Campanha de vacinação contra a gripe no Rio só atigiu 30% da meta

by Diário do Vale

A 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe termina na próxima sexta-feira (22) e, no Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde alerta que até hoje (19) só foi alcançado 30% do público-alvo. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 80% da população. Fazem parte do grupo prioritário idosos maiores de 60 anos, crianças até 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias do parto, prisioneiros, profissionais de saúde e que atuam no sistema prisional, além de doentes crônicos. As informações são da Agência Brasil.

Segundo  levantamento da secretaria, a região do Médio Paraíba, formada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda, tem a menor cobertura para gripe: menos de 19,7% do público-alvo foi imunizado.

Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina é a melhor forma de proteção contra a doença que, em casos mais graves pode levar à morte. “Nos períodos de alta transmissão, como no inverno, são comuns os casos graves da doença, como a pneumonia e eventualmente o óbito. Nos anos anteriores nós observamos um aumento importante no número de óbitos em crianças menores de 5 anos, idosos maiores de 60 anos e em gestantes, por isso a decisão de priorizar esses grupos nessa campanha de vacinação”, afirmou Chieppe.

O superintendente destaciu ainda o foco da campanha, que é reduzir os impactos da doença e não impedir que o vírus circule. “A vacinação não tem por objetivo impedir a circulação do vírus na sociedade, isso só seria possível se vacinasse toda a população, não é esse o objetivo. O objetivo específico é proteger esse público de maior risco da evolução das formas graves da gripe através do vírus morto, que não é capaz de causar a gripe”, disse.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996