Volta Redonda prepara adesão à Agenda 2030 das Nações Unidas

by Paulo Moreira
Compromisso: Samuca afirma que seu plano de governo pretende tornar Volta Redonda referência em desenvolvimento sustentável

Compromisso: Samuca afirma que seu plano de governo pretende tornar Volta Redonda referência em desenvolvimento sustentável

Volta Redonda – Com o objetivo de cuidar do meio ambiente e promover o desenvolvimento econômico sustentável, Volta Redonda vai aderir à Agenda 2030, criada pelos países membros das Nações Unidas durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável. A agenda consiste em 17 objetivos a serem cumpridos visando a sustentabilidade. O prefeito Samuca Silva criou um Grupo de Trabalho para elaborar o Programa Municipal de Sustentabilidade e Desenvolvimento, visando a viabilidade do município em aderir a Agenda da ONU e ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia.

Samuca destacou que, em seu Plano de Governo, há compromissos firmados com o meio ambiente. “Principalmente no campo da sustentabilidade, posicionando Volta Redonda como referência em desenvolvimento sustentável com a preservação de seu patrimônio ambiental”, destacou o prefeito, reforçando: “Há a necessidade de inserir Volta Redonda no contexto dos grandes debates e ações sobre o desenvolvimento urbano, sustentável e ambiental, bem como gerar políticas públicas sobre o tema”, completou o chefe do Executivo.

O Grupo de Trabalho será coordenado pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), em parceria com as secretariais municipais de Meio Ambiente e de Planejamento Transparência e Modernização da Gestão; o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU); e o Gabinete de Estratégia Governamental.

Segundo o gerente do Escritório de Gerenciamento de Projetos, Silvio Gomide, os objetivos e metas da Agenda 2030 vão estimular ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial. “Essas ações abrangem o acesso à Educação, aos serviços básicos de Saúde, empregos, sustentabilidade energética e ambiental através da adoção de energias limpas, conservação e gestão dos ecossistemas terrestres e marinhos, e o combate à desigualdade em todos os níveis”, destacou Silvio.

Silvio ainda sublinhou que a Agenda 2030 foi adotada por 193 países-membros das Nações Unidas, inclusive o Brasil, na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015.“A Agenda consiste em uma declaração, 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e suas 169 metas, bem como uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um roteiro para acompanhamento e revisão”, explicou o diretor do EGP.

You may also like

14 comments

ta dificil! 15 de agosto de 2017, 10:40h - 10:40

O desencontro do prefeito com o povo e impressionante.
Temos tantas prioridades urgentes mas o prefeito fecha os olhos e finge que nao enxerga.
Violencia crescendo ,cidade suja,obras inacabadas.
Pobre VR

Pagador de impostos 14 de agosto de 2017, 09:50h - 09:50

Calma gente. O prefeito, foi eleito pelo PV, ao que consta, comprometido com as causas ambientais. Não, não é mais do PV. Agora é de um tal Podemos. Sei lá o que isso significa (além do marketing certamente copiado do We can, do Obama). Enfim, como muitos já disseram, trata-se de muita firula e conversa. Por que não fazer o “feijão com arroz” primeiro ? Um exemplo ? A coleta seletiva, coisa simples, e barata de se fazer. No meu bairro, o caminhão passa quando quer e nas ruas que quer. Affff. Reclamar parece não adiantar. Já fiz várias e nada….nada…..nada….
Concordo com o pessoal. Não é feita poda de árvores e sim mutilação das mesmas. Vamos indo de mal a pior.

Eco 13 de agosto de 2017, 22:06h - 22:06

É piada dizer que Volta Redonda tem alguma política de meio ambiente. Até agora nenhuma ação concreta para retirar os carros das ruas que poluem alucinadamente.

Cantinflas 13 de agosto de 2017, 11:40h - 11:40

Este Samuca só tem projetos subjetivos, intangíveis, sonhadores. De concreto mesmo e tangível…nada !

VAI VENDO 13 de agosto de 2017, 23:00h - 23:00

Eu alertei aqui para não votarem nele. Agora aguentemos, né?

FUNCIONÁRIO 13 de agosto de 2017, 06:26h - 06:26

é só blá blá blá mesmo funcionários públicos sabem disso .

Belo Antonio 12 de agosto de 2017, 21:15h - 21:15

Prefeito Samuca te convido para dar um passeio a pé pelas Ruas da Vila Santa Cecilia, para ver o que estão fazendo com as árvores. Cada casa que é derrubada na Rua 33, e construída uma loja (nada contra) da construção das lojas, mas sim totalmente contra o corte das árvores. A 15 anos atrás em cada quadra haviam 4 árvores de cada lado da Rua. Foram cortando, cortando, hoje em dia temos apenas 20 % das que existiam. PIOR desses 20 % 5 % estão morrendo por excesso de pragas. Esse absurdo numa cidade com uma Siderúrgica poluindo o meio ambiente. Tenho certeza que estou perdendo meu tempo reclamando aqui, mas continuarei, inclusive tenho fotos para provar essa matança da natureza em nossa cidade. Com a Palavra o secretário de meio ambiente e o sr. Prefeito.

Gilberto 15 de agosto de 2017, 18:58h - 18:58

Seria bem mais inteligente se acabassem com essas velhas arvores que danificam as calçadas, as redes elétricas e põem em riscos os pedestres e motoristas em dias de ventanias e chuvas. E plantassem grandes quantidades de arvores novas, nas subidas do laranjal, Bela Vista, no morro do Rosario e no morrinho da igreja Santa Cecilia. Aí sim contribuiriam com o meio ambiente e com a limpeza da cidade

Jonson 12 de agosto de 2017, 12:05h - 12:05

A PMVR bem destruindo ara árvores da cidade com podas mal feitas. Acabando com o sombrear entorno tão importantes no verão. Outra coisa, árvores foram cortadas na AV Florestal para construções irregulares e com o patrocínio de um certo vereador…DV essa denúncia e grave. Não sensores a sociedade precisa saber. Onde está o IPPU que não fiscaliza?

Sebastião 12 de agosto de 2017, 08:44h - 08:44

Secretarias: Gabinete de estrategia Governamental ?? Escritório de gerenciamento de projetos ??
Onde e isso ?
O secretario de meio ambiente primeiro tem que cuidar e da poluição ambiental que esta na nossa
cidade.
Buzinas , motocicletas sem abafador na descarga, carros de som de propaganda, esgoto jogado nos rios
Etc…
Vamos resolver na nossa cidade primeiro. Prefeito vem para rua ver como esta o barulho.

Eli 12 de agosto de 2017, 06:49h - 06:49

Como sempre………conversa e planos!pra um futuro bem distante!Meu Deus!

papo reto 12 de agosto de 2017, 05:04h - 05:04

esse cara é só blá blá blá.

Indignado 11 de agosto de 2017, 22:18h - 22:18

Existe já projetos de ciclovias para permitir o deslocamento de ciclistas pela cidade, eu sou um entusiasta e adepto. O ciclismo cresceu muito nos últimos anos em nossa região. Aqui em Volta Redonda foi feita uma ciclovia na Beira Rio que em pouco tempo ficou totalmente encalombada que não permite um pedalar minimamente confortável. Essa obra não fugiu dos padrões de obras tupiniquins. Qualidade horrível.

agafjgjjkWantuil fortes Silvério 11 de agosto de 2017, 21:01h - 21:01

Primeiro , Quê não estão preocupados com meio ambiente, Volta Redonda é uma cidade inchada de carros e sem nenhum meio alternativo na questão do transporte público e do municipal. Eu tenho informação que nós estados unidos, Que lá não há táxi para um só passageiro. Se vier de fora e chegar ao aeroporto do Rio.Vai está uma van táxi ,com direção à rodoviária novo Rio e rodoviária de Niterói .Com isso elimina 50% dos fluxos de carros nos aeroportos e 10% nas avenidas. Quem é Samuca? Não está lutando pela Duplicação da BR 393 e nem lutando pelo TREM REGIONAL. Falar em meio ambiente , É conversa para boi dormir….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996