sábado, 25 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Rodrigo Drable recebe Quarteto Arianna na abertura de festival de música em BM

Rodrigo Drable recebe Quarteto Arianna na abertura de festival de música em BM

Matéria publicada em 17 de julho de 2017, 19:21 horas

 


Evento reunirá, durante 15 dias, nomes consagrados da música nacional e internacional para apresentações, palestras, workshops e oficinas em vários locais da cidade

Barra Mansa – O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable (PMDB), recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 17, para uma coletiva em seu gabinete, quando anunciou oficialmente, a abertura do I Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Ao lado da vice-prefeita Profª Fátima; do maestro e do diretor geral do festival, Vantoil de Souza; do presidente da Associação da Orquestra Sinfônica, Alexandre Martins; do secretário de Cultura, Marcelo Bravo e do assessor institucional do UBM, Mário Sila, o prefeito recebeu parceiros, imprensa e os músicos do Quarteto Arianna (EUA) para explicar detalhes sobre as próximas duas semanas que prometem movimentar a cultura musical de Barra Mansa e região. O festival se encerra no próximo dia 29.

O prefeito Rodrigo Drable elogiou o desempenho de todos os parceiros envolvidos na realização do festival, realizado em conjunto entre a prefeitura, a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

— Estamos muito felizes em receber este evento que será motivo de orgulho para a população da cidade. A música é um dos caminhos para que o município viva um momento melhor. Os recursos para o festival foram conquistados com a finalidade de realizar o evento, não estamos retirando a verba de nenhum programa. De braços dados, Barra Mansa será muito melhor do que é hoje, e se tornará referência tanto no estado quanto em todo o Brasil — declarou o prefeito.

Rodrigo ainda ressaltou que a música é uma grande ferramenta geradora de emprego e renda na cidade.

— Iremos ainda gerar emprego e renda para o município durante os dias de festival. Nossa rede de hotelaria e gastronomia irão receber mais pessoas, de diversos lugares, que irão movimentar nossa economia nas próximas semanas — destacou.

A vice-prefeita Profª Fátima disse que o município está começando a colher os frutos da boa administração.

— Se não fosse a firmeza do prefeito, nada disso estaria acontecendo. Por causa de Barra Mansa, nós teremos uma região musical aqui no Sul Fluminense — comentou a vice-prefeita.

Atentos: Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima ouvem apresentação do Quarteto Arianna (Foto: Paulo Dimas)

Atentos: Rodrigo Drable e a vice-prefeita Fátima ouvem apresentação do Quarteto Arianna (Foto: Paulo Dimas)

Intercâmbio coloca Barra Mansa na vanguarda, diz Vantoil

O diretor geral do festival, maestro Vantoil de Souza reiterou o desejo de transformar a região em pólo de formação de músicos.

— Esse intercâmbio com grandes artistas e diversas culturas será muito importante para nossos jovens do Projeto Música Nas Escolas. Queremos criar um ambiente cultural em Barra Mansa, transformando a cidade em um grande centro musical do país — enfatizou.

A Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também tem papel ativo no festival, organizando diversas apresentações ao longo da programação com grupos variados do Projeto Música nas Escolas, como a Orquestra de Jazz, Orquestra Juvenil, Banda Marcial, a própria Orquestra Sinfônica, entre outros.

— Estamos contando com um apoio incondicional da prefeitura, temos desenvolvido um projeto que vai além das nossas fronteiras. É um projeto que sempre acreditamos e agora juntos, tornamos realidade — disse Alexandre Martins, presidente da associação.

A coletiva contou com a apresentação do Arianna String Quartet – quarteto de cordas dos Estados Unidos que fará um concerto no Teatro do Sesc nesta quarta-feira, dia 19, às 20h, com entrada gratuita e aberto à população. “Estamos honrados em fazer parte deste maravilhoso programa, que irá beneficiar as crianças e estudantes de Barra Mansa, além de fomentar a arte e ter a participação de toda a sociedade”, disse John McGrosso, violinista do quarteto.

Oficinas serão ministradas por professores renomados

Além do lado musical, o festival trabalhará também o lado pedagógico dos participantes. No UBM e na sede do Projeto Música nas Escolas, oficinas de diversos instrumentos serão ministrados por profissionais renomados, como os violinistas John McGrosso e Julia Sakharova. No dia 28, véspera do encerramento do evento, os alunos farão um recital das oficinas às 15h no Salão Nobre Profº Jayme Dantas, no Centro Universitário.

— As oficinas reforçarão o caráter educacional do festival. Tudo será feito para a população e queremos que os moradores sintam felicidade e orgulho de morar em Barra Mansa. A cultura é de todos e para todos, ela não possui proprietários — afirmou Mário Silas, assessor institucional do UBM.

2 comentários

  1. TEM UMA MUSICA QUE O SECRETÁRIO DE ORDEM PUBLICA DESTA PACATA CIDADE QUE TEM O TITULO.CHOQUE DE ORDEM PUBLICA NOS TAXISISTAS.

  2. Quarteto arianna
    Rodrigo Drable, Eduardo Cunha, Geddel Vieira e Zé Renato
    Só falta o nome da música

Untitled Document