Aplicativos auxiliam na prestação de serviços

by Diário do Vale

Rio – O Governo do Estado tem utilizado a tecnologia dos aparelhos celulares para atender à população. Nas áreas de Segurança Pública, Defesa do Consumidor ou mesmo no atendimento específico ao servidor estadual, os aplicativos têm sido adotados como ferramentas que auxiliam na prestação de serviços.

Em agosto e setembro, respectivamente, foram lançados dois deles na área de Segurança, por exemplo. Chamado de Delegacia Online, o app da Polícia Civil já obteve mais de 12 mil downloads. Por meio do recurso, o cidadão pode fazer um registro de ocorrência. O usuário que vier a utilizar o aplicativo terá que escolher entre as opções Comunicação de Ocorrência, Extravio (perda) de Documentos, Denúncia do Bairro, entre outros registros, e preencher um formulário com dados pessoais e informações sobre o ocorrido. Ao fazer o pré-registro no aplicativo, a pessoa escolhe a delegacia mais próxima onde deseja ser atendida, caso haja necessidade. Também é possível fazer denúncias anônimas sobre depósitos de armas e drogas, violência contra a mulher e outros temas.

No mês passado, o aplicativo EmergênciaRJ também começou a funcionar. O app, lançado pela Secretaria de Segurança em parceria com a Startup Nearbee, oferece atendimento imediato em serviços emergenciais como denúncias de atividades suspeitas, ocorrências ou pedidos de socorro. Uma equipe capacitada dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova, é responsável por receber os chamados digitais de forma bilíngue (Português/Inglês) e efetivar as denúncias, envolvendo o serviço 190, da Polícia Militar.

O projeto-piloto beneficia aproximadamente 12 milhões de moradores da Região Metropolitana do Rio. A ferramenta permite também que o usuário possa fazer a denúncia com poucos cliques, de forma confiável e gratuita, sem precisar dizer uma única palavra. A ferramenta pode ser usada, portanto, por pessoas com audição e fala comprometidas. O app foi projetado para incluir o envio de fotos e áudios. A navegação foi desenvolvida para o usuário seguir de forma intuitiva todos os indicadores, facilitando o uso. Em 20 dias de funcionamento, o aplicativo já teve quase 7 mil downloads, como uma média de 200 acessos diários.

Procon agiliza atendimentos

Com aproximadamente 5 mil downloads já realizados, o aplicativo Meu Procon-RJ, lançado em fevereiro de 2015, é utilizado por usuários interessados em fazer reclamações e denúncias. O app permite anexar fotos bem como arquivos de texto para comprovar a irregularidade presenciada. Com o aplicativo, é possível ainda ter acesso ao ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações no site e no aplicativo do Procon Estadual no mês anterior. Também apresenta as regras aplicadas ao comércio eletrônico, respostas para as dúvidas mais frequentes relativas à relação de consumo e os dados de todos os postos de atendimento presenciais do órgão, como seus horários de funcionamento. Há também um link para a página do Procon-RJ no Facebook.

Tecnologia para o servidor

Para atender ao servidor estadual, foi criado em maio deste ano o aplicativo Servidor RJ. Vinculado ao portal do servidor do Rio, o app permite que o funcionário do Estado possa acessar seu contracheque, Informe de Rendimentos, margem consignável e contratos consignados.

Além disso, o usuário pode gerar instantaneamente o token, necessário para realizar novas operações de consignado, e ter acesso a todas as notícias publicadas no Portal do Servidor.

Diário Oficial

A Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro, responsável pela publicação do Diário Oficial e o D.O. Notícias, também lançou um aplicativo que permite que os usuários façam consultas e pesquisas, downloads de arquivos em formato PDF e acompanhem temas de interesse.

Os materiais publicados podem ser lidos, enviados via e-mail ou então baixados em PDF, facilitando o acompanhamento de cada processo. Cerca de 4,9 mil usuários já utilizam o aplicativo.

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