Recursos ambientais da CSN vão aumentar receita de Barra Mansa

by Paulo Moreira
Projeto: Rodrigo Drable fala sobre planos para o Parque da Cidade (Foto: Paulo Dimas – PMBM)

Projeto: Rodrigo Drable fala sobre planos para o Parque da Cidade
(Foto: Paulo Dimas – PMBM)

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), acompanhado de secretários e vereadores, recebeu na manhã desta sexta-feira, dia 4, a visita do subsecretário Estadual do Ambiente, Sérgio Mendes, para discutir a ampliação do PSA Hídrico (Pagamento de Serviços Ambientais) em Barra Mansa.  A visita contou também com a presença do deputado estadual, André Corrêa.

Durante a reunião, técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente discutiram os termos para ampliação do PSA Hídrico na cidade dentro do programa de reflorestamento da micro bacia do Rio Bananal e da bacia do Rio Paraíba do Sul.

— Temos recursos de um Termo de Ajuste de Conduta feito com a Companhia Siderúrgica Nacional para o projeto de reflorestamento na bacia do rio. Através de uma visita técnica da equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), foi constatado a necessidade reflorestar as áreas próximas ao Rio Paraíba do Sul para melhorar a produção de água e devolver vida aos mananciais. E vamos começar pelo Rio Bananal — disse Sérgio Mendes.

O programa prevê a elaboração de diagnósticos, projetos específicos das unidades rurais e o monitoramento de resultados na qualidade e quantidade de água, através de intervenção na bacia dos rios que corta o município. — Temos uma área de 100 hectares para ser reflorestada com o objetivo de reforçar a segurança hídrica no município. O projeto já foi licitado e estamos priorizando a conservação e a restauração florestal para que os recursos hídricos na bacia do Rio Bananal e Paraíba do Sul sejam protegidos — complementou o subsecretário.

O prefeito Rodrigo Drable reforçou a importância do PSA Hídrico para Barra Mansa. “Queremos uma recuperação ambiental nas bacias dos rios do município e através do programa, podemos alcançar nosso objetivo. Nosso desejo é melhorar e aumentar a produção de água na cidade”, disse o prefeito.

 

Sobre o PSA Hídrico

 

Em Barra Mansa, o PSA Hídrico está em andamento com recursos com Ceivap e sob a fiscalização da Agevap. Estão sendo reflorestados 60 hectares de área no entorno da micro bacia do Rio Bananal em 7 propriedades rurais. Os projetos de PSA já estão em andamento em 13 municípios da bacia do Paraíba através da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Agevap), enquanto secretaria executiva do Ceivap. Os projetos selecionados visam a restauração florestal de até 420 hectares de áreas degradadas na bacia e a conservação florestal de até 350 hectares de áreas de florestas, com o pagamento aos provedores dos serviços ambientais.

 

Área do Parque da Cidade também será contemplada

 

Aproveitando a visita do subsecretário, o prefeito Rodrigo Drable foi até o Parque da Cidade, onde revelou o desejo de transformar o local em um atrativo para a cidade. O reflorestamento do local, que passa ao lado do Rio Paraíba do Sul, também entrou em pauta.

“Precisamos de utilidades para o Parque da Cidade. Queremos recuperar e reflorestar a beira do rio para que as famílias façam piqueniques e o local se torne atrativo para os moradores. Além do reflorestamento, também estamos preocupados com o lazer dos barramansenses e iremos montar aqui um campo de grama sintética, pista de corrida, quadra de skate, dentre outros”, completou o prefeito.

O deputado estadual, André Corrêa, que já foi Secretário Estadual do Ambiente, tratou de elogiar o trabalho feito por Rodrigo no aspecto ambiental. “Tenho acompanhado e fico feliz de ver o que tem acontecido em Barra Mansa, provando que pode ser feito mais com menos. O prefeito, através de parcerias, está fazendo seu papel dando eficiência ao setor público”, destacou André.

Participaram do encontro os vereadores Gilmar Lelis, Paulo Chuchu, Luis Antonio Cardoso, Thiago Valério, Wellington Pires, Zélio Show, Zé Abel, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Cabeleireiro; o secretário de Desenvolvimento Rural, Adilson Delgado Rezende, o secretário de Ordem Pública, Luiz Antônio Furlani, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio José da Silva Cruz, o Baianinho, além de representantes da Guarda Municipal, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos) e do Condema (Conselho Municipal de Meio Ambiente).

You may also like

9 comments

Estamos de olho 7 de agosto de 2017, 17:57h - 17:57

Kd os vereadores para fazer uma moção contra a poluição em bm.

Torcedor de ouro BMFC 6 de agosto de 2017, 10:15h - 10:15

O passivo ambiental, ao invés de ser aplicado em 6 municípios da região foi canalizado para construção do estádio da Cidadania e entendemos que este estádio deve ser REGIONAL, afinal a média de torcida do VR é de 500 pagantes, o time esta sangrando na série C….Portanto o Estádio da Cidadania é também a casa do Leão, do Quatiense, do Siderantin…

الفتح - الوغد 6 de agosto de 2017, 13:44h - 13:44

Vcs não dizem que a Suinolandia não tem poluição? Sem poluição, sem passivo… Aliás, vcs é que deveriam pagar por sujar a água do Paraíba, sem qualquer tratamento. Basta dar um giro pelas margens dos rios Barra Mansa e Bananal para conhecer Bangladesh e Somália sem precisar cruzar os mares… Esgoto desembocando direto dos canos para dentro dos rios, lixo pelas ruas, cães disputando alimentos com ratos e o tráfico comendo solto à plena luz do dia…

O Haiti é aqui do lado…

Torcedor do BMFC 6 de agosto de 2017, 16:01h - 16:01

Torcedor de OURO
Ainda esse ano o Meio Ambiente irá anunciar que o Estádio Regional é 50% nosso
face o Passivo Ambiental .
Com o novo campo acho que o Leão terá maior sorte, mas iremos precisar
consertar o gramado pois está muito ruim sendo questionado por diversos narradores
de futebol e o nosso time é de toque de bola. Jogamos bonito.

IBIS DO SUL FLUMINENSE PERDE DE NOVO 5 de agosto de 2017, 19:21h - 19:21

O IBS do Sul Fluminense – Barra Mansa F. C, conseguiu perder para o Barra da Tijuca e continua despencando para a terceira divisão. É a vergonha da nossa região…. Próxima rodada tem o confronto dos lanternas – Barra Mansa x São Cristóvão… Só Jesus na causa… Abandona o Campeonato de uma vez…. Iberna mais uns 90 anos.

Laticiniea 5 de agosto de 2017, 10:58h - 10:58

Lembrando s dos Rios Barra Mansa,Rancho Grande,Turvo.vcs o conhece?

Torcedor do BMFC 4 de agosto de 2017, 21:39h - 21:39

Poderiam também lutar para jogarmos no Estádio Regional em VR,
esse Passivo Ambiental nos permite isso.

Observador 5 de agosto de 2017, 12:34h - 12:34

Sai fora. Seu time vai acabar .Esquece disso.

JUSTO 5 de agosto de 2017, 13:06h - 13:06

Cheguei a conclusão que esse SOFREDOR DE OURO não bate bem da cabeça….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996