Volta Redonda apresentará diagnóstico dos bairros sobre a mobilidade urbana

Por Paulo Moreira
Desafio: Com mais de 140 mil veículos, trânsito em Volta Redonda apresenta lentidão (Foto: Paulo Dimas)

Desafio: Com mais de 140 mil veículos, trânsito em Volta Redonda apresenta lentidão
(Foto: Paulo Dimas)

Volta Redonda – Durante a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, que acontece nesta sexta-feira, dia 19, e sábado, dia 20, será apresentado aos participantes o diagnóstico qualitativa das demandas da população sobre mobilidade urbana. Os dados foram colhidos através de 21 encontros, feitos em diversas regiões da cidade, com a população. O motivo foi colher dados, receber demandas e sugestões de melhorias, visando a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda.

A 2ª Conferência Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana será realizada nesta sexta-feira, dia 19 (das 18h às 21h), e no sábado, dia 20 (das 8h às 11h), no auditório da Universidade Federal Fluminense (Uff), campus Aterrado. Durante o encontro, também serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comutran).

Já o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, explicou que o Comutran vai fazer o controle social do Plano de Mobilidade Urbana.

— Estamos construindo o plano de forma participativa. Fizemos encontros nos bairros para ouvir a população e agora vamos apresentar o diagnóstico com as maiores demandas. Através do Comutran, a população irá fazer a fiscalização e aplicação do PlanoMob — explicou o secretário.

O secretário destacou ainda a importância de se ter políticas públicas efetivas para mobilidade urbana. “Durante os encontros, os moradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer um diagnóstico sobre a mobilidade de Volta Redonda. Entre 2001 e 2015, a nossa população cresceu cerca de 7%, enquanto a frota de veículos aumento mais de 130%. Somos a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais carros para cada 100 mil habitantes”, destacou.

O prefeito Samuca Silva ressaltou, por sua vez, que a 2ª Conferência de Mobilidade Urbana será uma ótima oportunidade para se debater a cidade.

— Vamos criar políticas públicas para mobilidade urbana para os próximos 20 anos. Precisamos pensar a cidade para o presente e o futuro. Criamos agora o Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Mas além da eleição para os membros do Comutran, nossa 2ª Conferência também será mais uma etapa da construção do Plano de Mobilidade Urbana — disse.

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12 Comentários

Aida 24 de janeiro de 2018, 21:49h - 21:49

A Conferência foi INÚTIL mais uma vez. Só serviu para a eleição do Conselho, que possui APENAS 1/3 de representação social.
A apresentação do Diagnóstico então, FOI RIDÍCULA! Gráficos básicos que não apresentam nem de longe o que ocorre na cidade.
Este é TODOS os outros Conselhos como Meio Ambiente, Educação e Juventude…. TUDO PARADO! Marketing puro…

k 47 23 de janeiro de 2018, 21:39h - 21:39

realmente as reuniões do Samuca não estão resolvendo nada,é só observar a cidade! vamos lá
rodovia dos metalúrgicos as escuras, as ruas da cidade puro buracos até no centro aterrado e etc…
beira rio abandonada um local ande as pessoas passeiam e praticam esportes, tudo escuro e em deterioração
os pontos de ônibus tudo escuro, e olha que quase todos possuem postes de iluminação, colocados pelo prefeito aqui muito criticado.canteiro da rua 2 no conforto está abandonado iluminação e manutenção não existe. rio da 209 com as muretas tudo caindo e pontos de ônibus destruídos. e tem mais pontes viadutos praças etc…
sem contar o que foi entregue e ainda está parado….

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 20 de janeiro de 2018, 16:57h - 16:57

O cidadão fala que a solução para o trânsito é o transporte coletivo de qualidade. Ele apenas replica o que ouve por aí…

Aí eu digo: Curitiba, que é considerada modelo nesse setor há muitos anos, tem a maior frota de automóveis per capita dentre as capitais brasileiras. Como que um bom sistema de transporte público não dissuadiu o povo da idéia de ter seu próprio carro?… A resposta não é tão simples e a solução menos ainda…

Volteco 20 de janeiro de 2018, 01:17h - 01:17

A solução para o trânsito é ter peito e não temer consequencias políticas. É implementar o rodízio ou cobrar pedágio urbano nas horas de pico. Elevar o preço do estacionamento rotativo e utilizar esse recurso para financiar mais gratuidades nos ônibus. É implantar a rede cicloviária. Se o Samuca não fizer isso seguirá no mesmo erro de mobilidade urbana do governo do Neto que apenas investiu na mobilidade dos carros e entregou a cidade completamente engarrafada.

Alérgico 19 de janeiro de 2018, 23:03h - 23:03

E a ponte do Casa de Pedra?

Pm é a lei.Vamos apoiar 19 de janeiro de 2018, 15:22h - 15:22

Mas rindo a toa de ver a pontinha da Casa de Pedra pronta e bonita.Essa mesma ponte que o Neto inaugurou sem acabar,devendo a firma que o contratou,e depois foi inaugurar um Hospital Regional sem acabar,Neto é vergonhoso tipo de politiqueiro desse Brasil das mafia e mafiosos.Tal de Braguinha do governo dele e da patota está no xadrez,que apodreça lá,Albertassi tido como irmão.

Pm é a lei.Vamos apoiar 19 de janeiro de 2018, 15:18h - 15:18

A bem da verdade é cedo pra avaliar a totalidade do governo do Samuca.

Pm é a lei.Vamos apoiar 19 de janeiro de 2018, 15:17h - 15:17

A pontinha da Casa de Pedra está terminando.Melhora muito pouco a mobilidade em geral ajuda e muito pra redondeza,agora é verdade mesmo com a passagem de buzu fedido,mal conservado,sem ar condicionado eu não pago essa passagem de quase 4 reais.Isso será um desafio e tanto ao Prefeito Samuca.Mas eu estou gostando um pouco do governo dele para a população,CSN pagou à vista o IPTU,isto é fato histórico,claro que foi mais que obrigação,mas articulação houve sim.Estou gostando pois acabaram a mamata de viagens a hotel de luxo que o Neto dava para a terceira idade.Nada contra a terceira idade pois estou quase lá,mas a Prefeitura não é pra um grupo isolado, e aplicar luxo e quem sabe desvios do dinheiro do povo,e sim gestão bem aplicado de recursos.Parabéns Prefeito corta toda a farra com dinheiro do povo.Não se meta com coisa errada que eu voto dessa vez em ti.

Alberto 19 de janeiro de 2018, 11:28h - 11:28

Não precisa fazer conferências ,encontros e reuniões que não R esolvem nada.
Samuca Marqueteiro vai
pra rua e veja a cidade dos buracos!!!Se acabar com buracos a velocidade dos carros e ônibus sobem uns 50%
Só isto
Acabar com buracos nas ruas!!!!!!!

VAI VENDO 21 de janeiro de 2018, 01:20h - 01:20

Concordo contigo em fazer reuniões na PMVR pouco resolvem a situação dos bairros. Eu acompanho o trabalho e ajudo o presidente da associação do bairro que resido e posso afirmar que ninguém além dos moradores conhece o bairro melhor. Nem prefeito, nem secretário e muito menos vereador que está mais preocupado em dar diploma para padres e pastores para cobra apoio no próxima eleição.

Sugiro entrar no sitio da pmvr e acessar “A CIDADE QUE HERDAMOS”. Veja Vc mesmo muita coisa parada depois de 01 ano de governo.. Serviços simples ainda parados. Se Vc abre o portão eletrônico e desfila com o seu carrão importado – financiado ajudando o banqueiro ficar mais rico – de vidros escuros, certamente não vê nada de ruim, pois se acha um completo americano transitando no meio do lixo e não percebe..

jota 19 de janeiro de 2018, 07:52h - 07:52

Com a passagem quase 5 reais, prefiro ir de carro mesmo, ida e volta 10 real. A gasolina é cara, mas o preço da passsagem ainda me faz querer usa-la

Smilodon Tacinus - O Emir Cicutiano 19 de janeiro de 2018, 00:32h - 00:32

É como se cada morador de Resende e Porto Real, inclusive crianças e idosos, tivesse um carro… Cabe salientar que a proporção de motos e caminhões no total dessa frota é relativamente baixa, VR tem é muito automóvel mesmo… Não vejo uma solução que implique em facilidades ao tráfego desses veículos, nada que não seja extremamente caro…

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