Alvará instantâneo: Barra Mansa é a primeira cidade da região Sul do estado do Rio a oferecer documento

by Diário do Vale

Barra Mansa – 

A prefeitura de Barra Mansa lançou na noite desta quarta-feira, dia 04, no auditório da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviço), o programa Alvará Instantâneo para desburocratizar o serviço de emissão de alvará para MEI’s (microempreendedores individuais). Barra Mansa é o primeiro município da região Sul do estado do Rio a implementar o serviço, que vai liberar o documento no ato da solicitação junto ao CATei (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual).

Representantes de entidades empresariais participaram do evento e falaram da importância da desburocratização na abertura de uma empresa.

“A burocracia atrapalha muito o desenvolvimento econômico do país. Ter uma ação que acelere o processo de abertura de uma empresa é de absoluta importância. Isso é bom para Barra Mansa e para o empreendedor individual, que já pode iniciar o seu negócio de forma rápida”, disse o presidente da CDL-BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), Alício Camargo.

Para o presidente da Aciap, Arivaldo Corrêa Mattos, esse é um passo importante, pois após a desburocratização para os microempreendedores, a ação pode beneficiar, a médio e longo prazo, os pequenos empresários também. “Um passo muito importante rumo ao desenvolvimento está sendo dado hoje. O tempo é pequeno para quem está iniciando um negócio e qualquer demora na emissão de documentos já é prejuízo”, ressaltou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca, informou que o alvará não isenta a fiscalização. “É uma forma mais rápida de emissão da documentação, mas a fiscalização vai funcionar da mesma forma”, afirmou, acrescentando ainda que o intuito é fazer de Barra Mansa referência regional e estadual de desenvolvimento econômico. “Vamos criar a primeira incubadora de microempreendedores e ainda temos o BM Invest que já está em pleno funcionamento. Barra Mansa tem interesse grande e clima positivo para se instalar empresas. Estamos preparados para atender da micro a grande empresa”.

De acordo com o secretário, a emissão instantânea do alvará foi implementada a partir do decreto Nº 7998, de 4 de março de 2015. O documento dispõe da listagem das atividades, consideradas de baixo risco. “São mais de 100 atividades que possibilitam a geração de empregos, o fomento à economia e principalmente, a desburocratização dos processos de abertura de micro e pequenas empresas. Dados do Serviço de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Sebrae) coloca Barra Mansa entre as 40 melhores cidades na elaboração de políticas públicas de desenvolvimento”, concluiu.

 

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996