Fachin afasta Aécio Neves do mandato e nega pedido de prisão

by Diário do Vale

Brasília – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, negou os pedidos de prisões preventivas do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR). Segundo a assessoria de imprensa da Corte, a decisão foi monocrática e Fachin não pretende levá-la a plenário, a menos que a Procuradoria-Geral da República (PGR) entre com recurso. Fachin também determinou o afastamento dos dois parlamentares de seus cargos, mantendo as prerrogativas, como o foro privilegiado. O pedido de prisão foi apresentado pela PGR.

Alvo de seis inquéritos na Corte, Aécio foi citado pelo empresário Joesley Batista, dono do grupo JBS, na delação premiada que Fachin já homologou. Segundo o jornal O Globo, que afirma ter tido acesso ao depoimento de Joesley e do irmão dele Wesley, Joesley contou aos procuradores que Aécio lhe pediu R$ 2 milhões para pagar despesas com sua defesa na Operação Lava Jato. Ainda de acordo com a reportagem, o empresário disse que, um primeiro pedido semelhante já lhe tinha sido apresentado pela irmão de Aécio, Andrea Neves – presa em caráter preventivo na manhã de hoje (18), em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Ainda segundo O Globo, Joesley revelou que parte da quantia pedida foi entregue a um primo de Aécio, Frederico Pacheco de Medeiros, ex-diretor da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e um dos coordenadores da campanha do tucano à Presidência da República em 2014. O Globo afirma que a Polícia Federal filmou a entrega do dinheiro a Medeiros e rastreou o caminho percorrido pela mala com as notas até constatar que o primo do senador a entregou a Mendherson Souza Lima, secretário parlamentar do senador Zezé Perrela (PMDB-MG).

Em sua delação, os donos da JBS afirmam ainda, conforme o jornal, que o deputado federal Rodrigo Rocha Loures recebeu R$ 500 mil para interceder em assuntos de interesse da JBS. De acordo com Joesley, o parlamentar paranaense foi indicado para resolver as pendências do grupo pelo próprio presidente da República, Michel Temer. Conforme a reportagem, ele foi filmado pela PF recebendo uma mala com o dinheiro.

De acordo com O Globo, as denúncias contra Aécio Neves e Loures estariam documentadas em áudios gravados por Joesley e entregues à Procuradoria-Geral da República.

Desde as primeiras horas da manhã de hoje (18), a Polícia Federal está cumprindo oito mandados de prisão preventiva e 41 de busca e apreensão em cinco estados (Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão) e no Distrito Federal. As ações policiais foram autorizados pelo ministro Edson Fachin, do STF, no âmbito da Operação Lava Jato.

Respostas

Em nota, a assessoria de Aécio Neves disse ontem (17) que o senador “está absolutamente tranquilo quanto à correção de todos os seus atos. No que se refere à relação com o senhor Joesley Batista, ela era estritamente pessoal, sem qualquer envolvimento com o setor público. O senador aguarda ter acesso ao conjunto das informações para prestar todos os esclarecimentos necessários”.

O senador Zezé Perrella publicou uma mensagem em seu Twitter por volta das 22h50 de hoje em que diz que nunca conversou com Wesley Batista, não conhece ninguém do grupo Friboi (uma das marcas da JBS) e que nunca recebeu, “oficial ou extraoficial”, nenhuma doação da empresa. “Estou absolutamente tranquilo”, disse o senador, que acrescentou que espera que todos os citados na matéria de O Globo tenham a oportunidade de esclarecer sua participação. “O sigilo das minhas empresas citadas, dos meus filhos estão absolutamente à disposição da Justiça, onde ficará comprovado que eu não tenho nada a ver com essa história”, disse Perrella.

A assessoria do deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) informou que o deputado está em Nova York, onde proferiu palestra sobre a política brasileira a um grupo de investidores internacionais. Rocha Loures tem retorno programado para amanhã. Em seu retorno, o deputado deverá se inteirar e esclarecer os fatos divulgados.

As informações são da Agência Brasil.

You may also like

12 comments

Ancião 18 de maio de 2017, 15:30h - 15:30

Gostava mesmo era do Brizola…

fantasminha 18 de maio de 2017, 14:31h - 14:31

Quando penso que este bosta quase foi presidente da nação bananeira, fico pensando como uma nação merece o povo e os políticos que tem.

LULA LELÉ 18 de maio de 2017, 13:42h - 13:42

” A culpa não é minha eu votei no Aécio”. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

VAI VENDO 18 de maio de 2017, 12:15h - 12:15

E agora, o quê os COXINHAS dirão?

Ah, tá! Já estão dizendo que é CONSPIRAÇÃO contra o Brasil, né?

Pelinho 18 de maio de 2017, 11:18h - 11:18

Esse Aécio nunca cheirou bem.

Cidadão de VR 18 de maio de 2017, 11:02h - 11:02

“A culpa não é minha, eu votei no Aécio”. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

A César o que é de César 18 de maio de 2017, 10:59h - 10:59

Este aí nunca me enganou, a máscara caiu, só não vê quem não quer. PMDB/PSDB com certeza muito piores que o PT.

Robson 18 de maio de 2017, 10:18h - 10:18

Já passou da hora de tirar estes parasitas políticos e além disso corruptos!
Gostaria de frisar que agora sou a favor de tomarmos o poder e tirar todas as quadrilhas que lá estão e fazer uma nova eleição com candidatos escolhidos pelos partidos com ficha limpa e que não foram eleitos pelo povo por falta de oportunidade e discernimento dos eleitores!

VAI VENDO 18 de maio de 2017, 12:13h - 12:13

Deixe de ser bobo. Quando ver um POLITIQUEIRO na frente pelas pesquisas votará nele.

Ou então ficará deslumbrado pela propaganda eleitoral que enfiará na sua cabeça que o melhor candidato é um POLITIQUEIRO. Se um POLITIQUEIRO falar a palavrinha mágico: PROMETO, então ganhará muitos votos.

Nas eleições passadas fizemos a maior campanha para NINGUÉM votar no PMDB. Resultado: 4 vereadores em VR (aumentou), além de 6 prefeitos eleitos na região dos eleitores deles, que inclusive AUTORIZARAM o Temer acabar de destruir o Brasil.

Gilberto 20 de maio de 2017, 20:17h - 20:17

O Brasil só caminhou com grandes passos em treis governos: Getúlio, Juscelino e Lula

Macunaíma 18 de maio de 2017, 10:04h - 10:04

Cada vez que me lembro daquelas camisetas com os dizeres “A culpa não é minha, eu votei no Aécio”, que a boiada paneleira usava…

Romildo-Tricolor 18 de maio de 2017, 09:51h - 09:51

Essa carinha de menino bom nuca me enganou kkkkkkkkkkkk., Se gritar pega Ladrão ………

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996