Maioria de infectados com vírus do HPV são jovens, dizem secretarias

by Diário do Vale

Barra Mansa e Volta Redonda – Números do Ministério da Saúde mostram que os casos de pessoas infectadas com o vírus do HPV (Papiloma Vírus Humano) têm crescido no país. Este ano, o aumento foi de 54,6%, de acordo com o Ministério da Saúde. Os dados são mais alarmantes quando se constata que 38,4% são de tipos de alto risco para o desenvolvimento de câncer. Uma tendência nacional, mas que também é aplicada na realidade de cidades como Barra Mansa e Volta Redonda é o perfil dos infectados: homens entre 20 e 25 anos, e mulheres acima dos 30. Em comum: eles possuem uma rotina sexual com múltiplos parceiros.

Em Barra Mansa, por exemplo, a média é de dois novos casos de HPV diagnosticados a cada semana, totalizando 100 pessoas infectadas, somente este ano. O coordenador do Programa DST/Aids do município, o médico Alberto Aldet, afirma que o crescimento de casos de HPV vem ocorrendo na cidade, a exemplo das demais cidades do país. Ele ressaltou, porém, que grande parte está relacionada aos subtipos 6 e 11, que representam baixo risco para o desenvolvimento de câncer.

Para controlar os casos da doença, o município vem realizando atividades de orientação à comunidade, entre elas, palestras com foco no sexo seguro. Profissionais de saúde alertam para o fato de que as doenças sexualmente transmissíveis podem e devem ser evitadas, com o uso do preservativo. A forma de contaminação do HPV também é lembrada. A doença pode ser transmitida, entre outros itens, através do sexo oral e anal.

Associada às palestras, a secretaria municipal de Saúde mantém a campanha de vacinação, que é destinada a jovens com idade entre 12 e 26 anos. São três doses num intervalo de três meses. O atendimento ao público masculino, na rede pública de saúde de Barra Mansa, é realizado no setor de DST/Aids, que funciona na secretaria de Saúde, na Rua Pinto Ribeiro, Nº 65, Centro. O HPV é detectado através do exame de Peniscopia.

Mulheres

A coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, Julita Nascimento, explicou o atendimento ao público feminino é feito nos PSFs (Postos de Saúde da Família), por meio do exame Papanicolau. Em 2016 foram realizados 6.469 exames, para um total de 71 casos confirmados. Este ano, até o momento, foram realizados 7.224 exames para 16 casos confirmados da doença.

Volta Redonda tem seis novos casos em 2017

A secretaria de Saúde de Volta Redonda informou que este ano foram diagnosticados seis casos novos da doença. O perfil dos pacientes segue, no entanto, o mesmo dos demais estados do país: pessoas com múltiplos parceiros, tabagistas, e que tem relação sexual desprotegida. A faixa etária com maior incidência de casos, nesta cidade, são adolescentes seguindo até 64 anos. A secretaria enfatizou, porém, que os casos envolvendo adolescentes raramente evoluem para lesão de alto grau.

A secretaria de Saúde informou ainda que entre as ações na batalha contra o HPV está o uso do preventivo nas mulheres, com faixa etária de maior prevalência para lesões de alto grau, entre 25 e 64 anos. O município realiza ainda, através do Programa Educação em Saúde, atividades nas escolas abordando a importância da vacina HPV nos adolescentes e formas de se prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis.

You may also like

1 comment

Tá Demais 1 de dezembro de 2017, 17:49h - 17:49

Badoo e Tinder mostrando resultados !

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996