sexta-feira, 24 de novembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Volta Redonda encerra primeira fase de debates sobre Plano de Mobilidade Urbana

Volta Redonda encerra primeira fase de debates sobre Plano de Mobilidade Urbana

Matéria publicada em 10 de novembro de 2017, 17:57 horas

 


Volta Redonda – O município deu mais um passo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, que irá nortear as políticas públicas sobre o tema pelos próximos 20 anos. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (09). A prefeitura encerrou a fase de coleta de dados da população sobre o assunto, recebendo demandas e sugestões de melhorias. Foram 21 encontros em regiões da cidade e três reuniões com associações, entidades de classe, sindicatos e universidades.

O encontro aconteceu no auditório da prefeitura. O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, fez um balanço positivo dos encontros.

– Foi realmente uma oportunidade para que as pessoas pudessem passar suas opiniões sobre mobilidade. Esse diagnóstico é um ponto de partida, foi importante para a gente receber essas informações. Mais de 500 pessoas compareceram aos debates com intuito de, de fato, ajudar na construção do PlanoMob –  comentou.

Conferência

A prefeitura vai realizar em dezembro a 2ª Conferência Municipal de Mobilidade Urbana, conforme informou o prefeito Samuca Silva.

– Nessa oportunidade vamos eleger os membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, um compromisso do nosso governo. Ouvimos a população nessa fase de discussão do PlanoMob e vamos apresentar um diagnóstico dessas demandas na conferência. Vamos criar um Plano de Mobilidade pensando em políticas públicas para os próximos 20 anos – disse.

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana terá o papel de fazer o controle social do PlanoMob. “A sociedade, além de ajudar a construir o PlanoMob, vai ter papel fundamental na fiscalização de sua aplicação”, acrescentou o prefeito.

Já o secretário municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Júlio Andrade, explicou a importância dos debates para a construção do PlanoMob.  “Temos uma série de diretrizes a seguir, conforme legislação federal, entre elas que os pedestres e ciclistas têm prioridade sobre os modos motorizados. Além disso, os veículos de transporte coletivo têm prioridade sobre os veículos individuais”, disse.

Durante os encontros, os moradores ainda tiveram a oportunidade de conhecer um diagnóstico sobre a mobilidade de Volta Redonda.

– Nos últimos anos, a nossa população cresceu cerca de 7%, enquanto a frota de veículos aumento mais de 130%. Somos a cidade do Estado do Rio de Janeiro com mais carros para cada 100 mil habitantes – destacou.

Moradora do São João há 47 anos, Cláudia Mara fez questão de participar do debate em seu bairro sobre o tema.“Foi uma oportunidade da gente poder expor a prefeitura os problemas do bairro. Somos nós que moramos aqui e que conhecemos os problemas de perto”, disse, ressaltando que, entre os problemas do bairro, estão estacionamento irregular e obstrução das calçadas.

Os debates para a construção do PlanoMob foram organizados pelas secretarias municipais de Transporte e Mobilidade Urbana; Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão; e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU).

No auditório: Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, fez um balanço dos encontros (Foto: Evandro Freitas/Secom)

No auditório: Secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, fez um balanço dos encontros (Foto: Evandro Freitas/Secom)

 

Dados sobre número de veículos em Volta Redonda (2015):

 

Automóvel: 91.189

Caminhão: 2.368

Caminhão trator: 312

Caminhonete: 6.560

Camioneta: 4.507

Micro-ônibus: 424

Motocicleta: 14.820

Motoneta: 2.106

Ônibus: 630

Trator de rodas: 7

Utilitário: 715

Outros:1.458

Total de veículos: 125.096

 

* Os dados são do ano de 2015 e fornecidos pelo Denatran

Um comentário

  1. Tem que diminuir o número de ônibus que passam pela 33, está um caos. E a alça no Viaduto para desviar o trânsito, passando por trás da Capela Mortuária ? Quando vai sair ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document