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Saúde de Quatis registra 92 mil atendimentos entre maio a agosto

Matéria publicada em 22 de outubro de 2017, 23:10 horas

 


Só no Programa Saúde da Família quase 30 mil atendimentos foram contabilizados

Bruno: ‘A demanda de serviços na saúde pública é constante’

Bruno: ‘A demanda de serviços na saúde pública é constante’

Quatis – O prefeito Bruno de Souza (PMDB) destacou hoje o balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, segundo o qual 92.201 atendimentos foram realizados nas unidades médicas e odontológicas da rede pública durante o período de 01 de maio a 31 de agosto deste ano. O maior número de procedimentos aconteceu no Hospital São Lucas, instituição filantrópica através da qual é prestada à população a assistência de emergência e especializada, via o convênio com a Prefeitura de Quatis.
Nos quatro meses que correspondem ao relatório, o hospital registrou 36.971l atendimentos, incluindo as internações para o tratamento clínico (292 pacientes), realização de cirurgias (34), pediátricas (27) e psiquiátricas (seis). Com relação ao Programa Saúde da Família, as quatro unidades realizaram 28.712 atendimentos, ocorridos nos módulos dos bairros Jardim Independência (8.448 atendimentos), Nossa Senhora do Rosário (8.414), Mirandópolis (7.976) e Jardim Pollastri (3.874).
– A demanda de serviços na saúde pública é constante. A prefeitura implanta ou melhora o atendimento num determinado setor, mas posteriormente se torna necessário resolver as carências em um ou maios setores. Mas a julgar pelos números relacionados à Secretaria Municipal de Saúde durante o segundo quadrimestre, podemos considerar que estamos garantindo a assistência médica e odontológica à população. Nos meses de maio, junho, agosto e setembro, o volume de recursos aplicados na saúde ficou ligeiramente acima do limite mínimo estabelecido pela constituição, que é de 15 por cento. No caso, foram investidos 15, 32 por cento – disse Bruno.
Segundo ainda o relatório da Secretaria Municipal de Saúde – que foi apresentado recentemente à população, através de uma audiência pública promovida pela Controladoria Geral do Município, no plenário da Câmara de Vereadores – o número de procedimentos feitos nos postos de Falcão e São Joaquim alcançaram, de maio a agosto,  1324 e 1115 atendimentos, respectivamente, totalizando, portanto, 2.439 procedimentos.
O Centro de Fisioterapia da Prefeitura de Quatis, por sua vez, realizou 6.248 procedimentos no período, enquanto o atendimento com médicos especialistas, que no segundo quadrimestre deste ano, ainda não tinha sido transferido para o Hospital São Lucas, chegou a 1.863 atendimentos.
Nas outras unidades da Secretaria Municipal de Saúde, a quantidade de atendimentos foi a seguinte: Serviço de Vigilância Sanitária (total de 3.978), Casa da Criança (2.872), Centro de Diagnóstico (2.603), Casa da Mulher (1.059), Programa TFD – Tratamento Fora do Domicílio (587 encaminhamentos), Departamento de Saúde Mental (530) e SAMU – Serviço de Assistência Médica de Urgência (105 atendimentos).
Já o Centro Odontológico do Município e a unidade de atendimento odontológico instalado no CIEP Marciana Machado D`Elias – Nossa Senhora do Rosário, registraram, respectivamente, 2.840 e 1.394 atendimentos.

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