Vereador cobra medidas emergenciais para segurança em Resende

by Paulo Moreira

Foto: CMR
DeAraújo: ‘Não adianta pensar que só ações repressivas da PM vão atenuar o problema da violência’

Resende – Em resposta aos episódios de violência que assolaram bairros de Resende nos últimos dias, o vereador De Araújo (MDB) participou de um encontro com a Polícia Militar para buscar alternativas para a situação. Durante a reunião com o comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Rhonalth Bueno Pereira, o vereador De Araújo (MDB) destacou a explosão de violência em bairros do município, especialmente no Surubi, no Santo Amaro e na Vicentina.
“Como policial militar que sou há 28 anos, conheço de perto a realidade da segurança pública em Resende e do estado do Rio de Janeiro. O projeto das unidades de polícia pacificadora (UPP) era excelente na sua concepção, porém, com o passar do tempo, vieram à tona diversos escândalos de corrupção promovidos pelos governantes. Essa corrupção desenfreada misturada à má gestão, especialmente do ex-governador Sergio Cabral, teve como consequência essa onda enorme de violência que assola o estado”, apontou De Araújo.
Ele também alertou para a situação dos bairros do Surubi, Santo Amaro e Vicentina. “Tem havido até mesmo toque de recolher para os moradores. É um completo absurdo o ponto a que chegamos”, criticou. O comandante do 37º BPM, por sua vez, comprometeu-se com o parlamentar a discutir os problemas enfrentados por Resende com a cúpula da Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o parlamentar do MDB, sempre que o estado falha em suas atribuições, especialmente nas regiões mais carentes, as facções criminosas assumem o papel de prover o que as pessoas mais precisam. “Não adianta pensar que só ações repressivas da PM vão atenuar o problema da violência. Essa é uma questão muito mais ampla e envolve uma série de ações sociais que precisam ser realizadas na forma de políticas públicas, de modo a oferecer condições decentes de vida aos moradores, tais como saneamento básico, saúde e educação públicas de qualidade, entre outros. Portanto, é necessário pensar a questão da segurança pública como um todo, inclusive com ações preventivas, e não apenas repressivas. Além disso, é preciso melhorar as condições de trabalho dos policiais. É desumano o que fazem com esses profissionais. O governo joga o policial militar dentro de uma UPP sem a mínima infraestrutura, colocando o agente em constante perigo”, destacou. Em tempo, em 2017, morreram 134 policiais militares em todo o estado, e neste ano, até o momento, já foram registradas 58 mortes de PMs.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996