sábado, 20 de outubro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Polícia / Caminhoneiros do Sul Fluminense aderem paralisação e PRF aponta primeiros atos de vandalismo

Caminhoneiros do Sul Fluminense aderem paralisação e PRF aponta primeiros atos de vandalismo

Matéria publicada em 21 de maio de 2018, 08:54 horas

 


Motoristas aderem movimento nacional e param caminhões nas proximidades da Dutra em BM (crédito Gabriela Batista)

Sul Fluminense – Caminhoneiros seguem com a manifestação em protesto contra o aumento do diesel. Na  Região Sul Fluminense – Resende, Volta Redonda e Barra Mansa –  em pelo menos três localidades, o acostamento da Rodovia Presidente Dutra, pista sentido Rio de Janeiro, está tomado por manifestantes. Há ainda, inúmeros caminhões parados em postos de combustíveis, sendo um deles na entrada do bairro Cotiara, em Barra Mansa. O tráfego flui sem retenções pela faixa da esquerda da pista, para veículos de passeio e ônibus.

Segundo João Alves Novaes, um dos diretores do Sindicato Autônomo do Rio de Janeiro, o movimento atinge, no país, 95% de adesão. O protesto acontece um dia antes de mais uma alta do diesel nas refinarias de 0,97%, que passa a vigorar a partir de amanhã.

– O valor do combustível está alto demais e o frete não cobre as despesas do nosso carro – protesta João Alves, ressaltando que a manifestação somente vai acabar quando os valores dos combustíveis baixarem.

A Polícia Rodoviária Federal esta acompanhando de perto o movimento. Viaturas estão em pontos estratégicos para evitar conflitos, mas alguns veículos que não querem aderir ao movimento foram apedrejados. Segundo a PRF, neste momento há em curso um trabalho para identificar de onde partiram as pedradas. “Estamos buscando quem jogou as pedras. São pessoas que estão escondidos no meio do mato. Estamos trabalhando para identificar”, disse um agente.

Na semana passada a Associação Brasileira de Caminhoneiros (ABCam) e a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), convocaram a categoria a aderir o movimento como forma de cobrar medidas para reduzir o impacto do aumento do diesel, entre elas a isenção de tributos. “O aumento constante do preço nas refinarias e dos impostos que recaem sobre o óleo diesel tornou a situação insustentável para o transportador autônomo. Além da correção quase diária dos preços dos combustíveis feita pela Petrobras, que dificulta a previsão de custos por parte do transportador, os tributos PIS/Cofins, majorados em meados de 2017, com o argumento de serem necessários para compensar as dificuldades fiscais do governo, são o grande empecilho para manter o valor do frete em níveis satisfatórios”, diz comunicado da ABCam.

A entidade enviou ofício ao governo, afirmando que os caminhoneiros vêm sofrendo com os aumentos sucessivos no diesel, o que tem gerado aumento de custos para a atividade de transporte. Segundo a associação, o diesel representa 42% dos custos do negócio. Citando dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a organização afirma que 43% do preço do diesel na refinaria vêm do ICMS, PIS, da Cofins e Cide.  No documento, a entidade reivindicou a isenção do PIS, da Cofins e Cide sobre o óleo diesel utilizado por transportadores autônomos. A associação também propõe medidas de subsídio à aquisição de óleo diesel, por meio de um sistema ou pela criação de um Fundo de Amparo ao Transportador Autônomo.

 

 

Motoristas param no acostamento da pista em adesão ao movimento. (crédito Gabriela Batista)


Comente com Facebook
(O Diário do Vale não se responsabiliza pelos comentários postados via Facebook)

22 comentários

  1. VAGABUNDOS!!!!!!!!!! TERRORISTAS!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Primeiro é preciso entender o porque da gasolina ser tão cara. Depois de entender que quase 50% é imposto, precisamos entender porque de tantos impostos.

    Então chegaremos a conclusão de que temos um funcionalismo público extremamente caro (e ineficaz, que novidade!), sendo que 95% do funcionalismo em todo o Brasil ganha mais de 2 mil reais, sendo que no Brasil 75% da população ganha MENOS do que 2 mil reais, opa! Então temos uma “bela” disparidade aí entre o Brasil real e o do funcionalismo público. É vereador ganhando mais de 10 mil reais… É professor universitário ganhando mais de 10 mil reais, e essa turma toda aposentando com menos de 50 anos e com salário integral, enquanto a média do Brasil real (da iniciativa privada) é de 1.700 reais.

    Pois é amigos, lógico que isso é só um resuminho, pois senão escreveria um livro aqui para apontar as injustiças e desigualdades promovidas por nosso estado. Isso é só para mostrar que temos muitos impostos porque tem várias boquinhas por aí para sustentar, e mesmo assim ainda não é suficiente hein! Os gastos ainda são maiores do que a receita, aumentando assim nossa dívida, o que gera mais inflação e juros para os mais pobres.

    Não dá para atacar uma coisa e defender outra. Ou se combate pela raiz ou só gritaria sem chegar a lugar algum…

  3. Dizem que o povo não sabe votar. Vejam nas próximas eleições só tem merda, ou vc num vota em ninguém, ou escolhe um merda qualquer.

  4. Só mais um indiguinado

    Temos que ter consciência que paralização de um dia só não adianta. Só quando começar a faltar as coisa em mercados, comércio, postos de gasolina e empresas, que eles vão pensar à respeito. Mas será que o movimento tem peito pra ficar alguns dias parados?

  5. Toda manifestação é válida ainda mais com os combustíveis em peso de ouro. Mas, certamente faz-se legítima se não coibir o direito de ir e vir da população. Sem violência, tem o apoio de todos.

  6. Fazem paralisação hoje. Amanhã votam nos mesmo corruptos. No primeiro domingo de outubro todos votarão no Temer novamente, ainda que ele não seja o candidato.

    Anotem no calendário de outubro. Ao votar no partido X que estiver aliado ao PMDB (dos bandidos) o seu voto vai para os bandidos do PMDB. Aprendam a votar para o diesel não continuar subindo.

    Eu alertei a todos por aqui para não votarem na Dilma em 2014 e no PMDB em 2016 por saber que o Temer JÁ ESTAVA FALANDO que iria fazer tudo que fez agora. Não foi nenhuma novidade.

  7. Os motoristas de carros particulares deveriam bloquear também as vias principais dos municípios para reclamar da gasolina!

    • Sim, claro! Ideia de gêniusss! E todos seriam demitidos pelos patrões por estarem na rua em vez de estarem trabalhando. Porque quem paga gasolina cara, é porque tem emprego para sustentar gasolina. Senão, andaria de busão. Então fique na sua com suas ideias “Jeniais”, com J de Jumento!!!

  8. É a Petrobras cobrando do povo, o que os políticos roubaram dela. Como sempre o povo paga quietinho.

  9. Só parar os caminhões tanque.

  10. VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS!!!!! DEIXEM O CIDADÃO DE BEM VIAJAR E TRABALHAR!!!! NÃO TEMOS NADA A VER COM A SUA GREVE!!!!!

    • Rodrigo motorista

      Vem aqui na pista,chamar todos que estão aqui de vagabundos,pra ver o que acontece

    • Por isso q o Brasil n vai p frente….

    • Um trabalhador sem valor

      É por isso que o Brasil não vai para frente um puxa saco baba ovo igualzinho você vai lá na pista chamar os cara de vagabundo seu ordinário sem-vergonha

    • Esse votonulo só pode ser petista defensor de bandido( luladrao). Só fala asneiras

    • Causa justa e protesto totalmente civilizado..passei p Dutra,Carvalho Pinto e D Pedro hoje…td n ordem e respeito.carro liberados e sem nenhuma depredação,inclusive d caminhões,nenhuma msm… parabéns aos amigos caminhoneiros!!

    • VÃO TRABALHAR VAGABUNDOS!!!!! DEIXEM O CIDADÃO DE BEM VIAJAR E TRABALHAR!!!! NÃO TEMOS NADA A VER COM A SUA GREVE!!!!!

  11. Um trabalhador sem valor!!!!!!!!!!!

    É isso aí meus companheiros caminhoneiro vamos parar esse Brasil vamos parar tudo!! esse governo fuleiro aprendi quem manda somos nós trabalhador!!!!!!!!!!!!

  12. Não precisa fechar toda pista, é só todos ficarem parados por tempo indeterminado q o país vai parar tbm!
    Pois são os caminhoneiros q movimentam a economia desse Brasil corrupto.

  13. Penso que pra estrangular esses abusos teria que ser não paralisação, mas greve geral. No final esse abusos EXORBITANTES cai tudo no bolso TRABALHADOR! UMA VERGONHAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!

  14. coloca o adesivo da Dilma de pernas abertas no tanque , que vcs terão descontos nos postos.

Untitled Document