Cerca de 52 mil venezuelanos já pediram asilo no primeiro semestre deste ano

by Diário do Vale

Venezuela- O número de pedidos de asilo apresentados por cidadãos venezuelanos no primeiro semestre desse ano é quase o dobro dos apresentados durante todo o ano de 2016, alertou nesta sexta-feira (14) a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). Os Estados Unidos(18.300 pedidos), o Brasil (12.960), a Argentina (11.735), a Espanha (4.300), o Uruguai (2.072) e o México (1.044) são os países mais procurados. A informação é da agência Télam.

Durante todo o ano passado, cerca de 27 mil venezuelanos apresentaram pedidos de asilo em vários países, uma cifra que tem crescido até alcançar os 52 mil pedidos de janeiro a junho deste ano.

“Estes dados representam apenas uma fração do total de venezuelanos que podem necessitar de proteção internacional, dado que muitos não se registram como solicitantes de asilo, apesar de que fugiram por causa da violência e da insegurança, assim como pela incapacidade de poder sobreviver”, afirmou numa coletiva de imprensa o porta-voz da Acnur, William Spindler.

“Graças a uma larga tradição de solidariedade nos países latinoamericanos, os cidadãos venezuelanos podem residir nos países limítrofes sob distintos tipos de residência temporária”, disse Spindler. Ele alertou contudo que “por causa de obstáculos burocráticos, de períodos de espera muito grandes e do alto preço das taxas, muitos venezuelanos optam por ficar numa situação irregular, em vez de usar os procedimentos de asilo ou migratórios para se regularizar”.

Segndo a Acnur, muitos dos 300 mil venezuelanos que residem na Colômbia, dos 40 mil em  Trinidad e Tobago, e dos 30 mil no Brasil “podem estar nesta situação”.

Julgamento militar

Por outro lado, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos pediu ao governo venezuelano que não use a Justiça Militar do país para julgar civis, uma prática a que têm sido submetidos quase 50 pessoas e a que o governo não parece querer renunciar.

“Urgimos ao governo que deixe de usar imediatamente a Justiça Militar para julgar civis, algo que é contrário à lei internacional de direitos humanos, particularmente com respeito ao devido processo e garantias”, afirmou a porta-voz do órgão, Elizabeth Throssell.

O vice-presidente da Venezuela, Tareck el Aissami, advertiu ontem que a Justiça Militar encarcerará aqueles que obstaculizem a eleição da Assembleia Constituinte, que terá lugar no próximo dia 30 e a que se opõe a oposição.

You may also like

6 comments

Marcelo 15 de julho de 2017, 17:16h - 17:16

Quero ver essa turma que defende governo do PT passar um mês na Venezuela. Conheço pessoas que foram obrigadas a sair de lá , deixar amigos e família por causa da situação que esse país passa . Quantos já morreram por causa desse regime ? Quantos mais irão morrrer ? A ministra de saúde de lá falou que falta pasta de dente porque o
Povo está escovando os dentes três vezes por dia . Falta água e energia porque o
Povo toma banho acima de 05 minutos . O pior que metade da população alienada pela ideologia bolivariana acredita nisso . Vide nosso caso com o Lula . Falta de estudo , falta de senso crítico e ideologia esquerdista também mata.

geninha 18 de julho de 2017, 11:44h - 11:44

Verdade. O Brasil melhorou 500% depois q o Temer e seus correligionários, de moral ilibada, assumiram o poder, vide as votações recentes. Um governo que prima pela transparência, sem vínculo nenhum c qualquer vestígio de desvio de conduta e digo: c a ascensão de Rodrigo Maia e, talvez Aécio Neves, ai sim o Brasil embala.

Fora PT………

guto 18 de julho de 2017, 14:16h - 14:16

geninha você escreveu um comentário que não se relaciona com o assunto tratado na matéria, procurar temas relacionados ao Aécio, ao Temer ou ao Rodrigo Maia.
A prefeitura de Volta Redonda oferece consulta para ceguinhos, e só fazer a consulta e pegar seu óculos…
E como você não enxerga, tenho certeza que você quer Lula para presidente do Brasil no ano que vem!

Maniac 15 de julho de 2017, 13:06h - 13:06

Poderiam fundar a Nova Venezuela na fronteira e elegerem Lula seu presidente!

Padaria PcM 15 de julho de 2017, 10:42h - 10:42

Ué, o Socialismo/Comunismo não é maravilhoso??? O sonho do PT é seguir os moldes da Venezuela e do bolivarianismo que julgam ser exemplar, como o modelo de Cuba… O problema é que nesses Países nem papel higiênico tem!!!

guto 14 de julho de 2017, 13:55h - 13:55

52 mil coxinhas não valorizam um governo amigo de Lula-Dilma, só porque Maduro está fazendo uma revolução socialista-comunista bolivariana os coxinhas ficam desesperados, pois estão vendo que as crianças estão ficando desnutridas e muitas estão perdendo a vida, isso deixa os coxinhas revoltados! Os coxinhas vão no supermercado e só porque não encontram o arroz e feijão já querem dar o golpe (não só os coxinhas brasileiros são golpistas) indo nas ruas e pedindo a saída do segundo maior líder da América Latina, depois de Lula é claro!
Mas se Deus quiser Lula vai mandar o povo brasileiro ir para a fronteira entre Venezuela e Brasil para segurá-los no lado Venezuelano, pois Lula vai ajudar Maduro concretizar a Revolução que ele e o PT tentaram fazer no Brasil, mas não terminaram, pois foram combatidos pela imprensa golpista e pelos coxinhas, principalmente do Estado de São Paulo!

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996