sábado, 25 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Prefeitura reestrutura VR Previdência

Prefeitura reestrutura VR Previdência

Matéria publicada em 13 de setembro de 2017, 22:16 horas

 


Fundo se tornará autarquia a partir de setembro do ano que vem e terá mais autonomia

Samuca: ‘A criação desses conselhos é uma parte fundamental dessa nova fase do VR Previdência’

Samuca: ‘A criação desses conselhos é uma parte fundamental dessa nova fase do VR Previdência’

Volta Redonda – O Fundo de Assistência e Previdência Social dos Funcionários Públicos Municipais de Volta Redonda vai ser transformado em autarquia a partir de setembro do ano que vem. Atualmente, o fundo é ligado à secretaria municipal de Administração. A mudança vai garantir mais autonomia ao fundo.

Este ano, cerca de 140 aposentadorias e 29 pensões foram concedidas pelo Fundo de Assistência e Previdência Social dos Funcionários Públicos Municipais de Volta Redonda (VR Previdência). Ao todo, estão aposentadas pelo VR Previdência, 2. 611 pessoas, além de 561 pensionistas, que recebem por serem dependentes de titulares que morreram.

O VR Previdência é o órgão responsável pela concessão de benefícios previdenciários aos servidores municipais, efetivos e estatutários. Criado através da lei 4963/13, o fundo tem por objetivo garantir o pagamento dos benefícios aos seus segurados e dependentes.

— A principal vantagem do VR Previdência para o servidor é que ele consegue manter o mesmo salário da ativa quando se aposenta. Já as pessoas que se aposentam pelo INSS, recebem um piso ou um teto salarial, dependendo do valor da sua contribuição — exemplificou o secretário de Administração de Volta Redonda, Carlos Roberto Baia.

A coordenadora do VR Previdência, Adriana Faria Martins Beraldo, explicou que todos os funcionários estatutários têm direito a se aposentar pelo Fundo.

— Quando os funcionários entram para o quadro de estatutários da prefeitura, eles automaticamente começam a contribuir com o Fundo — contou a coordenadora.

Além do pagamento dos aposentados e pensionistas, o VR Previdência também é responsável pelo Comprev (Compensação Previdenciária). Em 2017 o VR Previdência já resgatou do INSS, R$12,7 milhões.

— Todo servidor que trabalhou no regime geral, depois foi servidor municipal e se aposentou pelo regime próprio, o Fundo resgata o valor que ele contribuiu para o INSS para efetuar a aposentadoria pelo VR Previdência — explicou o secretário, Carlos Roberto Baia.

Um dos pontos altos da reestruturação do VR Previdência é a criação dos conselhos Fiscal e Administrativo, que será presidido pelo secretário de Administração do município e o Comitê de Investimento. Desde 2015, o Fundo está sem esses conselhos.

— A criação desses conselhos é uma parte fundamental dessa nova fase do VR Previdência. Eles estão previstos em Lei e são essenciais para fiscalizar as ações do Fundo — disse o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva.

11 comentários

  1. Quero saber o que o prefeito tão bacana pretende fazer pelos funcionários da Corpore, que foram demitidos em agosto por perseguição política e estão sem receber seus direitos e salarios até hoje

  2. O Fundo de Aposentaria deve existir sim.
    Com administração própria, sempre respeitando e assegurando aos participantes um bom retorno dentro da regras de investimento ao qual está atrelado, onde irá funcionar independentemente da PMVR.
    Parabéns ao governo municipal.

  3. Parabéns ao prefeito que cada dia mais mostra ser um administrador sério e honesto! Quem viver verá! No meio dessa merda de país Samuca é um oásis!!

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      Concordo! o cidadão na sua eterna ignorância, ainda não se acostumou em ser ouvido, ser respeitado. Samuca é um gestor competente e honesto. Acredito e torço por Samuca. E que Deus o proteja.

  4. E as crianças até hoje nada de receber uniforme na escola.
    Pelomenos no João Paulo não, que por sua vez está uma vergonha.
    Professores ameaçando alunos de 9anos, turmas que estão sem estrutura pois é uma bagunça aquilo lá, a diretora sem moral nenhuma o ensinamento é péssimo.
    A secretaria de educação não toma posição quanto aos fatos, quando é que o prefeito vai fazer alguma coisa? João Paulo está jogada as traças.

    • PLATÃO, O FILÓSOFO

      Em um governo sério, todos podem criticar, enfim, discordar, e isso é respeito ao cidadão. Só que no passado, tudo era omitido, escondido; só se falava o que era favorável ao governo. Criticar, nunca, jamais… Hoje, não. Hoje qualquer um pode criticar, tem liberdade e expor seu pensamento. Isso é democracia. No governo passado, as escolas atravessavam o ano todo sem professor, sem material; o professor ficava sem tinta para o piloto de escrever, e por aí vai… E ninguém podia falar nem publicar absolutamente anda contra o tal governo. Era a gestão do” país das maravilhas”, do marketing mentiroso. Velhos tempos. Hoje, os tempos são outros e com isso todos podem criticar, discordar. Isso é democracia. Parabéns, Samuca, pela forma como vem administrado a cidade. Esse é o caminho…

    • Então meu caro faz o seguinte pegue seus filhos, sobrinhos, netos ou bisnetos e coloca lá na escola com a tal professora.
      Foi na sala do meu filho não foi simplesmente um boato.
      Os tempos mudaram, a modernidade avança tu vai ficar nos anos 60 até quando?
      Cobro pq é direito meu, pq se eu não cobrar ngm vai fazer por mim, é por causa de muitos que estão calados q o Brasil é essa vergonha. Nada contra o prefeito, mas já que ele é dono da cadeira é com ele q vou falar mesmo, ou tu prefere q cobre de vc? Completamente sem lógica isso não é vdd?
      Tudo no Brasil tem que ser pago até o IPTU se tu n pagar perde o q é seu, povo brasileiro é escravo movido a corrupção e a maioria aceita.
      Tu paga 100mil no carro se não pagar o IPVA perde ou seja o carro n é seu…. rua com buracos, Dutra uma vergonha…. e eu n posso cobrar o direito do meu filho de ter professora? De ter alguém que respeite? Quero ver sua reação se seu filho chegar em casa mijado pq a professora não deixou ele ir no banheiro, seu filho escutar da professora que se não calar a boca vai jogar pela janela e trancar as crianças na sala de aula….. por favor neh pensa um pouco pq o assunto é sério.
      Quanto a uniforme é direito do estudante que se não for uniformizado ganha uma bela advertência

  5. blá blá blá , ti ti ti e nada para cidade , rodovia do contorno , clinica de hemodiálise , etc… , etc…. que gestão é essa , hospital faltando remédios , faltando lanceta para exame de sangue , muitos falam mal do Neto mas que saudade danada

  6. esse é o faz tudo e não faz nada,
    rodovia do contorno já está pronta,
    ETC,ETC,ETC E TAL É BLÁ BLÁ BLÁ SÓ.

  7. Como PODEMOS observar desde 2015 o fundo está sem CONSELHO, ainda bem q tivemos a sorte de contarmos realmente com um governo que pensa nos SERVIDORES.Antes era só MASSACRE.

Untitled Document