Vereador promove mutirões de limpeza em Barra Mansa

Por Diário do Vale

Barra Mansa – O vereador Marquinho Pitombeira (PSDB) e sua equipe de trabalho têm promovido uma série de mutirões de limpeza em Barra Mansa. O último ocorreu sábado (22), nas ruas Prefeito João Luís e Chefe Oliveira Barbosa, em Saudade. No local, havia um montante de lixo e entulho debaixo do Viaduto Antônio de Aguiar Marins que incomodava os moradores. Ao longo do mutirão, que teve início na última terça-feira (18), sete caminhões com entulho e lixo foram retirados. O trabalho contou com a adesão de moradores.

A iniciativa partiu do próprio Marquinho em conversa com o presidente da Associação de Moradores do bairro de Saudade, Leonardo Camargo Dias.

– Nós fizemos um trabalho parecido na Vila Maria, onde retiramos lixo e entulho. O Leonardo é meu amigo e ele comentou que essa área era usada como descarte de materiais e lixo, inclusive em sua maioria por pessoas de fora. Nós sabemos que a prefeitura está passando por dificuldades financeiras e conversei com o pessoal do setor de Resíduos Sólidos do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e eles não tinham como fazer este trabalho porque estão com um caminhão estragado, então tivemos essa iniciativa. Além da limpeza, que foi positiva até pela questão de saúde pública, conseguimos algo muito legal que foi mobilizar a comunidade na tarefa – destacou Marquinho, acrescentando que mudas de plantas conseguidas por ele junto ao Horto Municipal e outras doadas pelos moradores locais foram plantadas onde estava o lixo.

O vereador comentou que além da retirada do lixo, o mutirão contou com o apoio do setor de Iluminação Pública para a troca de lâmpadas que estavam queimadas. Antes da limpeza, que fez a retirada até de um sofá, os moradores eram obrigados a conviver com a sujeira e seus perigos. Como é o caso da dona de casa Ivete Costa que “recebeu a visita” de uma cobra há uma semana.

– A cobra estava nesse lixo e quando colocaram fogo ela foi para o meu quintal. A gente via que o entulho era deixado por carros de fora daqui, eles vêm, deixam o lixo aqui e vão embora. Esse lugar estava esquecido, algumas lâmpadas queimadas e a gente conhece histórias de meninas que foram assaltadas ali na passarela. Já pedíamos há muito tempo por essa limpeza para muita gente, mas somente agora conseguimos com o Marquinho e sua equipe – falou a dona de casa.

Marquinho finalizou dizendo que pretende dar continuidade a essa ação, que segundo ele, previne doenças, a proliferação de animais peçonhentos e consequentemente o aumento da autoestima da população.

– Alguns bairros de Barra Mansa estiveram esquecidos no governo passado e agora estamos conseguindo levar esse trabalho para algumas comunidades que tanto necessitam. Pretendo continuar com esse mutirão, até pela situação financeira que se encontra a prefeitura. Além de ser uma questão de saúde pública, porque acabamos eliminando focos e criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, também recuperamos a autoestima da população – enfatizou.

Limpeza: Sete caminhões com entulho e lixo foram retirados da área embaixo do Viaduto Antônio de Aguiar Marins, em Saudade (Foto: Divulgação)

Limpeza: Sete caminhões com entulho e lixo foram retirados da área embaixo do Viaduto Antônio de Aguiar Marins, em Saudade (Foto: Divulgação)

 

VOCÊ PODE GOSTAR

13 Comentários

Cidadão 26 de abril de 2017, 00:40h - 00:40

A única pessoa que tem feito esse trabalho de limpeza e de tentativa de tornar esse local citado na reportagem – que fica na parte de cima da linha do trem, no bairro Saudade – é a moradora local a Sra. Dª Maria Magalhães, uma idosa de 80 e poucos anos. que com muito carinho e abnegação, cuida do local. Sou testemunha por sempre passar neste local e ver o seu trabalho. Quanto ao vereador,é louvável a sua atitude, mas não é sua função; além de que soa como populismo barato. PRONTO, FALEI!!!

VAI VENDO 25 de abril de 2017, 11:09h - 11:09

Em VR temos tbm vereadores deste tipo “sem noção” de suas funções.

Em VR tem vereadores que tbm pagam voluntários para fazer capina e limpeza pública que é uma obrigação do prefeito.

VAI VENDO 25 de abril de 2017, 11:06h - 11:06

O vereador trabalhando dentro da CMBM com o mesmo empenho seria mais útil a toda a cidade.

Ele NÃO CONHECE a Administração Pública e NÃO ENTENDE de Gestão Pública. Está aí mais uma ´prova do que venho falando há tempos. Aliás, em todos os governos da região não tem esse profissional, exceto em VR com o secretário de administração Julio César de Abreu.

Vereador, está não é sua função. A sua função é estar na CMBM preparando leis e fiscalizando o prefeito. O que faz é obrigação do secretário/prefeito acompanhado pelo presidente da associação de moradores.

Deixe de ser enganador de gente inocente e volte para a CMBM. Chegando lá convoque o secretário para explicações. Caso não concorde peça a renúncia do prefeito, oras bolas. Você como vereador pode e deve fazer isso.

Morador de BM 24 de abril de 2017, 21:27h - 21:27

Ele deveria se candidatar a uma vaga de gari no limpeza urbana.
Vereador é outra coisa.
Se quer fazer esse tipo de trabalho , fica em off sem divulgação.

BarraMansafalida 24 de abril de 2017, 12:13h - 12:13

Enrolando todo mundo pra dizer que fez alguma coisa. Isso é obrigação! Se lica cambada de inocente!

Anastásio 24 de abril de 2017, 10:46h - 10:46

O Marquinhos Pitombeira vem fazendo este trabalho, junto a sua equipe, desde janeiro – antes mesmo de ter tomado posse como vereador. Limpou e organizou áreas da Vila Maria, inclusive revitalizando a ponte do bairro com nova pintura, áreas do ponto final de Saudade etc. Ao meu ver ele vem fazendo aquilo que dá ibope perante o povo, mas como temos um povo desinformado é capaz que ninguém saiba o que de fato deve fazer um vereador, que não é limpar e nem capinar, e sim fiscalizar o executivo (a prefeitura). Ocorre que quando um vereador sente que não tem a competência para escrever uma lei, emplacá-la e levá-la adiante, começa a querer “mostrar serviço” fazendo aquilo que é responsabilidade da prefeitura. Se por um lado o povo adora e acha que o vereador está “trabalhando sério” com isso, do outro lado o próprio povo perde em fiscalizações não feitas, leis não criadas e rediscutidas entre outras ações que melhorariam não somente para moradores de uma região, mas de todas. O que vemos claramente no Marquinhos, que é uma excelente pessoa diga-se de passagem, é que o mesmo irá adotar como sua imagem essas limpezas que na prática são passageiras e momentâneas. O que ele não percebe é que está dando um tiro no próprio pé, pois é o próprio povo imundo é que suja isso tudo denovo e se o Marquinho não voltar lá para tirar ele é um vereador que faz pouco caso, largou o bairro pra lá, nem aparece mais, etc…enfim, um vereador insistir nisso é se escravizar perante um povo que não faz por onde para manter a limpeza e organização. Mais tarde, por seguir essa estratégia suicida, Marquinhos vai pagar o preço na urna por não ter pensado no todo, o que definitivamente não é fazer o que é competência da prefeitura.

CREUSA 24 de abril de 2017, 08:46h - 08:46

MARQUINHO FAZ ISTO TAMBEM NO BAIRRO JARDIM GUANABARA, POIS O BAIRRO ESTÁ ABANDONADO, CHEIO DE MATOS E SUJEIRA NAS RUAS, O IPTU JA VEIO, MAIS A MANUTENÇAO NADA, IPTU É PARA ISTO NAO É, MANTER OS SERVIÇOS NOS BAIRROS, BARRA MANSA COBRA CARO DE TUDO, AGUA É UM ABSURDO, LUZ NEM SE FALA, AGUA TEM HOJE 7 DIAS QUE ESTÁ COM VAZAMENTO NA RUA EDSON MARTINS DE SOUZA, E O SAAE NAO MANDA CONSERTAR, NA ENTRADA DO BAIRRO TAMBEM TEM VAZAMENTO, POR ISSO QUE TEM DE COBRAR CARO A AGUA PARA COBRIR O ROUBO DO SERVIÇO MAL PRESTADO.

VAI VENDO 25 de abril de 2017, 11:15h - 11:15

O seu bairro está assim é justamente porque os vereadores não trabalham em prol do coletivo. Eles nem sabem o que estão fazendo nas câmaras, além de POLITICAGEM e enganando gente inocente que tbm não procuram sair do analfabetismo político.

Em VR os vereadores não têm tempo de trabalhar na CMVR porque estão nas ruas fazendo o trabalho do presidente de associação de moradores.

gonçalves 24 de abril de 2017, 06:33h - 06:33

na vila maria que está efetuando as mudança nao é o sr Pitombeira e sim o Junior da van, para de surfar na onda dos outros.

Hum 23 de abril de 2017, 19:02h - 19:02

Embora a atitude seja positiva, ao meu ver, perante a lei ela não é, pois um vereador está invadindo a competência do executivo, quem era para ter essa iniciativa, e o que é competência do vereador é fiscalizar e criar leis, o vereador deveria cobrar do executivo que o lixo fosse recolhido, pois isso sim é o trabalho de um vereador, invadir a competência de outros, só mostra como nosso país vive uma bagunça com quebra das regras e que cada um faz as suas, mesmo que esse iniciativa seja boa. Acredito que isso possa dar dor de cabeça a esse vereador, pois o dinheiro de vassouras, pás, combustível para o veículo veio do bolso dele? é no mínimo questionável essa iniciativa que se mostra mais populista, poderia criar uma comissão no legislativo para verificar isso, cobrar que os serviços sejam prestados adequadamente, e se ele deseja mesmo colocar a mão na massa, solicitar ao prefeito um cargo de secretário de serviços públicos para colocar a mão na massa, pois vontade de fazer já demonstrou e assim seria o correto e até mesmo o melhor para a população.

Sou BM 24 de abril de 2017, 16:34h - 16:34

Concordo. Ele com certeza será denunciado por um de seus “amigos” vereadores.

VAI VENDO 25 de abril de 2017, 13:05h - 13:05

Vamos aguardar uma comissão de vereadores para saber de onde saiu esse dinheiro. Se recursos da prefeitura foram usados para atender caso particular, o RD estará enrolado.

RODRIGO PIMPÃO 23 de abril de 2017, 18:31h - 18:31

É POR ISSO QUE OS PREFEITOS ELEITOS EM BARRA MANSA DEITAM E ROLAM COM DINHEIRO PÚBLICO. EM VEZ DO VEREADOR FICAR FISCALIZANDO O PODER EXECUTIVO, FICA AÍ FAZENDO CAPINA, PARA ENGANAR O POVO……
MAS O POVO NÃO É MAIS BOBO. SE NÃO MOSTRAR TRABALHO, CRIAR LEI, FAZER VALER O VOTO QUE GANHOU, PODE TER CERTEZA, VAI SER UM MANDATO SÓ, E NUNCA MAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!SÓ VOU DAR UMA IDÉIA! AO INVÉS DE FICAR PERDENDO TEMPO COM POUCA COISA, PORQUE NÃO CRIA UMA LEI, PELO MENOS UMA!!! EM BARRA MANSA PRECISA URGENTE DE SER UMA CIDADE COM ACESSO FÁCIL PARA CADEIRANTE……….O QUE VI PERTO DA SANTA CASA UM DIA DESSE, FOI UMA COVARDIA, UMA SENHORA TENTANDO ANDAR COM A CADEIRA DE RODAS, E ACABOU CAINDO, POIS A CALÇADA CHEIA DE BURACOS………………PELO MENOS AS CALÇADAS DEVERIAM SER RETAS, POIS AS RUAS O POVO JÁ SABE COMO TÁ E VAI FICAR POR ESTE MANDATO INTEIRO, E NOS PRÓXIMOS 30 ANOS PELA FRENTE!!! BARRA MANSA NA BERLINDA COM OS POLITICOS!!!!!!!!!!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996