segunda-feira, 25 de junho de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Alunos da rede pública de Volta Redonda vão ao Japão disputar Mundial de Robótica

Alunos da rede pública de Volta Redonda vão ao Japão disputar Mundial de Robótica

Matéria publicada em 21 de julho de 2017, 21:04 horas

 


Equipe Jaguar Baby irá decolar rumo à Nagoya, onde disputará título na categoria Dança de Robôs

Visita: Nesta sexta-feira, o prefeito Samuca Silva foi até escola se despedir dos estudantes (Foto: Geraldo Gonçalves/ Secom VR)

Visita: Nesta sexta-feira, o prefeito Samuca Silva foi até escola se despedir dos estudantes (Foto: Geraldo Gonçalves/ Secom VR)

Volta Redonda – Cinco alunos e três professores da Escola Municipal Rubens Machado, no bairro Verde Vale, estão de malas prontas para o Japão. No dia 23 (domingo), a equipe Jaguar Baby irá decolar rumo a Nagoya (cidade japonesa) para disputar o Campeonato Mundial de Robótica, na categoria Dança de Robôs.

A viagem só foi possível, graças a uma ação da prefeitura que envolveu o apoio de empresas da cidade e região para cobrir o custo de uma semana no Japão. Na manhã desta sexta-feira (21), o prefeito Samuca Silva, o vice Maycon Abrantes, secretários e outros integrantes do governo se juntaram aos professores, diretores, pais e moradores do bairro, para desejar uma excelente viagem à equipe. Faixas com mensagens de incentivo aos adolescentes foram deixadas nos arredores do colégio.
Samuca não mediu os elogios para desejar boa sorte a todos.

– É muito gratificante ver esses jovens estudantes da rede pública estarem literalmente indo tão longe. E olha que o Japão é bem distante. Mas quando se acredita, se dedica e sonha, “Longe” é um lugar que não existe – disse, acrescentando que a cidade estará bem representada.

– Pedi para que eles registrassem a viagem com fotos, vídeos, selfies e relatos, para que esse momento fique marcado na história da educação de nossa cidade. Independente do que acontecer, eles já são verdadeiros campeões – disse emocionado o prefeito.

Lucas, Bianca, Lais, Thiago e Hiago que tem, em média 14 anos, terão no Mundial, cinco minutos para montar e desmontar todos as máquinas. Dentro deste tempo, dois minutos serão com música, onde os alunos irão interagir com os robôs por meio de uma coreografia. Países como Espanha, Canadá e Alemanha estarão na disputa com os voltaredondenses, que também concorrerão com representantes de outras regiões do Brasil.

A professora Patrícia Osório, uma das idealizadoras do projeto, disse que a equipe foi classificada ao Mundial após conquistar o Campeonato Latino-Americano no ano passado.

– Conheceremos de perto como o Japão lida com a tecnologia e a robótica. Vai ser um grande desafio e aprendizado – ressaltou.
O Mundial começa no dia 26 com a cerimônia de abertura. Depois, no dia 27, acontece uma entrevista técnica e uma apresentação, onde os alunos demonstrarão como montar os robôs. Já nos dias 28 e 29 ocorrem as apresentações de disputa pelo título. Por fim, no dia 30, serão divulgados os resultados com as premiações.

A diretora do Rubens Machado, Aline Lopes Rebouças Gomes, parabenizou os envolvidos e acredita que a escola conseguiu fornecer a sua função social.
– A educação é isso. É um orgulho muito grande levar o nome do nosso bairro para o mundo. É uma visão positiva para a comunidade. Estamos muito felizes e orgulhosos – elogiou.
Implantado em 2012, ano passado o programa de robótica nas escolas teve a participação de 120 alunos, divididos em seis turmas de 20, incentivando a permanência do estudante na escola. Num horário participam das aulas normalmente e, no outro, do aprendizado de robótica.

13 comentários

  1. Parabéns… está aí um belo exemplo de que reclamar não adianta nada, eles poderiam estar reclamando do temer e botando a culpa na sociedade, csn, samuca e etc.. o importante é levantar a cabeça, ser diferente e fazer acontecer que o sucesso vem naturalmente e vão chegar aonde jamais imaginariam…

  2. Observador Olhando

    Nem um PCCS os professores possuem e mostram extraordinária capacidade em VR.

  3. Parabéns alunos e professores.
    Aproveitem este momento

  4. Eumesmo. Vergonha teve estar sentindo sua mãe de não ter comido vc no ninho

  5. Pagador de impostos

    Parabéns aos alunos e principalmente aos professores envolvidos no projeto. Aproveitem o aprendizado que certamente terão nesse encontro.

  6. Que bacana

  7. Mais uma vergonha para o sul do Estado, assim como o Bostaço

    • Os que criticam não sabem o potencial que estas crianças tem. Elas precisam deste incentivo para progredir e fazer do nosso pais cada vez melhor. Se não tem coisa melhor para fazer não atrapalha o sono delas. Só de participarem já são vitoriosas.

    • enquanto isso em bm….cri cri cri cri cri cri….

  8. esse samuca está igual o temer! está tudo bem,
    até o imposto o povo vai entender.
    só os funcionários públicos que não.
    uniformes até hoje nada, comida continua a mesma
    coisa. só blá blá blá.é os funcionários tem razão.

  9. tadinho, vao passar vergonha la! kkkkkk

    • Os que criticam não sabem o potencial que estas crianças tem. Elas precisam deste incentivo para progredir e fazer do nosso pais cada vez melhor. Se não tem coisa melhor para fazer não atrapalha o sono delas. Só de participarem já são vitoriosas.

    • ai so tem um jeito de saber…indo pra la..e se vao…pq tem qualidade..diferente de quem critica

Untitled Document