curso como este com a prata da casa, que tem competência para isso, além de conhecer com muito mais profundidade a realidade da nossa cidade e da nossa Rede Municipal de Ensino – disse o prefeito, lembrando que na próxima terça-feira, dia 10, a Prefeitura entrega mais uma escola revitalizada, a Pré-Escolar Bairro Alambari.

Dividido em três módulos, a formação, que está sendo ministrada pelo professor Mário José Dias, abordará, além da “Gestão Democrática: Desafios e Oportunidades”, os temas “Gestão Escolar em Rede: Ensino Focado em Resultados” e “Gestão Escolar e o Plano Municipal de Educação: Indicadores e Resultados do Plano de Ação”.

Portal da Educação

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Resende, sem custos adicionais com contratação de empresa especializada, o Portal da Educação (educação.resende.rj.gov.br) pode ser acessado de notebooks, tablets e smartphones, e traz conteúdos como notícias e vídeos, voltados para a divulgação das ações da educação nas escolas, além de salas virtuais onde os professores poderão trocar experiências e participar de cursos e capacitações.

Futuramente, o portal também trará a frequência e notas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, informações que poderão ser consultadas pelos pais, que terão mais uma ferramenta à sua disposição para acompanhar a vida e o desempenho escolar de seus filhos.

You may also like

4 comments

Wagner Lamounier 9 de abril de 2018, 17:40h - 17:40

O senhor poderia nos apontar em qual lugar da reportagem há menção de que, ao final deste curso, os presentes saem com diploma e formação em Administração Pública ?

Poderia por favor indicar onde consta que os alunos irão estudar Orçamento Governamental, Empreendedorismo e Capacidade Inovadora no Setor Público, Sistema Político Brasileiro, Dimensão Jurídica no Setor Público, Comportamento Organizacional, Processo Decisório, e mais outras aproximadamente 10 disciplinas que constam em *** ÓTIMOS / EXCELENTES *** cursos nesta área em instituições sérias e de ponta como a FGV ou Dom Cabral , num intervalo de 60 horas ?

Com o devido respeito, o amigo parece querer aparecer ( e já faz tempo ).

VAI VENDO 9 de abril de 2018, 21:24h - 21:24

Gestor Público se utiliza da política e tem a missão mais ampliada do que o Administrador Público, embora seja um Administrador Público. Já estão falando até em Gestor Político para diferenciar do Administrador Público, o que eu penso que estão querendo desvincular um cargo eletivo de quem realmente conhece a Administração Pública e assim nomear qualquer profissional inapto para a função. Na campanha eleitoral veremos muitos deles. Nem vou falar do mentiroso Samuca que depois descobrimos que é um Contador e professor da profissão.

Concordo que não tem na reportagem menção de diploma, mas tem a sua variação, qual seja: o certificado. E há outras passagens indicando o objetivo do curso que destaco abaixo:

1 – “A prefeitura promoveu um curso de formação para gestores municipais…”
14 – “A secretária Rosa Frech lembrou que a realização do curso faz parte do…”
6 – “…ao final dos quais os gestores serão certificados.”

Este foi e é o meu entendimento.

Agora é preciso cuidado pq os diretores podem achar que são mesmo Gestores Públicos e saírem candidato mentindo e enganando o povo. Ou então, os candidatos poderão procurar este curso para dizerem na campanha que tbm são Gestores Públicos.

Por via das dúvidas penso ser melhor trocar a palavra por outra a escolha.

VAI VENDO 9 de abril de 2018, 21:32h - 21:32

Sobre as disciplinas não existe Orçamento Governamental, desculpe! O que existe é Orçamento Público e dentro dele o Orçamento do governo que podemos chamar de PPA, LDO e LOA. Ultimamente o Orçamento Público está tendo mais a participação dos cidadãos.

Só para lembrar: só essa disciplina é de 60h proposta, fora as centenas de complementos de pesquisas que cada universidade promove.

Por aqui já dá para ver como será essa capacitação: a base de conceitos a lá jato. E nada a ver com Gestão Pública.

VAI VENDO 9 de abril de 2018, 00:04h - 00:04

Caramba! No curso superior de Gestão Pública é necessário 10 semestres de estudo da Administração Pública, e estão capacitando professores com apenas 60 horas? E ainda formando para “gestores municipais”? E ainda “gestores municipais” para escolas? Não é à toa que a educação está precária e decadente no Brasil.

Gente, a Administração Pública é muito importante na vida dos cidadãos e cidadãs e mais ainda para um país, uma nação. Mais seriedade com a coisa pública, por favor!

VAI VENDO aí o que dá votar em candidatos que NÃO CONHECEM a Administração Pública e NÃO ENTENDEM de Gestão Pública.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996