sábado, 17 de fevereiro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Beija-Flor é campeã do Carnaval do Rio

Beija-Flor é campeã do Carnaval do Rio

Matéria publicada em 14 de fevereiro de 2018, 16:57 horas

 


Paraíso do Tuiuti é vice-campeã

Rio – A escola de samba campeã do carnaval de 2018 no Rio de Janeiro é a Beija-Flor de Nilópolis. A escola apresentou o enredo “Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu”, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley, que completou 200 anos.

Na obra, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. No desfile, a figura foi usada para críticas a problemas sociais como corrupção e desigualdades.

As escolas de samba são avaliadas em nove quesitos: alegorias e adereços, bateria, fantasia, samba-enredo, comissão de frente, evolução, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira e enredo.

Beija-Flor fez desfile para entrar na história do Carnaval carioca

Beija-Flor fez desfile para entrar na história do Carnaval carioca


O desfile

Com um tom crítico, a Beija-Flor encerrou os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial no início de terça-feira (13). Além empolgar o público nas arquibancadas e frisas do Sambódromo, quando as últimas alas deixavam a passarela a pista foi invadida e uma multidão foi atrás da azul e branco de Nilópolis, da Baixada Fluminense.

A Beija-Flor defendeu o enredo Monstro é aquele que não sabe amar, os filhos abandonados da pátria que os pariu, criado pelo coreógrafo da comissão de frente Marcelo Misailidis, baseado no livro de terror Frankenstein, de autoria de Mary Shelley. “A crítica é sobre a ambição e a ganância desmedida do ser humano, que levam as pessoas a se perderem de si mesmo. É um enredo autoreflexivo também, não é só voltado para a questão política ou da ganância econômica. É também auto-reflexivo sobre o processo das corrupções em geral e até sobre as questões ecológicos que precisam ser pensadas”, disse à Agência Brasil.

Na obra, que agora completa 200 anos, um cientista dá vida a uma criatura construída com partes de pessoas mortas, tornando-se uma figura feia. Depois de rejeitada pelo criador, ela vaga em busca de companhia. E no desfile, a figura foi usada para um dos momentos de crítica no carro com o título de A Intolerância. Além de trazer a cantora Pabllo Vittar na frente, no meio da alegoria uma cabeça enorme de Frankenstein, se desfazia em fatias onde se lia embaixo palavras como racismo, feminicídio, ódio, discriminação, preconceito e xenofobia.

Em outra parte do desfile, criticando a corrupção, uma ala fez uma encenação de um banquete com homens e mulheres. Os homens estavam de terno preto com um pano branco na cabeça, lembrando o episódio chamado de Farra dos Guardanapos, que ocorreu em setembro de 2009 e foi exposto ao conhecimento público por meio de fotos. Naquele momento Sérgio Cabral, então governador do Rio de Janeiro, e seus assessores participavam de uma comemoração com empresários brasileiros e franceses.

Na alegoria O Abandono, a Beija-Flor mostrou várias cenas entre simulações de assaltos e de violência nas escolas em que alunos levam armas para as salas de aula. E no fim mais uma encenação, os integrantes da ala vestidos com roupas comuns do cotidiano simularam arrastões, mortes pela violência e estamparam mensagens como “quero mais emprego”, “chega de bala perdida” e “cuidar das crianças é cuidar do futuro !!!”

A Paraíso do Tuiuti é vice-campeã.

Carnaval Rio 2018 - Desfile na Sapucaí - Beija-flor - Grupo Especial - Fernando Grilli | Riotur

Carnaval Rio 2018 – Desfile na Sapucaí – Beija-flor – Grupo Especial – Fernando Grilli | Riotur

Veja o resultado final da apuração:

1º Beija-Flor de – 269,6

2º Paraíso do Tuiuti –  269,5

3º Salgueiro – 269,5

4º Portela – 269,4

5º Mangueira – 269,3

6º Mocidade – 269,3

7º Unidos da Tijuca – 269,1

8º Imperatriz  – 268,8

9º Vila Isabel – 268,1

10º União da Ilha – 267,3

11º São Clemente – 266,9

12º Grande Rio – 266,8

13º Império Serrano – 265,6

15 comentários

  1. Jeca de volta redonda

    Carnaval, a festa mais cínica e um ode a promiscuidade, a bestializaçao humana. Na verdade, essas escolas estão tirando uma onda com a cara do povo. Chamando-nos de patos,marionetes. Elas sobrevivem do dinheiro de falcatrua,drogas,prostituição,mortes,familias destruídas. Estão criticando o que? Bando de hipócritas. Acorda, povo. Larga de ser gado e virem o boiadeiro!!!!

  2. Eu vi agora o grande Neguinho da Beija-Flor dizendo, escandalosamente, que o povo tem razão, que o que vale é a crítica social: “muitos com pouco e poucos com muito!”…. poucos, inclusive o bicheiro , dono da beija-flor! Isso é o ponto, as escolas de samba, com raras excessões, são organizações criminosas, parceiras do Estado e grandes tanques para lavagem de dinheiro: jogo do bicho; milícia ; tráfico de drogas; etc… E são esses caras que estão fazendo discurso social na Sapucaí…. e, agora sim, usando as pessoas de fantoche, de marionete! São os comentaristas aqui que dão moral para o discurso da Tuiuti que são os fantoches! Discurso contra a Reforma Trabalhista, mostrando a carteira de trabalho rasgada, pichada… Vamos ver quantos funcionários legalizados com CLT a paraíso da Tuiuiti tem : 3 ! Vamos ver quando ganha os escravos que empurram os carros na Sapucaí : 50 ou 60 reais, um pão com mortadela apropriado ao tipo de desfile! É isso aí!!!!
    Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”…

  3. Parabéns Beija Flor Campeã do Verdadeiro Povo brasileiro!

  4. A magia do carnaval mistura critica à corrupção, luxo, rico, pobre, hipocrisia, vulgaridade, alegria e violência, ou seja, representa o Brasil. Parabéns Beija Flor.

  5. Lula ladrão cachaceiro

    E o bicheiro mandou mais uma vez no carnaval e a mídia finge que não vê.

  6. Paraiso do Tuiuti deu um tapa com luva de pelica( ou foi sem luva de pelica?) na cara dos coxinhas, morri de rir quando vi aquela ala de fantoches batedores de panelas, teve gente que desligou a televisão, os comentaristas da Globo ficaram em uma tremenda saia justa sem ter o que falar.

  7. MineirinhodaOdebrecht

    Parabéns aos patinhos amarelos, babacas trasvestidos de nacionalistas, que foram para as ruas para apoiar um golpe covarde e nojento, com camisas amarelas da corrupta CBF e portando panelas, verdadeiros imbecis, sem discernimento.Foram devidamente “homenageados” no desfile das escolas no Sambódromo, onde mostrou-se de forma fidedigna, a manipulação que essa parte idiota do povo sofreu e sofre nas mãos das elites do país.
    Minhas saudações à todas as escolas pelo brilhante carnaval apresentado, em especial às escolas Tuiuti, Beija Flor e Mangueira, que tiveram a coragem de mostrar que o Brasil não é um país só de otários, que ainda existe pessoas sensatas nesse país.

    • Realmente você diz que “o Brasil não é um país só de otários, que ainda existe pessoas sensatas nesse país.” Eu concordo com você nesse ponto, pois eu sou um dos sensatos que não concordam com as críticas à Reforma Trabalhista promovida por bicheiros ligados à milícias e ao tráfico de drogas! Não aceito que essas pessoas sejam tratadas como dignas de confiança, contudo você MineirinhodaOdebrecht é um otário, pois aceita tudo que os bicheiros dizem!!!!
      Como diria Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

  8. CoxinhaManifantocheArrependido.

    Parabéns à Beija Flor pela conquista, com um grande enredo,mostrando a indignação de grande parte do povo brasileiro diante da corrupção e incompetência dos governantes desse país e suas consequências, como saúde e educação precárias, violência, miséria,etc. E também parabéns à Tuiuti que retratou em seu enredo a escravidão no Brasil desde os tempos antigos até a época atual onde se explora os trabalhadores brasileiros com baixos salários e emprego informal, prática a ser reforçada pela reforma trabalhista implantada recentemente , após aprovada por um congresso corrupto e golpista; um retrato que também mostrou a manipulação de uma outra parte, essa podre, do povo brasileiro, a dos babacas e imbecis vestidos de camisa da CBF e com panelas na mão, apoiando o golpe , manipulados como marionetes pelas grandes mãos das elites, um verdadeiro admirável gado novo, patinhos amarelos da Fiesp, manifantoches. Saúdo as duas agremiações vitoriosas por mostrar para
    o país, principalmente para as elites, que ainda existe no Brasil uma grande parte do povo que não é idiota, ao contrário, é consciente, crítica, pensante, tem opinião própria
    .

  9. Em uma mesa estavam sentados, um milionário, um pobre e um socialista.
    Chegam a mesa 20 biscoitos
    O milionário pega 19 biscoitos e convence o pobre q o socialista vai roubar o outro.
    Vai o pano…..

  10. É curiosa a seletividade das escolas de samba do Rio de Janeiro nos seus temas e nas suas críticas sociais e políticas! Causa profunda estranheza! Eles criticaram o prefeito Marcelo Crivella; o ex-governador Sérgio Cabral; o atual governador Pezão e Michel Temer…. e …. silenciaram sobre tanta, tanta coisa… muito estranho!
    Não falaram nada do Lula, inclusive porque ele já foi condenado em segunda instancia a doze anos de prisão, além de uma salgada mútua pecuniária…. Sobre o Lula nem uma fantasia, nem um cântico, nem uma representação… Nada! E sobre a Dilma Roussef?! Alguma menção sobre a criminosa?! Nada… nada.. nem uma fantasia, nem um cartaz, uma piada… Nada….
    Um Estado que foi destruído, economicamente, pelo Petrolão feito pelo PT… Nenhuma referência à tragédia do Comperj, e especialmente do Petrolão… NADA… NADA… É MUITO ESTRANHO ESSE SIlLÊNCIO!!!
    Como dira Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

    • pelo que sei quem.acabou com.o rio de janeiro .foi o tal de sergio.cabral que pelo que sei nao e.PT. nao quem destruiu o rio foi pessoal do PSDB. E PMDB. criticas sao feita. mas.que.me.lembro nao teve nem um governador. do pt. que governou rio de janeiro nao o roubo foi tudo feito por essess dois partidos. PMDB E PSDB .

    • Será que SÓ eu vi um PRÉDIO da PETROBRÁS se abrindo e mostrando desigualdades sociais CAUSADASpela corrupção na empresa…???

    • entao vc viu um outro desfile..pq fizeram um carro alegorico com rato no congresso e um com o predio da petrobras virando favela. È so pesquisar no youtube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document