Brasfels fecha 80% dos empregos e pode reduzir ainda mais até março

by Diário do Vale

Angra dos Reis – O bairro que existe nas proximidades do Estaleiro Brasfels, em Angra dos Reis, ficou parecido com as “cidades-fantasma” dos filmes de faroeste: quase tudo está vazio, inclusive os imóveis que eram alugados a empregados do estaleiro, a maior parte do comércio está fechada e o movimento de entrada e saída de trabalhadores se tornou uma fração do que era. Até o comércio ambulante que existia na entrada da indústria naval se reduziu a uns poucos vendedores, em comparação a um verdadeiro shopping a céu aberto que, nos tempos de glória do estaleiro, oferecia de cafezinho a acessórios de celular.

A razão para essa decadência é que, dos 15 mil empregados que tinha no auge de suas atividades, por volta de 2012, o Brasfels dispensou 12 mil – 80% do pessoal. As encomendas feitas ao Brasfels desapareceram, desde que a Petrobras interrompeu os investimentos, por causa das consequências da Operação Lava Jato.

A crise atingiu em cheio a economia de Angra dos Reis, onde vivem mais de oito mil dos cerca de 12 mil metalúrgicos que perderam seus empregos. A perda de renda dessa pessoa gerou um efeito dominó e reduziu o movimento no comércio e a demanda por serviços no município.

Além de Angra dos Reis, cidades vizinhas, como Rio Claro, também foram seriamente atingidas pela crise na indústria naval. A cidade da Serra do Mar, com menos de dezoito mil habitantes, tinha oito ônibus que iam e voltavam diariamente a Angra, levando e trazendo trabalhadores que estavam entre os melhor remunerados do município.

— Atualmente, apenas três ônibus fazem esse trajeto. Em conversa com o prefeito de Rio Claro, José Osmar, fui informado de que essa crise reduziu em cerca de 60% o movimento no comércio de lá — conta André Silva, diretor de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis.

Perspectivas sombrias

Se a realidade atual é ruim, as perspectivas são ainda piores. O estaleiro conta com apenas um serviço em andamento, depois da entrega do navio-plataforma MV-29, em agosto: é uma plataforma da Petrobras, a P-69. A entrega dessa obra está prevista para março ou abril do ano que vem, e não existe, até o momento, nenhuma perspectiva de novos contratos.

— Plataformas de petróleo não são algo que se compre de uma hora para outra. Se fosse haver um contrato novo em março, as negociações já precisariam estar em andamento — afirma André.

Ele acrescenta que a direção do estaleiro está se movimentando para conseguir contratos de reparos de plataformas, mas que isso seria apenas um paliativo para a unidade não fechar definitivamente as portas:

— Um reparo emprega 200 a 300 pessoas por um ou dois meses, enquanto a construção de uma plataforma emprega milhares por mais de um ano. Precisamos que essa atividade retorne ao normal, mas as duas plataformas que a Petrobras está pretendendo fazer no curto prazo serão encomendadas no exterior, ao que parece — afirma o sindicalista.

A esperança nas obras paradas

A possibilidade mais concreta de melhoria no nível de atividade do Brasfels é a retomada de quatro contratos que eram responsabilidade da Sete Brasil, uma empresa criada para contratar a construção de plataformas e arrendá-las depois à Petrobras. A Sete Brasil, com 29 contratos parados em todo o país, já provocou o fechamento de diversos estaleiros. De acordo com André, o Brasfels é o último ainda em atividade no Estado do Rio.

Os quatro contratos que estão suspensos garantiriam alguns milhares de empregos e mais ou menos três anos e meio de atividade ao estaleiro, segundo André.

No entanto, as possibilidades de que isso aconteça passam além da lógica da economia. André disse que o Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis fez contatos com a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a resposta foi de que seria necessário que houvesse algum tipo de influência política para que esse assunto fosse resolvido.

Isso gerou um movimento na cidade: uma comissão que reúne lideranças de diversos setores da sociedade, dentre eles igrejas, associações de moradores, Executivo, Legislativo, sindicatos e comércio, está preparando um grande ato para o dia 7 de outubro, quando haverá um abraço simbólico no Estaleiro Brasfels.

Em 5 de setembro, o prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão (PMDB), acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello e da deputada Federal, Soraya Santos, esteve em audiência em Brasília, com o presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM), para solicitar formalmente que a Petrobras volte a investir nas obras inacabadas de três plataformas do BrasFels e de um projeto que está pronto para a construção de outra. Além disso, o grupo solicitou ainda a Maia, que não libere o conteúdo local para construção naval em outros países.

Não é a primeira agenda do grupo com o Governo Federal para tratar deste assunto. Os dois temas são preocupações do prefeito de Angra, porque afeta diretamente a economia da cidade e a empregabilidade.

O Consórcio de Libra (sistema de partilha com cinco empresas que exploram petróleo no campo de Libra – a 200 quilômetros do Rio de Janeiro) já sinalizou que deseja construir suas plataformas na China, alegando custo mais baixo do que no Brasil e a Agência Nacional de Petróleo também já se manifestou pela liberação do Conteúdo Local, o que tiraria do país milhares de empregos afetando drasticamente o estado do Rio de Janeiro.

Em risco: Estaleiro Brasfels reduziu quatro quintos do efetivo e pode fechar em breve (Foto: Arquivo)

Em risco: Estaleiro Brasfels reduziu quatro quintos do efetivo e pode fechar em breve (Foto: Arquivo)

 

Parada na construção de Angra 3 também prejudica a cidade

A construção da usina nuclear Angra 3, que foi retomada no governo do ex-presidente Luís Antônio Lula da Silva (PT) era outro forte foco de geração de empregos em Angra dos Reis. Milhares de trabalhadores da construção civil estavam envolvidos no empreendimento, mas perderam seus empregos quando os serviços foram interrompidos.

Houve denúncias de corrupção envolvendo as obras de Angra 3 e o presidente da Eletronuclear na época, Othon Luiz Pinheiro da Silva, acabou sendo preso.

Com os escândalos e as dificuldades financeiras do governo federal, os serviços ficaram parados, mas agora surgem possibilidades de retomada. A Eletrobras, a Eletronuclear e a China National Nuclear Corporation (CNNC) assinam no dia 1º de setembro, em Pequim, um Memorando de Entendimento (MOU) de cooperação do setor nuclear envolvendo o Brasil e a China. O chefe da Superintendência Internacional da Eletrobras, Pedro Luiz de Oliveira Jatobá, representando o presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior, e o presidente da Eletronuclear, Bruno Campos Barretto, participarão da cerimônia, que terá também a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

O memorando cria a oportunidade de um aprofundamento da cooperação bilateral para uso da energia nuclear para fins pacíficos, destacando os interesses comuns em estabelecer futura parceria para conclusão de Angra 3.

Com isso, os dois países reafirmam a importância do papel da energia nuclear na composição da matriz elétrica e na redução das emissões de gases de efeito estufa, levando em consideração a competitividade econômica deste tipo de energia.

Esse será o terceiro MOU assinado entre a Eletronuclear e a CNNC. Durante a visita do primeiro ministro chinês ao Brasil, em 2015, foi firmado um MOU entre a Eletrobras, a Eletronuclear e a CNNC, visando à cooperação em temas do setor nuclear. Em dezembro de 2016, o presidente da Eletronuclear, Bruno Barretto, esteve em Pequim para reuniões com a CNNC e grandes bancos chineses – potenciais financiadores da conclusão de Angra 3. Nesta visita, foi firmado um MOU bilateral entre a Eletronuclear e a CNNC para pautar a cooperação na retomada das obras.

Paradas: Interrupção das obras de Angra 3 provocou desemprego na construção civil (Foto: Arquivo)

Paradas: Interrupção das obras de Angra 3 provocou desemprego na construção civil (Foto: Arquivo)

 

 

Por Paulo Moreira

([email protected])

You may also like

43 comments

Trump 19 de setembro de 2017, 09:15h - 09:15

Kd os deputados defensores dos empregos?

Bolsomico 2018 18 de setembro de 2017, 08:30h - 08:30

A culpa não é minha, eu votei no Aloysio Nunes Ferreira.

( ; ) 18 de setembro de 2017, 16:58h - 16:58

Ou seja… É tbm sua, votou em quem sabia que não tinha votos, logo elegeu quem ganhou!

Bolsomico 2018 18 de setembro de 2017, 19:14h - 19:14

Aloysio Nunes Ferreira não tinha votos? Tá sabendo legal…

( ; ) 19 de setembro de 2017, 07:28h - 07:28

Para ganhar, NÃO!

Bolsomico 2018 19 de setembro de 2017, 10:47h - 10:47

Vc naturalmente, ignora quem foi o cabeça de chapa de Aloysio… não me surpreende…

Verdade 18 de setembro de 2017, 04:00h - 04:00

Todos os políticos são pesados aos cofres públicos e falem essa nação.

Bidien 18 de setembro de 2017, 10:08h - 10:08

O que é a política se não uma forma de conseguir algo de maneira coercitiva sem ter produzido nada em troca?
Os tais dos “cofres públicos” aí…a premissa é que o estado sabe, muito melhor do que eu e você, o que fazer com esse dinheiro. E ainda usam o termo “contribuição” hahaha. Como se houvesse como escolha: não contribuir.
Enquanto houver política não haverá a plena liberdade individual. Seremos todos os braços do estado e continuaremos a nos decepcionar com quem escolhemos para representa-lo. Por que estes tem o maldito poder: que é de cunho político, desequilibrado e cheio de brechas que permitem um descontrole tão fácil que a etimologia da palavra “democracia” dá gargalhadas perante o fiasco que é a realidade dessas social democracias espalhadas pelo mundo. Democracia: soberania do povo HAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHA.

Sofista 17 de setembro de 2017, 18:35h - 18:35

Angra está um lixo. O PT sucateou a saúde. E o PT nacional junto ao PMDB acabaram com o país. O resultado é esse. Desemprego e aumento da violência.

Marcelo Bretas 18 de setembro de 2017, 13:36h - 13:36

Você já ouviu sobre Conteúdo nacional? Já leu sobre a recuperação da industria Naval? Deixe seu preconceito de lado e assuma que a quadrilha que está no planalto foi exigida por pessoas como você. Repetem essa mantra sem entender o objetivo real do golpe, que é abrir mercado para os de sempre e uma das faces mais clara desse processo é a transferência de empregos.

Max 17 de setembro de 2017, 17:59h - 17:59

É triste ver que as pessoas ainda acham graça e preferem culpar os outros a fazer uma reflexão sobre o evento.

O Brasil é um país rico, bonito, agradável e amigável, mas o que vemos é um pequeno grupo querendo tornar o país em uma propriedade privada.

Se você votou em quem quer que seja, não é vergonha. Entenda que você não é o único a ter se enganado. Não foi o único que imaginou que estava fazendo algo positivo e acabou desiludido com a grande gama de bandidos que se elegeram nos últimos anos.

Mas não faça piada com a desgraça de pais e mães de família desempregados que estão agora pensando em como vão sustentar seus filhos ou a si mesmos.

O fato de mais uma empresa demitir é triste, reflete o grave problema do país e o quanto caminhamos na direção errada.

E não, não é o PSDB que vai salvar a pátria, mas convenhamos que PT e PMDB também não farão nada de positivo, como não fizeram e não estão fazendo.

Os 3 maiores partidos do país estão mais preocupados em salvar seus líderes do que com ideologias políticas de verdade, o PT só “arrota” o populismo burro, que prega que o estado deve carregar o cidadão nas costas, fornecendo crédito e esmola… como fez nos últimos 13 anos, trazendo o país para onde estamos hoje. O PMDB só se preocupa em estar no poder, não importando qual a ideologia que esteja ganhando, ele vai sempre estar apoiando o poder, para se manter lá.. é a PIOR CORRENTE dos 3, pois vai ser sempre o partido da maracutaia, e por ser o mais antigo do país (dos grandes) está enraizado em todas as esferas de poder, não existe força política contra, sempre ganhará nas votações políticas, infelizmente. Por último, o PSDB, que diz que fará diferente mas não diz como. É uma força política incoerente formada de grupos menores que não falam a mesma língua, com isso, estará sempre na contra mão da necessidade do povo.

O povo não precisa de populismo, esqueçam essa coisa de achar que empresário é inimigo, claro que irão sempre pensar no bolso, mas sem empresas não existem países. Parem de achar q o socialismo é bonito, não é, é ilusório, o resultado do socialismo é o que a Argentina foi, falida e destruída. O resultado a curto prazo é o que passamos atualmente, um nível abaixo do que a Argentina passou. O resultado a longo prazo é o que vemos na Venezuela, triste.

O povo precisa pensar individualmente, chega de se deixar ser enganado, chega de se deixar levar por conversinha como as propagandas do PMDB.. mostrando pequenas melhoras como se fossem a salvação da patria. Chega de acreditar nessa conversa idiota do PT, propagandas preparadas por marqueteiros (como os 10 que já foram presos) tentando te induzir a idolatrar um bandido que roubou DO SEU BOLSO.

Chega de salvadores da pátria, o Brasil precisa de pensamento individual e não de burrice coletiva.

Estamos de olho 17 de setembro de 2017, 14:33h - 14:33

O povo de angra reclamando porem continuam votando no pmdb. Igualzinho barra mansa elegeram o prefeito do pmdb. Agora e so agonia.

capivara 17 de setembro de 2017, 12:36h - 12:36

Luis Antonio Lula da Silva ? ..me ajuda ai DV

capivara 17 de setembro de 2017, 12:34h - 12:34

ta complicado pq isso afeta nao so angra mas tb as cidade em volta…rio claro barra mansa volta redonda..varias pessoas trabalham ou trabalhavam la…que se cheguem a um acordo e volte a situaçao anterior

Anderson 17 de setembro de 2017, 11:24h - 11:24

Angra acabou. Sem emprego, saúde, violência igual na Baixada, praias sujas e fedidas, políticos angrenses que fazem só pra por mais dinheiro no bolso…Angra se tornou uma sucursal do inferno. E o angrense ainda acha que se arrumar um trabalho de vender arte na praia, tá ótimo.

capivara 17 de setembro de 2017, 12:34h - 12:34

mas sei se acabou..mas esta indo pra esse caminho

VOTONULO 17 de setembro de 2017, 10:52h - 10:52

HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!!! “TIRA O PT E TUDO VAI FICAR UMA MARAVILHA!!!!!!”… AGORA AGUENTA COXINHAS!!!!! HAHAHAHAHAHA!!!!!! AINDA VAI PIORAR!!!!!!

José S. Silva 18 de setembro de 2017, 11:06h - 11:06

A intenção era não piorar mais. Pelo menos já se apontam alternativa àquela crise econômica interminável que a vossa presidenta nos pôs.

di olho 17 de setembro de 2017, 10:48h - 10:48

só o lider norte coriano da jeito em brasilia kim jong- un bomba em brasilia

di olho 17 de setembro de 2017, 10:21h - 10:21

ano qui vem povo burro. faz campanha vote

Eleitor arrependido 17 de setembro de 2017, 09:08h - 09:08

Lula e Dilma afundaram o país e consequentemente as empresas.

Agripino Maia 17 de setembro de 2017, 14:24h - 14:24

Eu entendo vc, amigo. Mas a culpa não é nossa, nós votamos no Aécio.

Sempre voltaço 17 de setembro de 2017, 08:28h - 08:28

Tira a Dilma que melhora.
Tira a Dilma que o investimento vem.
Eu aqui morrendo de rir das coxinhadas que só sabem ler inVEJA e assistir a Globo News.

José Silva 17 de setembro de 2017, 08:10h - 08:10

Continuem votando….

Max 17 de setembro de 2017, 03:52h - 03:52

Pt afundou o país e o PMDB terminando de jogar a pá de cal… e ainda tem uns burrinhos que acham que quem era contra a Dilma e contra o Lula é a favor do Temer ou Aécio.. =/

Povo burro, muito burro..

Maniac 17 de setembro de 2017, 07:35h - 07:35

É isso aí.

di olho 17 de setembro de 2017, 10:23h - 10:23

coloca burro nisso kkkk uma manada

Ary Góis 17 de setembro de 2017, 14:04h - 14:04

“di olho”, com esse seu portuguesinho de fim de feira, vc se acha mesmo em condições de chamar alguém de burro? Coitada da sua mãe: se houvesse Bolsa Família na época, a véia não precisaria tirar vc do colégio prematuramente…

الفتح - الوغد 16 de setembro de 2017, 22:58h - 22:58

Isso é só mais uma prova de que a condução das operações de combate à corrupção é como um pai que briga com a mãe e os filhos é que morrem à míngua… Deveria ter havido o cuidado de se manter as operações das empresas investigadas, apenas afastando os gestores e sócios implicados. Os processos produtivos não poderiam parar, pois os efeitos são mais que previsíveis!!

Edmur 17 de setembro de 2017, 20:42h - 20:42

E quem faria a gestão dos recurso desses empreendimentos? Os mesmos ladrões de antes?

الفتح - الوغد 18 de setembro de 2017, 20:00h - 20:00

Aí já são outros 500. É preciso primeiro sanar um problema para depois atacar outro…

Ary Góis 16 de setembro de 2017, 22:17h - 22:17

E aí, coxinhada e trouxinhas paneleiros. Tá melhorando, né, não?

Indefeso 17 de setembro de 2017, 08:17h - 08:17

Ary, só não esqueça que a mala de dinheiro achada em Salvador era da época que o cara era da CEF, no go4 da Dilma.kkkkkk
PT e PMDB tudo haver. Acorda povo não vote em quem já foi eleito, renovação já.

Cansado de chororô 17 de setembro de 2017, 09:39h - 09:39

Está sim… Já recuperaram bastante desvio e já já o o xeque mate! A propósito não sou coxinha da direita nem asno da esquerda, sou PAMONHA que paga imposto e vê seu dinheiro sendo roubado!

Jaime Ribeiro R. Filho 17 de setembro de 2017, 10:18h - 10:18

A mentalidade de um petista é duro de entender. Pelo seu entendimento a vítima é a culpada. Vocês fazem apologia e ainda defendem o maior crápula que este país já teve. Faça o seguinte, quando o seu Deus for preso, leve para ele miojo e cigarros na prisão. Como diz o Kiko…”gentalha”.

Ary Góis 17 de setembro de 2017, 13:46h - 13:46

Coxinhada fica mordida com a realidade. Carrega no rivotril aí, paneleiro arrependido.

Dona Florinda de Cidade-operária 17 de setembro de 2017, 13:59h - 13:59

Vamos, tesouro, não se misture com essa gentalha bolivariana cubista.

Sincero 16 de setembro de 2017, 21:50h - 21:50

Depois falam mal do lula.Apenas um sítio pra tomar cachaça e um apartamento pra passear.. Esses vampiros que deram o golpe estão com milhões em apartamento,malas de dinheiro….Na época do barbudo o estaleiro estava dando emprego……Fora Temer

Aí Flatei! 17 de setembro de 2017, 00:10h - 00:10

Nada contra, mas o Lula tinha 9 milhões só em um fundo de previdência privada.
Enquanto o povo briga entre si chamando uns aos outros de coxinhas e petralhas, toda a classe política (sem exceção) sangra a nossa Pátria.
Pensem nisso…..

Cansado de chororô 17 de setembro de 2017, 09:44h - 09:44

Tava dando emprego por uma dúzia de mentiras como o caso Pré Sal.

Vai entender 17 de setembro de 2017, 09:59h - 09:59

Pessoas como você que defendem partidos, não merece nem abrir a boca pra falar!

Maniac 16 de setembro de 2017, 21:16h - 21:16

Existe uma nuvem negra imensa sobre nosso estado… parece que o poço não tem fundo!

Cansado de chororô 17 de setembro de 2017, 09:42h - 09:42

Atualmente é a sombra do Pezão, Temer, e do passado te condena!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996