Serfiotis faz balanço de cem dias de governo e fala de conquistas e projetos

by Diário do Vale

Porto Real –  À frente da prefeitura por três mandatos, o prefeito Jorge Serfiotis fez nesta segunda-feira (17|) um balanço dos primeiros 100 dias de governo. Com a experiência de quem já conhece as dificuldades iniciais de um início de governo, ele se mostra tranquilo e diz que fez as escolhas certas, “plantou a semente da mudança na administração pública e começou a colher frutos de algumas medidas”.

Mesmo em tratamento médico, esbanja energia para enumerar as primeiras vitórias e projetar a solução dos problemas da cidade. “Estou 24 horas por dia dedicado à cidade, como sempre estive”, garante o prefeito, que concedeu entrevista enquanto sancionava a Lei de Concessão do Transporte Coletivo em Porto Real.

*Qual a avaliação que o senhor faz do início desta terceira experiência na prefeitura?

Jorge Serfiotis: O governo está dedicado a resolver os problemas que atingem a população, como a geração de empregos, a saúde, o transporte e a limpeza urbana. Alguns assuntos já estão bem encaminhados. Hoje estamos vivendo um momento histórico por que assinei a lei do transporte coletivo, que vai resultar em uma solução definitiva para quem precisa utilizar os ônibus urbanos. Agora podemos licitar o serviço, que não será mais gratuito, porque as finanças do município não permitem, mas será seguro e não vai mais deixar ninguém sem condução. Nossa intenção é que a tarifa seja subsidiada para os moradores de Porto Real, que vão pagar mais barato. Não é um processo rápido, mas a solução será para sempre.

*Ainda no transporte, como vai ficar o sistema de fretamento de estudantes universitários no seu governo?

Serfiotis: Vamos manter e melhorar a qualidade dos ônibus. O governo tem o compromisso de levar nossos jovens que cursam o ensino superior porque a cidade ainda não tem uma universidade. Portanto é uma obrigação nossa. Não é favor. Na última terça-feira o Tribunal de Contas do Estado solicitou o adiamento da nova licitação porque não tiveram tempo de analisar o edital. Este comunicado nos pegou de surpresa e causou alguns transtornos que já foram resolvidos. A partir desta terça-feira já conseguimos a substituição do transporte até que a nova licitação seja feita. Os problemas acontecem, mas o governo tem capacidade de reação e responsabilidade com estes jovens que estudam para no futuro levar Porto Real pra frente.

Serfiotis: ‘O governo está dedicado a resolver os problemas que atingem a população, como a geração de empregos, a saúde, o transporte e a limpeza urbana’

Serfiotis: ‘O governo está dedicado a resolver os problemas que atingem a população, como a geração de empregos, a saúde, o transporte e a limpeza urbana’

*A geração de emprego é um grande desafio praticamente em todos os municípios do país. Como Porto Real está enfrentando o problema?

Serfiotis: Andei fazendo as contas e se somarmos nossas frentes de obras na cidade, firmas contratadas pelo município este ano, os funcionários públicos contratados e os empregos que estamos conseguindo para os moradores de Porto Real nas indústrias, já chegamos a 700 postos de trabalho em 100 dias. Infelizmente ao mesmo tempo em que criamos empregos, a crise tira.  Mas o saldo já é positivo e a tendência da economia do país é de crescimento. Enquanto isso não acontece, vamos fazendo a nossa parte, dando oportunidade a quem precisa, sem abrir mão do equilíbrio fiscal da prefeitura.

*O senhor falou em frentes de obras. Já foi possível iniciar obras apesar das dificuldades herdadas pelo município?

Serfiotis: Realmente, pegamos a máquina pública com um déficit de mais de R$ 25 milhões e com uma queda significativa de arrecadação. Não fiquei me lamentando. Sabia que encontraria uma situação financeira muito problemática, por isso já chegamos colocando ordem na casa, pagando salários dos servidores, que estavam atrasados, regularizando a situação das prestadoras de serviço, negociando com fornecedores e diminuindo o número de cargos de confiança do governo. Ainda há muito para ser feito para equilibrar nossas contas, mas com estas medidas já foi possível dar o ponta pé inicial nas obras, que geram emprego e que a população tanto aguarda. Começamos com a revitalização de Bulhões, que receberá drenagem, recuperação do asfalto e uma ciclovia ligando a Vila Marina ao Santo Antônio. Com emendas do deputado federal Alexandre Serfiotis, vamos entrar em outros bairros da cidade, como o Parque Mariana, Freitas Soares e Jardim das Acácias ainda neste ano.

*A Saúde também precisou de ajustes neste início de governo?

Serfiotis: Com certeza. Ninguém discute que era preciso mudar para que a nossa saúde melhorasse. É normal que neste período de transição, alguns pontos ainda não estejam funcionando como a gente quer, mas em pouco tempo vamos retomar a qualidade no atendimento que já foi uma marca da saúde de Porto Real. Mais de 20 médicos novos estão sendo chamados e o município já conta com um mamógrafo em fase de teste, que vai reduzir muito a fila de espera por este tipo de exame. Estamos empenhados 24 horas por dia em resolver os problemas e oferecer uma saúde digna para população. Mais alguns dias e já vai ser possível perceber os resultados destas mudanças com muita clareza.

*Com relação à limpeza urbana, como o senhor pretende atuar nesta área?

Serfiotis: Conto com o apoio da população nesta tarefa. Estamos aumentando as equipes de capina e roçada, contratando mais caminhões e equipamentos, mas se o cidadão não colaborar é muito difícil deixar a cidade limpa. É uma questão de comportamento de cada um de nós. A Prefeitura vai fazer campanhas de conscientização, vamos recolher o lixo, que é nossa obrigação. Mas sempre que for necessário vamos notificar quem estiver descartando lixo irregularmente, porque isso afeta a saúde de outros moradores e a própria auto estima da cidade. Precisamos investir o dinheiro da cidade em saúde, educação, obras e geração de emprego. Para isso todos precisam colaborar.

 

You may also like

6 comments

Renata cunha 18 de abril de 2017, 18:33h - 18:33

Se a saúde já foi considerada uma das melhores porque deixou 90% dos servidores que ajudou a conseguir este feito serem demitidos e sendo tratados feito bandidos pela empresa terceirizada?
Se a saúde chegou a ganhar prêmio como a melhor do estado agredito que seja por mérito de todos desde a hotelaria hospitalar até a gestão é direção da mesma,e no entanto todos de nível fundamental e técnico foram dispensados sem nenhuma consideração ou respeito.

Silvio do Jardim Real 18 de abril de 2017, 12:23h - 12:23

Sr Prefeito, Por favor!
Ajuda a população no transporte coletivo, nós não queremos que o transporte seja de graça, precisamos é de mais linhas , pois a Falcão está fazendo o que quer, reduzindo os horarios, os ônibus estão sucateados, estão lotados nos horarios de pico, onde é possivél gastar 40 minutos do centro até a praça de Floriano, se eles não estão suportando a demanda deixa outra empresa concorrer, isto é uma judiação com os trabalhadores que saem de Porto Real para trabalhar em outras cidades, acho que isto é a 1° coisa que as pessoas precisão para buscar novos horizontes.

Manoel, o pintor 18 de abril de 2017, 07:29h - 07:29

Baiano, por favor, pare de brincar com nossa inteligência e tentar se desvincular da administração anterior. A prefeita era a inútil, mas quem mandava era vc.

VAI VENDO 17 de abril de 2017, 23:33h - 23:33

Dívidas de 25 milhões? Porto Real é uma cidade nova e já tem isso tudo de dívida?

Mas claro, já era de se esperar pela falta quem CONHEÇA a Administração Pública e ENTENDA de Gestão Pública.

Boa a apresentação dos 100 primeiros dias de governo!

Até agora já apresentaram Porto Real, Volta Redonda, Pinheiral, Quatis e Angra dos Reis. Está faltando Resende BM, Parra do Piraí, Pirai, Mendes, Rio Claro e Paraty.

Pensando bem... 17 de abril de 2017, 22:53h - 22:53

Um tanto chateada com o prefeito,embora sabedora do prob de saúde que o mesmo esta passando, quero lembra-lo que a muito a FARMÁCIA esta vazia.Injusto com a população que vai volta e nada de chegar medicação que tô precisam.NÃO ENTENDO NÃO. VEJO NENHUMA MELHORA NO CHAMADO 100 dias de governo.EU VOTEI NO SR SERFIOTIS e quero ver a cidade realmente se reerguer.Mas,será que vai?

VAI VENDO 18 de abril de 2017, 13:52h - 13:52

Se ficar aí parada, a sua cidade tbm ficará parada, mas só para o povo.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996