Secretaria de Barra Mansa determina oração do Pai Nosso nas escolas e gera polêmica

Por Paulo Moreira

Barra Mansa – A Secretaria de Educação determinou que os alunos deverão rezar a oração do Pai Nosso nas escolas todos os dias após cantar hinos cívicos. A decisão entrou em vigor no último dia 4 e vale para todas unidades da rede pública municipal. Segundo a secretaria, a oração do Pai Nosso, por ser universal, “é aceita pela maioria das manifestações religiosas”. Pela decisão, os alunos que não quiserem fazer a oração, “deverão declarar, por escrito, através de seus responsáveis”. Nesses casos, os alunos “serão colocados em fila apartada e, após o hino, encaminhados à sala de aula”.

Em nota, a prefeitura disse que a prática não fere o princípio da laicidade do Estado e destaca que o Supremo Tribunal Federal (STF), na análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4439, “decidiu recentemente que um Estado laico como o Brasil é compatível com um ensino religioso confessional, vinculado a uma ou várias religiões específicas, nas escolas públicas.”

No final de setembro, o plenário do STF decidiu que o ensino religioso nas escolas públicas pode ter natureza confessional, isto é, que as aulas podem seguir os ensinamentos de uma religião específica.

“Se considerarmos o fato de que a Constituição brasileira encerra seu preâmbulo invocando a proteção de Deus e que, no plenário da Câmara Federal e do Supremo Tribunal Federal figuram crucifixos, não há qualquer afronta ao princípio da laicidade fazer a oração do Pai Nosso com os alunos”, argumenta a prefeitura.

Ainda segundo a nota, os alunos não são obrigados a participar da oração do Pai Nosso, basta declararem que não desejam fazê-lo. “A possibilidade de manifestação pelos pais pela não realização da oração é exatamente o que garante o princípio da liberdade religiosa, respeitando o que diz a Constituição”.

Críticas

Para o coordenador-geral do Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso (Fonaper), Elcio Cecchetti, a decisão da Secretaria de Educação não tem previsão legal e viola o caráter laico da escola e do Estado.

“Essa decisão é inconstitucional porque a escola pública não tem o dever de praticar determinados cultos religiosos ou orações confessionais na escola. A decisão do STF não autoriza isso [fazer a oração do Pai Nosso]. O que se está normatizando inclusive é uma coação dos que não rezam o Pai Nosso de ter que fazer por escrito que não querem fazê-lo”, disse Cecchetti.

Segundo o coordenador do Fonaper, o Artigo 19 da Constituição Federal veda ao Estado privilegiar determinada crença religiosa em todas as suas instituições. “Isso quer dizer que uma religião, mesmo majoritária, não tem legitimidade para impor ou ter privilégios de ter a sua oração contemplada semanalmente na escola”, afirmou.

O professor titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Daniel Sarmento, também considera inconstitucional a decisão da prefeitura de Barra Mansa.

“O Pai Nosso não é neutro, é associado às religiões cristãs. A decisão viola não só a laicidade do Estado como a própria liberdade religiosa das crianças. A mera previsão da declaração por escrito se não quiser participar não me parece que basta, porque isso cria um embaraço para as crianças, especialmente se a gente considerar que as crianças sempre desejam agir de acordo com os colegas, não querem destoar, há preocupação de ser aceito pelo meio”, afirmou o advogado.

VOCÊ PODE GOSTAR

80 Comentários

guto 14 de outubro de 2017, 13:56h - 13:56

Essa oração é aceita pela maioria das grandes religiões, logo faz parte da natureza humana aceitar essa oração, assim como em Volta Redonda foi feito um monumento na Av. Amaral Peixoto exaltando a Bíblia cristã, e não houve ninguém para contradizer, não há nenhum sentido de proibir essa oração!
Só em templos satânicos e nas lojas maçônicas há uma proibição explícita contra essa oração, pois o deus deles não é o mesmo!!!
Barra Mansa vai se ajoelhar para a maçonaria ou vai cumprir seu dever e aceitar a oração que nenhum evangélico, mulçumano, budista, hinduísta, macumbeiro condenam?!

ALGUÉM 14 de outubro de 2017, 00:12h - 00:12

O MUNDO NÃO ESTÁ SEM DEUS, O MUNDO ESTÁ É SEM AMOR! DE HUMANOS PARA HUMANOS! NÃO ADIANTA DEUS AMAR TANTO SEUS FILHOS SE ELES MESMOS NÃO APRENDEM A SE AMAR……………………NÃO É FALTA DE ORAÇÃO…………….É FALTA DE AÇÃO………….

ALGUÉM 14 de outubro de 2017, 00:10h - 00:10

ISSO PORQUE AMO ORAÇÃO DO PAI NOSSO
MAS ODEIO HIPOCRISIA!

ALGUÉM 14 de outubro de 2017, 00:08h - 00:08

AH, E NÃO ME ESQUECENDO…………É UMA MERA OPINIÃO TOLA DE UMA PESSOA QUE POUCO ENTENDE MAS CONHECE E VE MUITA COISA…..PARA TESTEMUNHAR O QUE SE É FALADO AQUI………..O RESTO É GENTE CORRETA FALANDO………GENTE QUE DESCONHECE……GENTE QUE NEM SABE O QUE FALA……..ASSIM TAMBÉM SOU UM POUCO DE CADA COISA QUE ACABEI DE CITAR……….

ALGUÉM 14 de outubro de 2017, 00:06h - 00:06

NÃO QUERIAM DISCUTIR RELIGIÃO!

ALGUÉM 14 de outubro de 2017, 00:03h - 00:03

APROVEITEM E OREM BASTANTE PARA CHOVER……………………….
POIS HÁ TANTO SANGUE DERRAMADO QUE O CORAÇÃO ESFRIOU,,,,,,,,,,,,A LÁGRIMA SECOU…………E A DOR PAROU…………
OREM……….PORQUE TALVEZ O QUE SOBRA AGORA É JUSTIÇA!
OREM ENQUANTO PODEM ACHAR A DEUS……..POIS ESTÁ CHEGANDO O TEMPO EM QUE DEVIDO A TANTA HIPOCRISIA, MALDADE E DOR……….SERÁ QUE ELE VAI QUERER RESPONDER OU SER ENCONTRADO!
OREM POR SI MESMOS…..O TEMPO ESTÁ ACABANDO……………………….
OREM……….POIS ALTO E TODOS JUNTOS…..QUEM SABE ASSIM OS ANJOS AINDA ESCUTARÃO……POIS ESTÃO SE AFASTANDO COM TANTO PODRIDÃO DO MUNDO…………
OREM ENQUANTO PODEM………………………………………………………..

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:58h - 23:58

OREM MESMO A DEUS, TODOS OS DIAS NA ESCOLA…….POIS O TEMPO DE DEUS CHEGOU……ENSINEM AS CRIANÇAS A ORAREM VÃS REPETIÇÕES E CONTINUEM A NÃO FAZER NADA POR ELAS A NÃO SER FAZER ALGO QUE PODEM SAIR NO JORNAIS E NA MÍDIA, PARA SEU PRÓPRIO LOUVOR……O QUE SUA MÃO DIREITA FAZ….A ESQUERDA NÃO PRECISA SABER………..
OREM BASTANTE E COM FORÇA QUEM SABE ASSIM TERÃO UM POUCO MAIS DE AMOR AS CRIANÇAS DE BARRA MANSA, E QUEM SABE ASSIM DEUS VAI SE ACALMAR DEPOIS DE VER TUDO QUE VÊ, TODOS OS DIAS, TANTA MALDADE NA TERRA…….HIPOCRISIA……..GENTE SE PROMOVENDO A CUSTAS DO OUTRO…….CORJA SÓ PENSANDO NA POLÍTICA……EM GANHAR…….NÃO IMPORTA COMO……
OREM BASTANTE COMO SE UM MUNDO INTEIRO ORANDO FOSSE REALMENTE VOLTAR ATRÁS O QUE JÁ É VONTADE DE DEUS, JÁ DEFINIDA E SEM VOLTA!
MUITO SANGUE DE INOCENTE DERRAMADO, ACHO QUE VÃO PRECISAR DE COLOCAR MAIS DO QUE ESCOLAS PARA ORAR………..COLOQUEM MUITO MAIS DO QUE ISSO, POR HORAS A FIO………E AINDA ASSIM ISSO NÃO VAI DESCULPAS O QUE FAZEM A ANOS: MUITA CRIANÇA MALTRATADA….CRIANÇA QUEIMADA EM ESCOLA…….DESCASO COM CRIANÇAS……..
MEU DEUS! OREM E PEÇAM PERDÃO…….POIS O TEMPO DA DESTRUIÇÃO E RENOVAÇÃO ESTÁ CHEGANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!OREM MUITO MESMO…………………ENQUANTO AINDA PODEM ACHAR A DEUS!

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:50h - 23:50

É MUITO FÁCIL USAR TERNO E LOUVAR A DEUS………..DIFÍCIL É PROVAR PARA DEUS QUE AMA SEU SEMELHANTE

JESUS DISSE: – MUITOS DIRÃO: SENHOR, EU PREGO EM SEU NOME, LOUVO O SENHOR E JESUS DIRÁ: – AFASTA DE MIM, NÃO TE CONHEÇO!

ISSO PORQUE DEUS CONHECE SEUS CORAÇÕES, OS CORAÇÕES DOS IMPIOS, COMO LOBOS EM PELE DE CORDEIROS PRONTOS PARA DEVORAR…….VESTIDOS COMO FARISEUS, ORANDO NOITE E DIA NAS SINAGOGAS PARA TODOS VEREM….CONTANDO SEUS FEITOS PARA TODOS VEREM…PUBLICAMENTE E MESMO ASSIM JESUS DIRÁ: -EU NÃO TE CONHEÇO, AFASTA-SE DE MIM!

ENGANAM A MUITOS, FALSOS FARISEUS, VERDADEIROS CÉSARES, ENVOLTOS DE GENTE QUE SE DIZ CORRETA E IDONEA, MAS O CORAÇÃO CHEIO DE MALDADE E PETULANCIA, ARROGANCIA E VAIDADE…….

ESSES ENGANAM A MUITOS,,,,,,,,,MAS NÃO ENGANAM A DEUS……….DEUS CONHECE SEUS FILHOS, CONHECE O CORAÇÃO DOS IMPIOS…….

ORAM EM VÃS REPETIÇÕES SEM SENTINDO, DESPREZANDO O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA DO CRISTO! ENFILEIRADOS, NÃO SÃO EXEMPLOS, SÃO EXÍMIOS EM SE MANTER RESPEITADOS, MAS QUANDO CONHECIDOS POR DEUS, SÃO POBRES DE ESPÍRITO E DE INTENÇÕES……

HIPÓCRITAS!

FARISEUS!

CÉSARES!

MAS O REINO DE DEUS, NOSSO CRIADOR VIRÁ E VARRERÁ, A SEU TEMPO ESSA CORJA DE GENTE MENTIROSA E QUE SE ENTITULA: FIEL A DEUS!

O TRIBUNAL DE DEUS JÁ FOI ABERTO!

ESPERO QUE REALMENTE TENHAM A CONSCIENCIA MUITO……..MUITO……….MUITO LIMPA……..COMO SEUS TERNOS……….POIS O SANGUE DOS INOCENTES ESTÃO NOS PÉS DOS SANTOS……..MANCHANDO O CHÃO QUE PISAM……ANO APÓS ANO……..DIA APÓS DIA………

VIBORAS!

TODOS IGUAIS!

ENSINEM O PAI NOSSO, ENSINEM AS CRIANÇAS PURAS A ORAREM…..RELIGIÃO É RELIGARE: QUER DIZER UNIÃO…….E PROMOVEM SEPARAÇÃO………….

EXPOSIÇÃO!

CONTINUAM OS MESMOS!

CEGOS GUIANDO CEGOS!

E JESUS DISSE: – A QUEM FIZER O MENOR DE SEUS IRMÃOS PECAR, É MELHOR QUE……………

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:40h - 23:40

AMO E SOU A FAVOR DO HINO NAS ESCOLAS!
AMO E SOU A FAVOR DA ORAÇÃO DO PAI NOSSO, DA ORAÇÃO DO BUDISTA, DO UMBANDISTA, DO EVANGÉLICO……..COLOQUE TODAS EM TODOS OS DIAS DA SEMANA……..AÍ CONCORDAREI TAMBÉM.
A MAIORIA DO BRASIL APESAR DE CATÓLICA ABRIGA O MAIOR CELEIRO DE RELIGIÕES PRATICADAS NO MUNDO E IMPOR ATRAVÉS DE UMA ORDEM É EXCLUIR……..O QUE DEVERIA SER INCLUSÃO NAS ESCOLAS…..
OREM O PAI NOSSO……ACHO LINDO……….OREM TAMBÉM AOS ORIXÁS……….A BUDA……..A MAOMÉ……E AÍ, VAI TER LEI PARA ISSO, OU SOMENTE O PAI NOSSO CRISTÃO VAI SER IMPOSTO?
AMO JESUS……..AMO DEUS…..MAS TAMBÉM AMO MEU SEMELHANTE E TODAS AS RELIGIÕES, E POR RESPEITAR MEU SEMELHANTE……ESPERO QUE COLOQUEM TODAS AS RELIGIÕES NAS ESCOLAS……

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:34h - 23:34

ORAÇÃO DO PAI NOSSO: PAI NOSSO QUE ESTAIS NO CEUS SANTIFICADO SEJA SEU NOME E GLORIFICADO SEJA SEU PODER, CRIADOR DA TERRA E DO CEU, PAI AMOROSO E PREOCUPADO COM SEUS FILHOS EM ESCOLAS PÚBLICAS PRECÁRIAS, PROFESSORES E PROFISSIONAIS DESVALORIZADOS. VENHA NOS O VOSSO REINO ATÉ ENQUANTO SUPORTAMOS OS REIS DA TERRA QUE IMPOEM AS REGRAS DELES, FINGINDO ORAÇÕES VÃS E MANDANDO OUTROS SE ENFILEIRAREM EM SEU NOME, MAS NO DIA A DIA SÃO LOBOS EM PELE DE CORDEIRO. SEJA FEITA A SUA VONTADE QUE JÁ FOI DITA: QUEM FIZER AO MENOR DE MEUS FILHOS E DE SEUS IRMÃOS, A MIM O FARÁ! ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. NÃO NOS DEIXE CAIR NA TENTAÇÃO DE ACREDITAR EM HIPÓCRITAS DE TERNOS OU DE REPRESENTANTES PREOCUPADOS EM SE MANTER NO PODER A QUALQUER CUSTO, FAZENDO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SUA CASA E SUAS REGRAS. DE O NOSSO PÃO DE CADA DIÃ E A SABEDORIA DE CADA MOMENTO PARA SABERMOS VOTAR CONSCIENTEMENTE, POIS SE É O REINO DE DEUS AQUI NA TERRA COMO NO CÉU, ENTÃO QUE CADA FILHO SEU SEJA RESPEITADO EM SUA RELIGIÃO: BUDISTA, EVANGÉLICA, ETC…. AMÉM

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:27h - 23:27

ORAÇÃO DO PAI NOSSO: – PAI NOSSO QUE ESTAI NOS CEUS POR FAVOR DE JUÍZO PARA ESSA GENTE QUE QUER TE LOUVAR, MAS NA HORA DE FAZER MESMO NÃO PENSA NO SEMELHANTE. SE O SENHOR MERECE ORAÇÕES REPETIDAS E VÃS, DE GENTE ENFILEIRADA E SEM SENTIDO PARA A VIDA DELAS, DESCULPE SENHOR, PORQUE DAI PACIENCIA, ELAS CONTINUAM A NÃO SABER O QUE FAZEM OU DIZEM…..E CONTINUAM COM DESCASO COM A EDUCAÇÃO E OS PEQUENOS, QUE SOFREM ESSE DESCASO TAMBÉM EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES NAS ESCOLAS, ENTRA ANO E SAI ANO……DÊ NOS SUA SABEDORIA PARA QUE POSSAMOS ENTENDER QUE O SENHOR ADORA SER LOUVADO, MAS MAIS CONTENTE FICA SE VÊ SEUS FILHOS FELIZES..COMO TODO PAI…..E NÃO ESQUECIDOS POR QUEM DEVERIA REPRESENTÁ-LOS. ACEITE NOSSA SÚPLICA E VÃ REPETIÇÃO DE ORAÇÃO E PERDOA-NOS QUE OFENDEMOS OS BUDISTAS, MUCULMANOS, UMBANDISTAS E TODOS OS OUTROS QUE TAMBÉM DEVIAM ORAR NAS ESCOLAS. AMÉM

ALGUÉM 13 de outubro de 2017, 23:19h - 23:19

nossa um absurdo mesmo! primeiro em 2016 um juiz proibiu e a SME mandou não fazer mais a oração proibindo……….agora a propria SME impoe a oração, não sei se derrubou a lei anterior de 2016, mas colocando como ordem…….e alunos que não querem devem trazer por escrito que não querem…….e isso serve também para funcionários que não querem devido a religião que seguem……..pois acho sim que o pai nosso é cristão, não sou contra, sempre fui a favor……mas eu vou reforçar o seguinte: – querem ensinar as crianças a amar a Deus então sejam exemplos, algo que está sendo um pouco difícil de ver em nossa sociedade não acham? repetir orações e não refletir, ter escolas precárias e professores que até pouco tempo nem salário recebiam, um descaso com as escolas e as pessoas, assim como as crianças……pois é…..orar para Deus, qualquer IDIOTA PODE FAZER, ATÉ OS FARISEUS FAZIAM EM PRAÇAS PÚBLICAS…….agir como Deus quer…….aí eu quero ver acontecer………o resto é HIPOCRISIA! ORAÇÃO VAZIA! FÉ SEM OBRAS QUE É MORTA! Como gostam de mostrar as pessoas que louvam a Deus……..coitados………mostrem a Deus que amam seus semelhantes…..isso sim seria digno de ver…..gente enfileirada ou em igreja orando tem muitos por aí e nem por isso as coisas estão melhores, estão? É MUITA FALA PARA POUCA AÇÃO! Hipocrisia!

zé fuleragem 13 de outubro de 2017, 10:14h - 10:14

Caramba tanta briga por algo tão simples e olhe que a matéria é bem clara não é obrigatório, orar quem quiser quem não quiser fica ao lado discutindo outras coisas e se mesmo assim não ficar satisfeito troque de colégio e vá pra um que é pago.

Fonseca 13 de outubro de 2017, 12:57h - 12:57

Nao e quem quiser, todos têm q orar, se i cara não quiser o pai tem que pedir ABSURDO!!!

Getulio 13 de outubro de 2017, 16:16h - 16:16

Mas afinal algum pai em sã consciência vai pedir a direção para seu filho não orar???

VergonhaVRFC 14 de outubro de 2017, 09:52h - 09:52

Orar é uma forma de não fazer nada pra ninguém e se sentir bem achando que ajudou. Seria mais útil pedir a todos decorar a tabuada de multiplicação e recitar, o que mais se vê hoje é criança se formando sem saber ler e nem fazer contas básicas. Mas a oração é mais importante. Tá “serto*!

Evaldo Viana 13 de outubro de 2017, 10:04h - 10:04

Parabéns ao Secretario de Educação Vantoil pela iniciativa. Os meus filhos participarão tanto dos hinos cívicos quanto da oração. Com certeza esta medida agregará disciplina e bons valores aos nossos filhos que tem sido bombardeados constantemente por músicas com letras que fazem apologia a traições, vicios, sexo e crimes.
Quanto a oração do PAI NOSSO ela não é patenteada a nenhuma religião, quem quiser utilizá-la fica a vontade. Não sei se perceberam nela não cita nome de nenhum líder religioso, mas sim, PAI NOSSO… Mas por outro lado está o medo em pronunciá-la, pois há um trecho que diz “…VENHA O TEU REINO E SEJA FEITA A TUA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO É NO CÉU..” e aí está todo medo, pois se o reino citado nesta oração se estabelecer acabará com toda a safadeza que existe e que cultuado por muitos. Um grande abraço a todos.

Skywalker 13 de outubro de 2017, 09:41h - 09:41

É um absurdo não respeitarem o estado laico do país.
Ao defensores da “imposição” religiosa, devem imaginar outros cenários possíveis, por exemplo se fizessem uma imposição budista. A recepção seria a mesma?

Antônio 13 de outubro de 2017, 09:05h - 09:05

Parabéns a secretaria . Isso é um exemplo a ser seguido. Com certeza, essas crianças serão melhores no futuro.

Hobbes 13 de outubro de 2017, 08:48h - 08:48

Se não rola R$, a crítica aparece, que pena!

Julio 13 de outubro de 2017, 07:24h - 07:24

99% reclama que o que esta faltando para nossos jovens é disciplina e Deus no coração. Quando se toma uma atitude dessas fica todo mundo revoltado dizendo que não são obrigados a ter os filhos orando (e olha que a mairia de diz cristão) mesmo exolicado que a oração é só para quem quiser, quem não quiser que seus Filhos tenham um momento com deus mandem um bilhetinho a escola que ele será encaminhado a sala de aula. O engraçado pe que acho que grande parte destas pessoas pedem a volta do regime militar. Vai entender….

Julio 13 de outubro de 2017, 07:26h - 07:26

digitado pelo celular dentro do buzu. desculpa os erros.

Fonseca 13 de outubro de 2017, 06:48h - 06:48

Não sou de Barra Mansa mas teria vergonha de ter um secretário municipal desses “gerindo” minha escola pública, coisa mais imbecil
Crie um horário no intervalo, deixe livre para que cada um decida qual oração quer fazer e assim por diante, e olhe lá que já é se meter muito em coisas pessoais . Preocupe-se se o professor aparece, se ministra a aula, se a escola tem condições, banheiros limpos, papel higiênico , O BÁSICO, ooooo pais

Liberdade e propriedade 12 de outubro de 2017, 23:23h - 23:23

Não existe Estado laico, pois quando o Estado é “laico”, na realidade está favorecendo aos ateus, que crêem muito, em nada. Na realidade um ateu é um crente fervoroso, já até criaram grupos e até brigam por esse “nada”. O único “norte” que resta ao Estado, é o conservadorismo, é respeitar suas origens, fora disso não há justificativas para guinadas.

Max 13 de outubro de 2017, 09:06h - 09:06

Ateus e agnósticos são coisas totalmente diferentes. Leia mais e se deixe doutrinar menos.

Anderson 12 de outubro de 2017, 21:51h - 21:51

Estes jovens maconheiros e cheiradores já estão de saco cheio de ouvir de seus pais sobre religião, e isto não adianta nada. Sou ateu e nunca usei drogas. Eu queria saber qual foi a medida referente a educação que este secretário idiota tomou até hoje na prefeitura.

José Silva 13 de outubro de 2017, 07:20h - 07:20

Eu já estou de saco cheio com a religião dos ateus e querem impor isso.. Quanto a educação, concordo, tem coisas mais importante no momento

Anderson 12 de outubro de 2017, 21:47h - 21:47

A educação está um lixo, nossos jovens mal sabem escrever palavras simples, a maioria não lê um livro sem serem obrigados. A nossa educação é uma das piores nos rankings internacionais. Então a Secretaria de Educação tem uma ideia brilhante, rezar o pai nosso. kkkk parece piada, mas é para isto que pagamos impostos ? Este pai nosso com certeza vai fazer muita diferença lá na frente, nas provas do ENEM e de concursos públicos… kkk, eu por exemplo fiz faculdade sem pagar nada, passei em vários concursos e hoje sou um oficial de polícia militar, tudo isto graças a uma oração idiota. Numa prova de química eu escrivia ” o pão nosso de cada dia”, na de física eu lascava ” venha a nós o vosso reino…”, e por aí vai… Este secretário de educação é um bitolado, alienado, que deveria trabalhar na igreja e não na secretaria de educação.

José Silva 12 de outubro de 2017, 21:44h - 21:44

Por que não se pode orar o pai nosso nas escolas? Se o país é laico, então por que os feriados como o de hoje dia da Aparecida? Se nem tidos creem em Santos

Max 13 de outubro de 2017, 09:11h - 09:11

Não pode rezar nada na escola por que é perda de tempo, o horário de escola é para aprender conhecimento técnico e não mitologia.

O que é necessário, de verdade, são as aulas de cidadania, propostas em Resende.

Não moro em barra manda mais, mas se morasse, já teria preenchido o formulário negando essa obrigação de meu filho e enviaria um documento exigindo o tratamento igualitário a ele, sem discriminação por não participar dessa besteira.

Se vai ter culto cristão, que tenha também um tempo para rezar à baphomet ou a Goku.

الفتح - الوغد 12 de outubro de 2017, 20:14h - 20:14

Países e pessoas começam a dar errado quando querem ser muitas coisas ao mesmo tempo. Tem que assumir sua matriz cultural, sua identidade, e fim de papo!… Essa democracia onde cada um diz o que é certo ou errado, onde tudo é lícito, isso vai destruir essa sociedade já claudicante que é a nossa…

Liberdade e propriedade 12 de outubro de 2017, 23:30h - 23:30

Excelente comentário. O Brasil (Terra de Santa Cruz) nasceu com essa matriz, bem definida. Mas querem criar uma torre de Babel, cada um com sua “verdade absoluta” atacou a matriz original.

Dilermano Alfonso 12 de outubro de 2017, 20:00h - 20:00

Vou impetrar mandado de segurança imediatamente, somos ateus e meus filhos não são obrigados a acreditar em nada que não exista cientificamente. Não venham empurrar a loucura de suas cabeças para quem se interessa por seus devaneio. INCONSTITUCIONAL

Dilermano Alfonso 12 de outubro de 2017, 20:01h - 20:01

não se interessa*

الفتح - الوغد 12 de outubro de 2017, 20:15h - 20:15

Você quer obrigar teu filho a ser ateu? Vc nasceu numa família de ateus?… É muita hipocrisia…

Julio 13 de outubro de 2017, 07:19h - 07:19

Ele não é obrigado não amigo, basta vc informar que é ateu e seu filho após cantar o ini sera encaminhado para a sala. A oração é para quem acredita e assim como respeito sua falta de fé vc dve respeitar (mesmo não acreditando) na fé das outras pessoas. Só mandar o bilhete viu ? Ele não será obrigado a nada. Fique com Deus.

Cristina 13 de outubro de 2017, 16:23h - 16:23

Dilermano!!!!! Como o Espírito Santo de Deus faria TODA A DIFERENÇA na sua vida e na de seus familiares! Especialmente para resolver essa causa que você está enfrentando!

VergonhaVRFC 14 de outubro de 2017, 10:00h - 10:00

Parabéns Dilermando! Escola é pra aprender matemática, português, história étc. Quer fazer proselitismo religioso fica cada um em sua igreja. Querem impor sua fé a todos e não aceitam quem pensa diferente. Não precisamos de um Deus pra ser.bons, ser corretos e éticos.

Antonio 12 de outubro de 2017, 18:04h - 18:04

Parabéns a secretária de educação, vejo alguns reclamando mas não nenhuma manifestação quanto aquele scarnio da apresentação no museu onde podemos constatar uma apologia a homossexualismo ao zoofobia.
E também teve o caso onde os governos petista queriam emburrar nas escola a ideologia de gênero e não vi ninguém em Barra Mansa espernear…
vamos parar com a demagogia bando de hipócritas…

Leitor 12 de outubro de 2017, 19:10h - 19:10

zoofobia??????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nem sabe o que tá escrevendo. kkkkkkkk

Lúcifer 12 de outubro de 2017, 19:32h - 19:32

Toinho suíno nunca foi a um museu, não sabe nem escrever e quer dar opinião sobre “zoofobia”… Que comédia…

الفتح - الوغد 12 de outubro de 2017, 20:16h - 20:16

Pior que ser suíno é ser barramansuino…

Melo Rego 12 de outubro de 2017, 16:39h - 16:39

Falta de serviço sr Vantoil

Lúcifer 12 de outubro de 2017, 16:32h - 16:32

Blz, mas quero um dia da semana pelo menos para meus pequenos demônios colegiais fazerem a louvação do nosso líder, o Grande Satã!

Luciana 12 de outubro de 2017, 15:47h - 15:47

Sempre rezamos e cantamos o Hino Nacional, independente do credo e nunca ninguem morreu por causa disso. E aprendemos a cantar Hino Nacional. E não fazer de conta, igual aos jogadores da Seleção fingindo que sabem cantar, quando na verdade não sabem.

Tô de saco cheio 12 de outubro de 2017, 14:15h - 14:15

Qual o problema em rezar e cantar os hinos? Isso vai fazer mal para quem? Só traz benefícios. .. melhor do que ouvi músicas instigando violência e sexualidade nas crianças. Leiam a matéria direito…. NÃO é obrigatório rezar, quem não quiser é só mandar uma bilhete pelo responsável dispensando o aluno da oração. Parabéns ao Vantoil e ao Ricardo Rosas que estão pensando no futuro dos nossos pequenos cidadãos….

Maniac 12 de outubro de 2017, 14:00h - 14:00

A escola pública que deveria ser o berço de novas ideias e fomentar o respeito à diversidade nesse país tão plural e miscigenado, toma uma iniciativa tão anacrônica como essa… é de se admirar a falta de cultura e o desconhecimento histórico desse departamento político municipal!

J. Cristo 12 de outubro de 2017, 12:29h - 12:29

A verdade é que o Pai se distraiu e tornou Barra Mansa o único município rural do planeta com problema de poluição no ar. E agora inventam mais essa…
Tomara que quando ele Me mandar descer aí, Eu não tenha que topar com esses aiatolás das hóstias.
Aliás, hoje os apresentadores da Record (aquela do bispo caçador de dízimos dos otários) estão dizendo que é feriado do DIA DAS CRIANÇAS!! Sacanagem com a Mãe, né, Pai?… a Record não Me representa.

Pai, vou Lhe dizer: o Senhor é 10, mas o Seu fã-clube é dose… afff, Mãe.

madalena 12 de outubro de 2017, 20:58h - 20:58

kkkk por essas e outras que sigo Jesus.

Neir 12 de outubro de 2017, 11:40h - 11:40

Acho um absurdo, questionarem e o próprio jornal destacar a oração, e não os hinos cívicos(que a maioria de nossos jovens e adolescentes nem conhecem, e o principal, hino nacional, não sabem nem cantar). Fazia isso ha 40 anos atrás, e nem por isso éramos influenciados p/ religião A ou B. Por esse motivo (não reconhecer Deus, como Senhor da nossa nação), que estamos a cada dia mais afundando com o nosso país.
O povo só procura Deus na hora da doença, desemprego, e crises familiares. Vamos acordar gente !!??

EDMUR FERREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2017, 15:20h - 15:20

Eu reconheço Deus como meu Deus. Ninguém é obrigado a aceitar o seu Deus. Inclusive pessoas podem ter nenhum Deus e isso não os torna piores que você. Muito pelo contrário, porque achar que só existe salvação no que vc entende por Deus é que torna o mundo pior.

Cristina 13 de outubro de 2017, 16:27h - 16:27

Quer você queira ou não EDMUR, a verdade é uma só… Não tem como existir vida eterna com Jesus e reencarnação… Então nem todos os caminhos levam a Deus, como você pode pensar…

Pai Véio das 7 Encruzas das Almas 12 de outubro de 2017, 11:40h - 11:40

Saravá a todos!
Também quero pontos de Umbanda obrigatório nas escolas, pedir a a bênção pros meus Orixás.

Eparrei, minha mãe Iansã! Ogunhê meu Pai!

Rui 12 de outubro de 2017, 12:06h - 12:06

O sino da igrejinha faz blem blem blom.. .

EDMUR FERREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2017, 15:23h - 15:23

Isso aí. Começar a semana com prece a Exus e na sexta feira, Éepa Baba!

Capitalista com cartão da C&A 12 de outubro de 2017, 11:29h - 11:29

Peãozada que ruge pra sindicato, e abana a cauda pra patrão, é o sossego da Casa Grande.

Ary Góis 12 de outubro de 2017, 11:21h - 11:21

Que retrocesso! E o aluno umbandista, judeu, pentecostal, ateu etc, terá que fazer a tal reza obrigatória também? Pobre mentalidade na vanguarda do atraso.
Eu me sinto mais seguro deixando meu filho passar uma tarde no MAM do que na casa de algum padre ou bispo da Igreja.

Jão 12 de outubro de 2017, 11:09h - 11:09

Povo caça problema onde ñ tem… rezar faz mal nenhum ñ, de repente resgatar alguns valores eh o q tá faltando aí na cabeça da molecada.

EDMUR FERREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2017, 15:25h - 15:25

Desde que a reza faça parte do seu credo, tb acho que não faz mal. Quero ver se obrigar um dos seus a rezar a prece a Exus toda segunda feira na escola.

Erico 12 de outubro de 2017, 10:52h - 10:52

Nada como uma oração para se começar o dia. Se começasse ao acordar, quando chegar na porta do seu trabalho, ao começar estudar, O mundo esta essa bosta, essa merda sim, mas, justamente por todos esquecerem de quem e o dono de verdade desse mundo. O mundo ta esse inferno em todos os aspectos justamente por descrente. Sempre ouve orações, cantar o hino nacional a escolas de autrora, no entanto tinha os melhores alunos, a melhor educação. Velhos hoje que tem apenas o quinto ano da escola antiga, da um banho em muitos filhotinhos de papai cheios de faculdades. Hoje só falta o ser humano nascer assaltando e matando. Ninguém se respeita mais. Quanto a politica é só olhar a cara desse pais, desrespeitado, humilhado, tendo o titulo mundial dos piores políticos do mundo. O que tem de errado começar o dia pedindo e agradecendo a Deus, ao dono do mundo, dono de tudo. A hora que o bicho pega ai sim lembra Dele. Enquanto tiver imbecis desacreditando que Deus existe eo que é a maioria, vai ser cada vez mais indo pro buraco.

EDMUR FERREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2017, 15:30h - 15:30

Então começaremos todos, todos os dias, com a seguinte oracao:
Onisa awure a nla se
Onisa awure, oberi oman, onisa awure
A nla se, Babá…
Bom pra você?

Erico 14 de outubro de 2017, 07:08h - 07:08

Garanto que la no fundo dentro da sua consciência sua vida deve ser uma merda!

Observador 14 de outubro de 2017, 07:12h - 07:12

O melhor comentário entre todos! Quanto a esse imbecil Edimur ai , quem pensa assim é um pobre coitado, um ateu qualquer da vida. A própria vida vai ensinar ele no futuro.

Horrorizada 12 de outubro de 2017, 10:47h - 10:47

Retrocesso. O que esperar de um Prefeito e vereadores que beneficiam antigas diretoras. Algumas com mais de 70 anos de idade. Idade não é sinal de morte mas uma escola precisa de mudanças, pessoas com uma dinâmica diferente.
Aí temos um Secretário que não é da área. O que podemos esperar? Perder tempo com este tipo de coisa. Lamentável !
Triste para os alunos , para os familiares e sociedade .
Esta matéria era para falar das conquistas em robótica, prêmios, valorização dos profissionais.

paulao 12 de outubro de 2017, 10:38h - 10:38

com os anos o errado ficou tão certo…que quando finalmente fazem o certo, o povo acha que ta errado viu….eita povinho difícil…….ensina o menino no caminho em que se deve andar….ta na biblia !!!!

vergonhaVRFC 12 de outubro de 2017, 10:59h - 10:59

Podemos realizar uma oracao de todas as religioes ou só da sua?

vergonhaVRFC 12 de outubro de 2017, 10:31h - 10:31

Ainda tem a inconstitucionalidade da lei, é pura perda de tempo e desperdício de dinheiro público

ART 19 – CF

Título III
Da Organização do Estado

Capítulo I
Da Organização Político-Administrativa

Art. 19. É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

I – estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público;

II – recusar fé aos documentos públicos;

III – criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.

vergonhaVRFC 12 de outubro de 2017, 10:28h - 10:28

Tantas coisas importantes para se preocupar em Barra mansa e o secretário esta preocupado em manter seu programa de proselitismo religioso nas escolas publica, por isso que este pais esta na decadência em que se encontra.

Erico 12 de outubro de 2017, 10:41h - 10:41

Nada como uma oração para se começar o dia. Se começasse ao acordar, quando chegar na porta do seu trabalho, ao começar estudar, O mundo esta essa bosta, essa merda sim, mas, justamente por todos esquecerem de quem e o dono de verdade desse mundo. O mundo ta esse inferno em todos os aspectos justamente por descrente como você. Sempre ouve orações, cantar o hino nacional a escolas de autrora, no entanto tinha os melhores alunos, a melhor educação. Não como hoje que só falta o ser humano na nascer assaltando e matando. Quanto a politica é só olhar a cara desse pais, desrespeitado, humilhado, tendo o titulo mundial dos piores políticos do mundo. O que tem de errado começar o dia pedindo e agradecendo ao dono do mundo, inclusive da sua vida, o todo poderoso o nosso DEUS.

Cantinflas 12 de outubro de 2017, 10:22h - 10:22

Este Rodrigo Drable é mais um Samuquinha da cidade vizinha. Vai ter secretários ruins assim na …..

الفتح - الوغد 12 de outubro de 2017, 20:08h - 20:08

Samuquinha é dose pra mamute… kkkkkkkkkk!

Cantinflas 12 de outubro de 2017, 10:20h - 10:20

Sou contra. Não tem nada que inventar moda (moda pra lá de velha). O pior é fazer uma segregação com os alunos que não seguem este costume, convenhamos, para lá de ultrapassado. Cada um reza e conversa com Deus, ou com o seu Deus, da maneira que lhe achar conveniente (pensamentos, gestos, vocábulos etc).

Engenheiro 12 de outubro de 2017, 10:15h - 10:15

O Estado quer tutelar tudo o que o cidadão tem que fazer.

Golf 12 de outubro de 2017, 10:14h - 10:14

Acho positivo, até porque esses jovens precisam de orientação religiosa, mas não deveria ser obrigatório não. Poderiam revezar as orações.

Rose 12 de outubro de 2017, 11:36h - 11:36

Religião se ensina em casa é dever dos pais como educação tb, a escola ensina as matérias português , matemática e etc… Não podemos obrigar os pais a escrever uma declaração que seu filho não vai fazer a oração. Ele deveria preocupar em melhorar as condições das escolas e do ensino como dar capacitação para os professores. Precismos de gestores nas secretárias , Onde em todo governo vira cabide de emprego. e os vereadores por sua vez nunca fazem nada.

Gabriel 12 de outubro de 2017, 10:09h - 10:09

MUITOOOOOOOOOOOOOOOO BEM! É isso mesmo! Parabéns à Secretaria de Educação. Ainda há gente decente nessas secretarias.

paulao 12 de outubro de 2017, 10:39h - 10:39

finalmente alguém preocupado com a moral das pessoas….no meu tempo na escola também era assim….com o passar dos tempos acabou tudo…parabéns ao secretário

De Acordo 12 de outubro de 2017, 10:58h - 10:58

Parabéns pela iniciativa!!!!!!
Temos que dar a oportunidade aos jovens de valorizar a Pátria e a Deus!!!!!
Muitos não conhecem o Hino Nacional.
Vamos preparar jovens melhores para termos um país melhor, com educação, amor a Pátria e a Deus!!!!
Vamos valorizar e respeitar os profissionais da educação!!!!!

aposentado 11 de outubro de 2017, 22:27h - 22:27

A população aplaudiu somente o Sepe e esquerdopatas jogam contra a medida….Parabéns a cúpula da SME, Professor Ricardo Rosa e Maestro Vantuir.

EDMUR FERREIRA DA SILVA 12 de outubro de 2017, 15:41h - 15:41

Não sou do SEPE nem esquerdopatas, aliás, em se tratando do SEPE são sinônimos. Moral e civismo nunca deveriam ter saído de currículo. Já religião, casa um tem a sua e mesmo desobrigado não cristãos da prática, cria segregação. Religião se aprende e se pratica em casa e nas respectivas igrejas ou templos.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996