Quatis retoma manutenção de estradas rurais

by Paulo Moreira

Quatis – Com o fim da greve dos caminhoneiros, e a consequente normalização do abastecimento de combustíveis no sul fluminense, a Prefeitura de Quatis retomou nesta segunda-feira (04), os serviços de infraestrutura realizados através do programa permanente de manutenção e conservação das estradas rurais do Município. Um dos serviços iniciado nesta semana foi o trabalho de roçada da estrada que liga o Centro à região do Glicério. Em outra frente de obras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural retomou os trabalhos de melhorias na estrada que liga os dois distritos de Quatis: Falcão e São Joaquim.

Há dez dias, com os primeiros reflexos da greve dos caminhoneiros na região, o prefeito Bruno de Souza (MDB) havia determinado o controle no uso de combustíveis na frota municipal, priorizando os veículos da Secretaria Municipal de Saúde, do Hospital São Lucas e do caminhão responsável pelo recolhimento do lixo domiciliar. Com isso, os serviços de manutenção nas estradas rurais foram paralisados temporariamente, até a normalização da situação proveniente da greve dos motoristas de caminhão.

Dos 12 quilômetros da estrada Falcão-São Joaquim, previstos para serem recuperados na atual etapa de manutenção desta via, três quilômetros já tinham sido atendidos pelos serviços quando as obras foram suspensas provisoriamente, no dia 24 de maio, restando agora, portanto, mais nove quilômetros para serem beneficiados.

A estrada está recebendo os seguintes serviços de manutenção: roçada, capina, limpeza de bueiros, corte de água e colocação de escória. A previsão do prefeito Bruno de Souza é que até a próxima semana os trabalhos terminem na estrada, cujos serviços de conservação desta vez mobilizam uma máquina retroescavadeira, uma máquina patrol e dois caminhões.

Já na estrada de acesso à região do Glicério, a roçada dos 15 quilômetros do trecho de Quatis deverá estar concluída até o começo da próxima semana. O serviço está sendo feito com ferramentas manuais, por quatro operários da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município. Posteriormente, serão realizados os serviços de patrolamento e colocação de escória. No caso destes trabalhos, a previsão é que eles comecem ainda neste mês.

Bruno de Souza destaca que a estrada do Glicério é uma das alternativas de acesso entre o Município e a cidade de Barra Mansa, através do bairro Vista Alegre.  As melhorias no trecho situado dentro do território de Quatis vão beneficiar 40 produtores de leite e gado de corte. A Quatis-Glicério faz parte ainda do itinerário do sistema de transporte escolar do Município. Por meio desta via, os alunos residentes naquela região rural são transportados diariamente até as escolas situadas no Centro de Quatis.

– Em janeiro do ano passado, a estrada do Glicério foi afetada por um forte temporal, que chegou a interromper o tráfego de veículos pesados por 72 horas. Imediatamente, iniciamos uma ação de emergência e conseguimos restabelecer a circulação de caminhões e ônibus em uma semana. Nesta semana, estamos iniciando mais uma etapa de melhorias na via, que também tem um papel estratégico no incremento da economia da cidade, uma vez que ela faz parte do trajeto para o escoamento da produção leiteira e o transporte de estudantes – lembrou o prefeito.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996