quinta-feira, 19 de julho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Quatis anuncia novos investimentos no programa de saúde bucal

Quatis anuncia novos investimentos no programa de saúde bucal

Matéria publicada em 13 de junho de 2018, 21:23 horas

 


Só no Centro Odontológico do Município foram quase dois mil atendimentos em apenas quatro meses
(Foto: PMQ)

Quatis –  Responsável por mais de seis mil atendimentos entre agosto do ano passado e maio deste ano, através das unidades de serviços odontológicos da Prefeitura de Quatis, o Programa Saúde Bucal do Município acaba de ser contemplado com a aquisição de mais uma remessa de materiais ambulatoriais. A informação é do prefeito Bruno de Souza (MDB), que assinou o contrato número 024/2018, por meio do qual a Secretaria Municipal de Saúde está investindo quase R$ 48 mil no setor. O novo contrato tem validade por 12 meses e os materiais começam a chegar nos próximos dias.
Entre os materiais adquiridos pela prefeitura para as unidades odontológicas estão caixas e unidades de anestésicos, máscaras, brocas, hidróxido de cálcio (cimento), amalgama, pontas de gutta, agulhas, coroas, pacotes de algodão, filmes destinados à realização do exame de raio-x, turbinas, sugadores, papel carbono, lima, micro aplicador, agentes, fitas adesivas, fio agulhado, óxido de zinco, vaselina e medicamentos.
– Podemos dizer que os investimentos na aquisição de materiais odontológicos reforçam os resultados positivos alcançados pelo controle de gastos adotados pela nossa administração a partir de outubro de 2015. Isso porque decidimos na época reduzir despesas com energia elétrica, telefone e combustíveis, entre outras, visando garantir a disponibilidade de recursos financeiros para os serviços essenciais a favor da população. No nosso entendimento, a saúde bucal deve ser sempre uma das prioridades na área da saúde pública. E felizmente, estamos conseguindo manter a prestação dos serviços neste segmento com a mesma eficiência e qualidade – declarou o prefeito Bruno de Souza.
O atendimento odontológico disponibilizado pela prefeitura à população de Quatis é realizado no Centro Odontológico do Município, que se localiza no Centro da cidade; nos postos do Programa Saúde da Família dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis e Jardim Independência; nas unidades básicas de saúde dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos situados na zona rural, além do gabinete dentário instalado no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, que atende os estudantes matriculados nesta instituição de ensino.
Só no Centro Odontológico e na unidade do CIEP do bairro Nossa Senhora do Rosário foram realizados, nos primeiros quatro meses deste ano, 2.548 procedimentos, entre 1.602 atendimentos clínicos; 764 ações de prevenção e vigilância em saúde, entre elas as orientações sobre técnicas corretas de escovação; 145 cirurgias; e 47 exames de diagnóstico. De agosto a dezembro do ano passado, foram 3.684 procedimentos nos dois locais.
Segundo a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, o quadro de servidores lotados no Programa Saúde Bucal é formado por dentistas, auxiliares de saúde bucal, atendentes, auxiliares de consultório dentário e auxiliares de serviços gerais, entre outros profissionais. Implante dentário, aplicação de flúor, restauração, realização de curativos, obturação, raspagem, remoção de placas bacterianas, consultas, atendimentos de urgência, extrações, tratamento de canal e aplicação de medicamentos são os serviços prestados pela prefeitura em suas unidades odontológicas, incluindo os postos de saúde.

 

Untitled Document