quinta-feira, 15 de novembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Barra Mansa recebe caminhão de mamografia na semana que vem

Barra Mansa recebe caminhão de mamografia na semana que vem

Matéria publicada em 21 de junho de 2018, 18:41 horas

 


Na segunda-feira será feito o agendamento das pacientes que já estão com o pedido do exame autorizado

Barra Mansa – Em parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Saúde traz na próxima semana o “Mamógrafo Móvel”, um caminhão equipado para a realização de exames de mamografia, ultrassonografia de mama e transvaginal que está percorrendo as cidades do estado. O veículo ficará estacionado no pátio da prefeitura, no Centro, e fará o atendimento na próxima terça-feira, dia 26, e de quinta a sábado (28 a 30 de junho) no horário de 8 às 17h.

Na próxima segunda-feira, dia 25, no horário entre 8 e 16h,  será feito o agendamento das pacientes que já estão com o pedido de mamografia autorizado. Os demais atendimentos serão feitos por meio dos encaminhamentos da Secretaria Municipal de Saúde. As mulheres que estão com o pedido ainda não autorizado para o exame devem procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para confirmar o dia do procedimento pelo “Mamógrafo Móvel”.

A expectativa é de realizar mais de 400 atendimentos durante o mutirão, sendo que a cada dia serão 80 exames de mamografia e 30 entre ultrassonografia mamária e transvaginal. De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, o atendimento pelo “Mamógrafo Móvel” economizará cerca de R$ 40 mil em contratos do município.

– Posteriormente, esse valor economizado será investido em serviços de continuidade, garantindo que as mulheres de Barra Mansa tenham acesso a um serviço de saúde de qualidade – completou.

Sérgio Gomes destacou que a medida visa zerar a fila de espera por exames, colaborando para o diagnóstico precoce de doenças comuns às mulheres: mioma, endometriose, câncer de útero e câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, onde são registradas cerca de 13 mil mortes por ano.

– Atualmente, todo o processo entre a primeira consulta até a realização do exame gira em torno de 30 a 40 dias. Com esse mutirão durante a semana, diminuiremos esse tempo, abrindo vagas para mais pessoas – ressaltou o secretário, afirmando que o resultado dos exames serão entregues em até 15 dias.

Veículo ficará estacionado no pátio da prefeitura e atendimentos serão feitos a partir de terça-feira

Veículo ficará estacionado no pátio da prefeitura e atendimentos serão feitos a partir de terça-feira

 


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document