Prefeitura vai aos bairros para ouvir população sobre mobilidade urbana

by Paulo Moreira
Foto: Arquivo Em discussão: Prefeitura vai ouvir bairros sobre plano de mobilidade urbana

Foto: Arquivo
Em discussão: Prefeitura vai ouvir bairros sobre plano de mobilidade urbana

Volta Redonda – A Prefeitura de Volta Redonda vai levar aos bairros do município as conversas para construção do Plano de Mobilidade Urbana do município. O objetivo é avançar na discussão e diagnosticar os problemas de cada localidade. O início do projeto será na segunda-feira, dia 11, na Escola Municipal Prof. Luiz Cantanhede Almeida, no bairro Brasilândia, às 18h. Os debates nos bairros seguem até novembro.

Os debates sobre o Plano de Mobilidade estão sendo organizados pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana e Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). “Essas discussões vão direcionar toda política de mobilidade urbana da cidade. O direito constitucional de ir e vir vai ser materializado no plano de mobilidade, pensado por toda sociedade. Isso nunca aconteceu em Volta Redonda”, destacou o secretário municipal de Planejamento, Júlio Andrade.

O prefeito Samuca Silva diz que a equipe do governo separou as palestras por setores geográficos e que, em um segundo momento, o debate será feito com as entidades sociais e movimentos civis da cidade.

— Nossa expectativa é que, em dezembro, possamos realizar a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, visando aprovar nosso plano de mobilidade e eleger os membros que vão compor o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana — destacou Samuca.

Já o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, destacou que a construção do plano está sendo feita com muito diálogo, que é uma das premissas do governo municipal.

— Estamos cumprindo a legislação federal quanto ao Plano de Mobilidade Urbana e avançando com uma discussão ampla, conversando com a sociedade, a fim de diagnosticar os problemas locais. E vamos, assim, construir de forma colaborativa o plano — destacou Wellington.

Wellington ainda explicou que as reuniões serão feitas em escolas públicas e que a secretaria municipal de Educação ajudará na divulgação.

— Os alunos levarão para casa um bilhete avisando aos responsáveis a data da reunião — disse o secretário, ressaltando ainda que o Fórum de Mobilidade Urbana do Ministério Público Federal (MPF) receberá folhetos para divulgar os encontros com suas bases sociais.

A diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Maria Ilma de Andrade Silva, destacou que o projeto vai permitir melhor compreensão dos problemas.

— Estamos levando a discussão do plano para os bairros, para fazer um diagnóstico de problemas locais para melhor debater o plano de mobilidade — completou.

A programação das reuniões nos bairros no mês de setembro

Bairros: Santo Agostinho, Volta Grande I, II, III e IV

Data: 11/09

Local:C.M. Nosso Espaço – Rua Sargento Paulo Moreira, Nº 25 – Volta Grande III

Horário:18h00

Bairros: Brasilândia, Caieiras, Cailândia e Dom Bosco

Data: 13/09

Local: E.M.  Prof. Luiz Cantanhede C. Almeida – Rua K, Nº62 Brasilândia

Horário:18h00

Bairros: Candelária, São Luiz, Nova São Luiz, Pinto da Serra e São Sebastião

Data: 15/09

Local: E.M.  José Fontes Torres – Rua Edgar Nogueira, Nº 440 – São Luiz

Horário: 18h00

Bairros: Pedreira, Três Poços e Vila Rica (Três Poços)

Data: 18/09 Três Poços

Local: E.M.  Profª. Marizinha Félix T. Lima – Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 3016 Três Poços

Horário: 18h00

Bairros: Água Limpa, Nova Primavera, Parque do Contorno e Vista Bela

Data: 20/09

Local: E.M. Profª. Juracy V. A. Gama – Rua Rio Amazonas, N º100  – Água Limpa

Horário: 18h00

Bairros: Cidade Nova, Jd. Belvedere, Jd. Tiradentes, Samoa, Res. Vila Rica, Village Sul, Vista Verde e Res. Mata Atlântica

Data: 22/09

Local: E.M. Prof. Wladir De Souza Telles – Rua 35 A-S/Nº – C.H Vila Rica

Horário: 18h00

Bairros: Casa de Pedra, Jd. Esperança, Siderópolis

Data: 25/09

Local: C.E ACRE – Rua Seiscentos e Cinquenta e Nove, 100 – Siderópolis,

Horário: 18h00

Bairros: Rio das Flores, Roma I (Condado do Ipê, Parque das Garças) Roma II (São Francisco, Santa Bárbara)

Data: 27/09

Local: E.M. Dom Waldir Calheiros de Novaes – S/N° – Roma I

Horário: 18h00

Bairros:Jd. Amália I e II, Jd. Normandia (Village Sta Helena, Jd. Provence), Vale da Colina, Morada da Colina, Mirante da Colina e Núcleo Princesa Isabel

Data:29/09

Local: E.M.  Miguel Couto Filho – Rua Martins Fontes, 62, Jardim Normândia

Horário: 18h00

You may also like

31 comments

aldo 12 de setembro de 2017, 20:52h - 20:52

tem que proibir esses idosos de ficar andano atoa em horario de pico nos onibus, ocupano vaga de quem trabalha o dia iteiro

Florzinha 12 de setembro de 2017, 22:01h - 22:01

Errado não é o idoso, não é o deficiente, não é a grávida, não é o obeso, não é a criança. Errado são as pessoas que pensam como o Aldo com mentalidade mesquinha e idéia de jirico. É inadmissível proibir a circulação dos idosos ou de qualquer um nos horários de pico. Tem que colocar o Samuca entalado diariamente em um ônibus para ele sentir na pele o drama dos usuários e tomar uma providência.

aldo 13 de setembro de 2017, 08:27h - 08:27

gravida, deficiente etc dou lugar na hora em qualquer banco que eu estiver sentado, pois sei que não esta andano atoa

Matemático 11 de setembro de 2017, 23:33h - 23:33

Em VR os ônibus transportam 120 mil passageiros por dia com tarifa a R$ 3,80 totalizando R$ 456 mil/dia.
A frota da cidade é de 120 mil veículos. Admitindo que apenas 30% da frota saia de casa diariamente (36 mil veículos) e que pague R$ 12.6 por dia para estacionar apenas esse recurso arrecadado com os parquímetros seria suficiente para colocar TARIFA ZERO em todos ônibus da cidade ou mesmo se cada carro pagar 6 reais de estacionamento já seria suficiente para reduzir em 50% a tarifa de ônibus.
Falta visão, inovação e coragem para o Samuca.

Severino 11 de setembro de 2017, 22:06h - 22:06

Basta o ESTADO concluir a RODOVIA DO TRANSTORNO, e a mobilidade urbana de VR estará resolvida definitivamente.

Fernando 12 de setembro de 2017, 13:26h - 13:26

Concordo plenamente contigo. O problema é que os políticos, não todos, mas a grande maioria, estão se lixando para essa rodovia. Eles não sentem na pele o que sentimos com esse trânsito maluco dentro da nossa cidade.

Sônia Paes 11 de setembro de 2017, 18:43h - 18:43

O erro foi corrigido. Muito obrigada pelo alerta.

Fernando 11 de setembro de 2017, 13:10h - 13:10

“Início do projeto será na segunda-feira, no bairro Brasilândia; debates nos bairros seguem até novembro”.
DV, o trecho acima é do sub-titulo da reportagem. Na segunda-feira, dia 11, o debate será no bairro Volta Grande III. No bairro Brasilândia será na quarta-feira, dia 13.

Passageiro 11 de setembro de 2017, 00:28h - 00:28

Não da para entender o Samuca falando de mobilidade urbana se a tarifa de ônibus em VR é mais cara que no RJ. No mínimo já era para haver um cronograma estabelecendo o prazo para 100% dos ônibus estarem equipados com ar condicionado. O ar condicionado representa conforto térmico e viagens mais silenciosas sem falar na melhoria da condição do trabalho do condutor e cobrador.

VAI VENDO 10 de setembro de 2017, 23:53h - 23:53

Mobilidade Urbana em VR é balela a discussão entes da RODOVIA DO CONTORNO. Inaugurando a RC solucionará mais da metade do transtorno do trânsito na cidade. Tudo que for discutido agora ficará só no papel depois e sem qualquer utilidade.

Estou apostando que o Vice-prefeito vai aparecer em todas as reuniões com mais moradores. Água Limpa e Santo Agostinho é garantido a presença dele.

VAI VENDO 11 de setembro de 2017, 00:00h - 00:00

Uma solução para os ônibus cumprirem o horário é multar todos os condutores que trafegam T R A N Q U I L A M E N T E na frente dos coletivos lotados de passageiros loucos para chegarem ao destino.

Cinra 10 de setembro de 2017, 20:48h - 20:48

Cobra mais caro o estacionamento rotativo e financia mais gratuidade nos ônibus. Quem polui, faz barulho, tumultua a cidade e usa espaço público para estacionar tem que pagar a passagem do cidadão que respeita a natureza. Cobra pedagio urbano no horário de pico em determinadas avenidas. Basta usar as câmeras de OCR que identificam e fotografam a placa e manda a cobrança. A cidade de Londres faz isso a mais de 10 anos. Política de mobilidade urbana são medidas de combate ao carro e fomento do transporte coletivo e das bicicletas. Em ciclovia circula bicicleta, patins, patinete, skate, cadeirante…

VR pedala 10 de setembro de 2017, 17:53h - 17:53

Só uma coisa prefeito
Ciclovia mas nada …

Marcelo 10 de setembro de 2017, 13:48h - 13:48

Eu achei que quando o prefeito ganhou, ele já tinha proposta de governo, tem que coloca las em prática, ta ouvindo muito e fazendo nada…

Almir 10 de setembro de 2017, 13:38h - 13:38

Mobilidade urbana, vamos deixar de trabalhar, estudar e assim deixaremos de sair de casa e o transito ficará tranquilo, pois a rodovia do contorno nem se fala né?

Ancião 10 de setembro de 2017, 12:50h - 12:50

Primeiro: ar condicionado nos ônibus , pois no verão passa até mal dentro.
Segundo: Que tenham linhas diversificadas, pois quem mora do Retiro pra lá tem que pegar 2 ônibus para ir pro futuro shopping , Unimed…
Terceiro: Que os ônibus não passem de hora em hora como é o caso de Jardim Belvedere e outros bairros…
Quarto:que seja revisto os locais dos pontos de ônibus e o conforto dos mesmos, para não pegar sol e chuva.
Quinto: que sejam feitos rotativos que aceitem cartão, pois não se tem moeda no mercado…
Sexto: Que o Samuca vá de ônibus trabalhar…
Sétimo: Terminem rodovia do contorno.
Oitavo: Que abram permissões e concorrência para os transportes escolares, pois no lugar de 10 carros de pais uma van estaria circulando.
Nono: Que no horário de entrada e saída escolar não sejam marcada ginástica para aposentados, pois não há lugar para quem vai ou retorna do trabalho e escola sentar, sem contar que aposentado tem o meio da manhã e da tarde livre, horários que os ônibus estão vazios.
Por hoje é só.

Vava 10 de setembro de 2017, 07:12h - 07:12

Vamos usar o rio paraiba pra fazer transporte de massa .

Zé da Roça 10 de setembro de 2017, 15:25h - 15:25

O pessoal aqui nem come tanto macarrão…

sandro tavares soares 9 de setembro de 2017, 19:55h - 19:55

teria é que melhorar e não tirar ônibus que atendem são luiz ,dom bosco candelaria e são sebastião como fez a sul fluminense no horário de maior movimento do dia que saem alunos e trabalhadores indo para suas casas.
minha filha sai 17;30 e chega em casa em torno de 18;45 ,isso é Imobilidade urbana!

Laticiniea 9 de setembro de 2017, 19:38h - 19:38

ACCIONA MEDIU,MEDIU! A RODOVIA DO CONTORNO E NADA FOI FEITO.SERA QUE NÃO DA PARA MONTAR UM PEDÁGIO NA RODOVIA DO CONTORNA.

aldo 9 de setembro de 2017, 19:04h - 19:04

tem pessoas que compram carro sem ter garagem e deixam os carro estacionados na rua obstruindo o caminho de veiculos maiores de passarem…acho que se si querem ficar desfilando de carro pela cidade, principalmente em horario de pico tem pagar uma taxa extra por isso e acabar com os estacionamento em todo o centro da cidade.

Eli 9 de setembro de 2017, 17:52h - 17:52

Ouvir até largarto ouve!Quero ver resolver ,ou será que ele acha que alguém não quer a rodovia do contorno?Ah prefeito vá tomar soda cáustica de canudo!

Severino 9 de setembro de 2017, 17:40h - 17:40

É só cobrar estacionamento em via pública. Agora que vai ser terceirizado o estacionamento rotativo ( 90 % não quer pagar ) . Acredito que quem quer se EXIBIR de carro, tem que mexer no bolso.

LL Jackson 9 de setembro de 2017, 12:09h - 12:09

Londres adotou uma medida criativa. Pedagio urbano na zona central nos horários de pico. Quer usar carro nessas horas e complicar a vida da cidade que pague uma tarifa senão espera um horário apropriado ou adote o transporte público. Bogotá adotou rodízio 2x por semana, São Paulo 1x. Bogotá proibiu o estacionamento em via pública e implementou ciclovias onde antes a paisagem urbana havia se perdido em um mar de carros. A solucão passa por medidas radicais e impopulares em um primeiro momento.

El Sabio 9 de setembro de 2017, 14:18h - 14:18

O Haddad fez isso e olha no que deu. O jornal NYT disse que o cara seria visto como um visionário em qualquer lugar do planeta, mas aqui foi escrachado

José Silva 9 de setembro de 2017, 11:42h - 11:42

Ficam enrolando com matérias menos importantes…o povo que saúde, emprego e educação de qualidade com profissionais satisfeitos…ficam inventando trabalho só pra dizer que estão fazendo alguma coisa

El Sabio 9 de setembro de 2017, 14:20h - 14:20

Povo que e precisa de mobilidade. Como vai acessar hospital, escola sem mobilidade? Como vai atrair empresa sem mobilidade?

RODOVIA DO CONTORNO 9 de setembro de 2017, 07:11h - 07:11

NÃO PRECISA CONSULTAR MUITO. A MOBILIDADE COMEÇA PELA INAUGURAÇÃO DA RODOVIA DO CONTORNO.

Alley Cat 9 de setembro de 2017, 06:53h - 06:53

Mobilidade urbana? É só criar mais vagas de estacionamento. Kkkkkkkkkkkkkk
Samuca foi pedalar nos primeiros dias do mandato, depois se aquietou. Kkkkkkkk

Regalo 9 de setembro de 2017, 12:02h - 12:02

Criar mais vagas ? Tá maluco ? Comeu arroz doce ? Imagine se fosse possível criar vagas em todos os bairros para todos os carros. Todo mundo usaria o carro e o trânsito não andaria. Quem precisa de mobilidade são as pessoas e não os carros. Mobilidade urbana se resolve com ônibus e ciclovias.

Rajane Corrêa Rosa 9 de setembro de 2017, 02:27h - 02:27

Isto é muito importante ouvir os moradores.Coisa q no passado não acontecia..

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996