quinta-feira, 26 de abril de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Política / Clínica de Diálise recebe aval federal para funcionar

Clínica de Diálise recebe aval federal para funcionar

Matéria publicada em 15 de dezembro de 2017, 21:43 horas

 


Volta Redonda – A Clínica de Diálise Volta Redonda, localizada no bairro Retiro, está habilitada oficialmente para entrar em funcionamento. Portaria publicada no Diário Oficial da União, na sexta-feira (15), garantiu recursos para o funcionamento da unidade, que estará credenciada junto ao Ministério da Saúde para atendimento de pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).
A portaria determina um repasse anual à Prefeitura de Volta Redonda de R$ 8.253.184,54 (oito milhões, duzentos e cinquenta e três mil e oitenta e quatro reais, e cinquenta e quatro centavos) para o custeio da nefrologia no município, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Bloco de Atenção de Média e Alta Complexidade (MAC) Ambulatorial e Hospitalar do Ministério da Saúde.
O ex-prefeito Antônio Francisco Neto, que em seu último mandato foi um dos articuladores para implantação da clínica na cidade, afirmou que atualmente, cerca de 160 pessoas são obrigadas a deixar Volta Redonda em direção a outros municípios em busca de atendimento.
Ele ressaltou que as investidas mais recentes para agilizar a liberação da clínica foram com o Ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, e com o governador Luiz Fernando Pezão. Segundo Neto, Na vinda do ministro para inauguração da Rodovia do Contorno ficou praticamente sacramentada a liberação da portaria.
– A portaria ficou pronta no dia 8, mas ainda não havia sido publicada. Isso poderia ocorrer ou não. Temos muito que agradecer ao Moreira, ao Pezão, ao deputado federal Deley de Oliveira e ao vereador Dinho, presidente da Câmara – disse Neto.
Neto afirmou que em dezembro do ano passado, pouco antes de deixar a prefeitura, entregou aos diretores da clínica o “Habite-se”, documento da Secretaria de Planejamento que libera as instalações físicas. Isso aconteceu logo após a conclusão das obras, mas ainda faltava a liberação dos órgãos estaduais (Vigilância Sanitária) e federais (credenciamento junto ao Ministério da Saúde)

Neto ressaltou importância da clínica para Volta Redonda

Neto ressaltou importância da clínica para Volta Redonda

Serfiotis se reuniu com Ministro da Saúde

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, convidou o deputado federal Alexandre Serfiotis ao seu gabinete na quinta-feira (14) para informar que autorizou a publicação da Portaria que habilita a Clínica de Diálise de Volta Redonda como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Nefrologia com diálise peritoneal.
– A diálise peritoneal é uma técnica de substituição da função renal que utiliza a membrana que envolve os órgãos abdominais, atuando como um filtro do sangue, removendo excesso de água e toxinas do corpo de pacientes renais. Termos este serviço em Volta Redonda, e atendendo pelo SUS, é uma grande conquista do mandato para a cidade e todos que dele precisam. Agora, essas pessoas não terão mais que deslocarem-se para outras cidades para realizar os procedimentos de diálise. Agradeço ao ministro Ricardo Barros por atender meu pedido em efetivar a habilitação da Clínica, reconhecendo o trabalho que o Ministério fez no último ano para trazer ao Sul Fluminense recursos e serviços essenciais à população, apesar da crise econômica que o país enfrenta – disse Serfiotis.

Reunião: Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o deputado Alexandre Serfiotis, discutem sobre funcionamento da clínica

Reunião: Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o deputado Alexandre Serfiotis, discutem sobre funcionamento da clínica

 

10 comentários

  1. Parabéns,O povo sofrido que faz hemodialise merece.
    A União faz a força!
    Vamos lutar agora pelo Hospital regional!!!

  2. Diga aí Serfiots ainda continua com a intenção de votar a favor da reforma da previdência, 2018 esta perto camarada e se assim ainda pensa vou fazer uma força danada pra ninguém votar em vc.

  3. NETO É UM FANFARRÃO

    Esse ex-prefeito NETO é um fanfarrão. O cara esteve a 20 anos comandando a cidade e não conseguiu a clínica com ninguém. Inaugurou o prédio sem nada funcionar. E agora vem querendo se dizer o articulador??? Menos Neto. O Povo já te conhece. Querer jogar olofote em Delei que nada fez….Some NETO. FORA DELEI. Esse tal de Dinho é um zero a esquerda…. Outro querendo aparecer. Deve ser afilhado do NETO.

  4. Na AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE ACONTECEU DIA 11, segunda-feira na Câmara o Secretário Municipal de Saúde já havia juntamente com o vereador Quinto adiantado a informação de que até o final do ano a verba seria liberada e que o Deputado Serfiotis estava em contato permanente com o Ministro.
    Tomara que entre logo em funcionamento e acabe com a tortura dos pacientes renais que tem que se deslocar a várias cidades em busca da Diálise.

  5. É um empreendimento particular e deixam parecer que os políticos fizeram um grande favor. As autoridades atrasam devido à burocracia do governo federal e do estadual, que estava devendo uma liberação da vigilância sanitária, o que não foi citado. Ficamos sem ter certeza se foi aprovado ou não.

  6. E agora. Qual a previsão p-ara começar realmente a funcionar?

    Já tem profissionais habilitados?

    Graças a DEUS NÃO PRECISAREMOS FAZER MAIS LONGAS VIAGENS E CANSATIVAS.

  7. Lamentavel que pra chegarmos a esse “feito”, tanta gente tenha perdido a vida aguardando vaga na região ou se submetendo a viagens pra cidades nem tão próximas pra acessar o tratamento necessário. Dificil, mas, melhor é olhar pra frente mesmo.

  8. agafjgjjkWantuil fortes Silvério

    Não adianta ,Quem for aliado do Temer , vai levar ferro…..

  9. Vamos ver o dia no qual as portas estarão abertas!

  10. Afinal quem é o pai da criança? Está igual a rodovia do contorno e tantas outras obras? Que triste para Volta Redonda uma cidade politizada berço industrial se tornar essa imbecilidade.

Untitled Document