Percentual de veículos flex cresce mais de 150% desde 2008 em Volta Redonda

by Paulo Moreira

Volta Redonda – Mais da metade dos 143.046 veículos que têm placas de Volta Redonda, de acordo com os dados do Detran-RJ referentes a maio de 2018, é capaz de circular com mais de um tipo de combustível. No mesmo mês, em 2008, menos de um terço dos 88.591 veículos registrados na cidade tinham a mesma característica. Em números absolutos, a quantidade de veículos que usam gasolina e etanol, gasolina e GNV, etanol e GNV ou gasolina, etanol e GNV saltou de 26.253 em maio de 2008 para 73.955 em maio de 2018.

Mesmo assim, o tipo de veículo mais comum na cidade continua a ser o movido exclusivamente por gasolina, já que os bi ou tricombustível se dividem em diversos subtipos. No mês passado, 54.012 dos veículos da cidade eram movidos apenas pelo derivado de petróleo – isso equivale a 37,76% do total. Há dez anos, eles eram 49.016, e representavam 55,33% de todos os veículos da cidade.

O veículo flex mais comum nas ruas de Volta Redonda, atualmente, é o que combina gasolina e etanol: são 38.226, ou 26,72% da frota da cidade. Uma explicação para esse fato é que a grande maioria dos carros produzidos recentemente sai de fábrica com motor bicombustível.

Em seguida, surgem os 21.140 veículos que combinam gasolina e GNV. Esses tendem a ser modelos um pouco mais antigos. Motivo: o chamado “kit GNV”, que não vem nos veículos de fábrica, geralmente é colocado em carros que já passaram do período de garantia pelo fabricante, porque existe o risco de perda desse benefício, já que o kit modifica profundamente o automóvel.

Volta Redonda conta ainda com 12.595 veículos que usam etanol, gasolina ou GNV, resultado da colocação de um “kit GNV” em um motor flex. E fechando a lista vêm os 1.994 veículos que usam álcool ou GNV.

Entre os veículos movidos por apenas um tipo de combustível, Volta Redonda registra, além dos 54.012 movidos a gasolina, 7.187 que usam exclusivamente etanol e 6.166 movidos a diesel. Há também um veículo movido a metano e dois elétricos, com bateria interna. A classificação do Detran não conta com um item específico para os híbridos, como o Ford Fusion ou o Toyota Prius, que têm motores a combustão interna e elétricos.

A tendência é que, nos próximos anos, os bi ou tricombustíveis continuem se expandindo, com o acréscimo dos veículos puramente elétricos ou híbridos, que por enquanto não recebem grande atenção dos órgãos reguladores.

Governo conta com biocombustíveis para reduzir poluição

O governo federal espera um maior uso dos biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, menos poluentes, para alcançar a meta de redução de gases causadores do efeito estufa. Isso traria, segundo o presidente Michel Temer (MDB), menor dependência do mercado externo de petróleo e consequente redução no preço dos combustíveis. As informações são da Agência Brasil.

— Vamos reduzir de 11,5% para 7% a dependência externa de combustíveis. O Brasil estará menos exposto à variação internacional do preço do petróleo e às flutuações cambiais. Portanto, quem sabe, num futuro muito próximo, consigamos evitar acontecimentos como este que se verificou na semana passada — disse Temer na terça (05) ao aprovar as metas anuais de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para os próximos dez anos..

Temer se referiu à greve dos caminhoneiros, deflagrada por conta dos elevados preços do diesel. O movimento provocou uma crise no abastecimento no país, inclusive com falta de combustíveis e longas filas em postos.

As metas propostas pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) compõem a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Elas reduzem 10% nas emissões de carbono na matriz de combustíveis do país, passando dos atuais 74,25 gramas de gás carbônico por megajoule (g CO2/MJ) para 66,75 g CO2/MJ, o que corresponde à retirada de 600 milhões de toneladas de carbono da atmosfera até 2028.

Segundo o governo, o estabelecimento da meta provocará investimentos de R$ 1,3 trilhão em expansão da produção de biocombustíveis nos próximos dez anos e redução de, pelo menos, 0,84% do preço dos combustíveis ao consumidor ao final do período.

“[A aprovação das metas são] exatamente para dar o testemunho do compromisso do governo brasileiro com a qualidade de vida no mundo, com a possibilidade de baixar o preço do combustível, que às vezes nos captura, como recentemente nos capturou. São medidas que não terão efeito amanhã, mas nos próximos dez anos”, disse o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco.

 

Mudança: Embora ainda seja o combustível mais comum, gasolina vem perdendo peso na frota de Volta Redonda

 

 

Paulo Moreira, com Agência Brasil

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7 comments

Smilodon Tacinus 10 de junho de 2018, 12:04h - 12:04

Tem mais veículo em VR do que toda a população de Barra Mansa, excluída a Periferia Leste… Soma-se a isso o território exíguo e os muitos veículos de cidades vizinhas que circulam por aqui, além da grande frota de ônibus municipais e intermunicipais… Quem reclama de trânsito ruim, contente-se com o que é agora. A tendência é piorar muito, e não vejo solução para isso…

Morador de Barra Mansa 10 de junho de 2018, 16:03h - 16:03

Seu problema com Barra Mansa é muito sério, acho que precisa de tratamento psiquiátrico,
ou ganhar algum filho de um morador daqui.

Smilodon Tacinus 10 de junho de 2018, 17:42h - 17:42

Cara, deixe teu preconceito barramansuíno de lado e analise o texto como uma pessoa normal. Não há nada errado nele, nenhum porém…

Fosse outra pessoa postando a mesma coisa, tu estarias agora aplaudindo com os pés a lucidez e perspicácia do comentário…

Falo Tudo 10 de junho de 2018, 11:25h - 11:25

Só álcool no tanque. Com um terço de álcool na gasolina só vai etanol pro tanque. Governo enganador na política do flex. Usineiros só se deram bem e nos postos a concorrência prometida pelo nove dedos ficou na enganação.

Zero 9 de junho de 2018, 22:59h - 22:59

Em Volta Redonda os empresários donos de postos de gasolina estão boicotando o Etanol. Eles estão comprando apenas gasolina pelo maior lucro recebido. Vamos boicotar. #soabasteçocomEtanol

CEM Reais para votar, SEM instrução de qualidade depois 9 de junho de 2018, 21:24h - 21:24

E os riquinhos continuam usando a gasolina altamente poluente e, possivelmente adulterada, agora importada dos EUA a preço de dólar. Petróleo bruto que sai da Petrobrás, viaja para os EUA e viaja de volta como gasolina.

Eu paro para abastecer na bomba do combustível que uso no carro, e o funcionário pergunta quanto vai de álcool? Pergunto se tem etanol. Ele responde que é tudo igual. Então mostro escrito na bomba. Aí ele diz que todo mundo fala assim. Digo: Todo mundo está errado e vc vai na mesma onda dos analfabetos funcionais? Cadê a sua personalidade? E completo: Coragem para mudar o que todo mundo faz de errado! Vc pode! Vc consegue! Percebo pela sua aparência que Vc é inteligente e só está se deixando levar pela boiada! Coragem, vai!

Aí o sujeito pergunta: quanto vai de ETANOL chefe? kkkkkkkkkkkkkkk

Na saída recomendo não seguir a boiada dos eleitores analfabetos políticos. rsrs

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