domingo, 9 de dezembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Café com Photo, em Angra

Café com Photo, em Angra

Matéria publicada em 13 de junho de 2018, 09:00 horas

 


Nesta quarta (13) e sexta-feira (15), a Associação de Fotógrafos Profissionais de Angra dos Reis (AFPA) promove o Café com Photo, projeto que conta com a parceria da Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis (AFOCAR), que servirá de esquenta do evento oficial que será o Angra Photo Week que acontecerá a partir de 14 de agosto.
– A ideia é que o Café continue com pelo menos uma palestra ao mês, fazendo disso parte oficial do calendário da cidade – destaca Rafael Simões, Diretor de Comunicação da AFPA.
Ainda de acordo com Rafael, a escolha dos palestrantes é realizada através de reuniões internas da AFPA, onde nomes interessantes, de peso e que tenha um tema de interesse geral são levantados e assim escolhidos.
– No primeiro o tema foi “Por que estudar fotografia”, com a palestrante Marcia Costa da Grande Angular. O segundo encontro, que acontece nesta quarta-feira, o tema será “Fotografia Documental de Viagens” com o palestrante Thiago Theo fundador da Nossa Escola de Fotografia. Já o terceiro, que acontece na sexta-feira, será abordado o “Foto Jornalismo” com o palestrante Severino Silva do Jornal O dia – destaca.
Ainda sobre a seleção de temas, Rafael diz que outros encontros já estão programados e há até um evento com uma mesa redonda, onde vários nomes importantes da fotografia vão debater sobre assuntos como Direitos Autorais, Fotografia como Negócio e Regularização do MEI.
O diretor destaca ainda que o público pode esperar um encontro de muita cultura e troca de experiências, pois os principais fotógrafos da região, amantes e entusiastas estarão reunidos em um papo bem descontraído acompanhado de uma palestra com muito conteúdo e imagens espetaculares
– Não há inscrições. A entrada é livre e totalmente gratuita, mas com o sucesso previsto do evento para as próximas edições pretendemos fazer entrada solidária para realizamos doações a instituições de caridade – explica.

Angra Photo Week 2018

O evento irá envolver vários seguimentos da cidade, como Shopping Piratas, que irá receber a exposição fotográfica Subaquática do fotógrafo Ary Amarantes e a Exposição coletiva da AFOCA (Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis), a Casa Laranjeiras terá a exposição coletiva da AFPA com o tema OLHARES; e muitas palestras que irão movimentar o mês de agosto em Angra dos Reis, fazendo a cidade respirar fotografia.
– No primeiro evento do Café com Photo lançamos uma maratona fotográfica cultural, vinculado ao Hashtag #ANGRAPHOTOWEEK2018, onde qualquer pessoa pode postar uma foto de Angra dos Reis nos seguintes temas: Nossa gente, Paisagem e Patrimônio Histórico. As fotos devem ser pubicadas no instagram com o hashtag e as 100 melhores serão impressas e farão parte de um fotolivro, posteriormente serão projetados em um telão na Praça do Peixe. Já os 20 melhores serão impressos e entregue aos fotógrafos durante o evento Angra Photo Week 2018 – finaliza.

Sobre os palestrante

Foto: Reprodução Facebook

Thiago Theo
Fotógrafo profissional há 15 anos(mas vive dentro da fotografia desde quando nasceu). Junto com sua esposa, Priscila Rabello ( e sua filha Maya) são idealizadores da Nossa Escola de Fotografia, um lugar acolhedor e de mergulho fotográfico, com sede no Rio de Janeiro.
Dentre seus principais trabalhos estão a exposição Recortes Atemporais, exibida nacional e internacionalmente(Australia), a série Um lugar chamado Vietnam e o curta metragem Adapt your mind. Foi Fotojornalista da University of Queensland, na Austrália.
Acredita na fotografia como uma ferramenta de mudança social e de autoconhecimento, no poder da troca humana e na transmissão do conhecimento de uma forma horizontal e respeitosa. Assim segue a sua missão de levar a fotografia para mais vidas pelo mundo, deixando um legado de alfabetização visual por onde passa.

 

Severino Silva

Repórter fotográfico do jornal O Dia, detentor de diversas premiações nacionais e internacionais como o “Prêmio Tim Lopes” 2014 e o “Prêmio Nikon”, em 1992, já expôs seu trabalho tanto no Brasil quanto na Dinamarca e na Alemanha. Foi apontado pelo jornal The Guardian como um dos melhores fotojornalistas brasileiros da atualidade. Exerceu a atividade de fotógrafo nos seguintes jornais: O Globo/RJ, A Notícia/RJ, O Povo/RJ, O Fluminense/RJ e atualmente no Jornal O Dia/RJ.
Prêmios: Interpress 1991; Nikon 1991/92; International Catholic Union of the Press 1992; 6º Salão de Fotografia Finep 1994; Líbero Badaró 1997; Orilaxé 2002; Três vezes finalista no Prêmio Esso 1997, 1999 e 2000; Prêmio da Society for News Design USA na sua 24ª edição em 2002; Duas vezes finalista no Prêmio Vladimir Herzog 2006 e 2012; Prêmio da Agência de Notícia Direitos da Infância – Brasilia 2003.
Exposições: Oslo, Dinamarca; Oi futuro; Banco do Brasil; Seminário de Cultura da U.F.J.F – 2006; Galeria Olho de Águia – Taguatinga; Estação Cabo Branco – João Pessoa – Paraíba.

Por: Amanda Teixeira
amandateixeira@diariodovale.com.br


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)
Untitled Document