Em Piraí, revezamento da tocha contou com sete representantes do município

by Diário do Vale
DSC00152

Representando: Luiz Arruda, atleta de Trampolim, foi um dos condutores selecionados pelo município
(Foto: Libânia Nogueira)

Piraí – A população de Piraí acordou cedo nesta sexta-feira (29) para prestigiar o revezamento da tocha olímpica no Centro. A cidade foi a primeira do dia na rota do comboio e a partida foi em frente a um dos pontos turísticos da cidade, o Condomínio da Arte, às 8h. O símbolo dos Jogos Olímpicos foi recepcionado por três estudantes da rede pública que venceram um concurso de redação promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Além deles, quatro condutores representaram a cidade, todos com história de vida que se entrelaçam com o esporte – um paratleta de Canoagem, um atleta de Trampolim, um maratonista e uma professora de Educação Física.

A estudante Sofia da Fonseca, de 13 anos, foi uma das piraienses que teve a chance de vivenciar o momento histórico tanto para ela quanto para o município. Ela foi uma das anfitriãs do fogo símbolo dos Jogos Olímpicos, que iniciam no Rio de Janeiro no dia 5 de agosto. A aluna da Escola de Lajes escreveu uma redação sobre o espírito olímpico e envolveu na abordagem, além de educação e esporte, cultura e deu uma aula de respeito à diversidade.

– Foi muito interessante poder participar desse momento, ainda mais por ter sido a partir de uma redação minha, onde eu falei sobre o espírito olímpico, o respeito que as pessoas devem ter umas com as outras e aproveitei também para falar da necessidade que temos de aceitar todas as culturas. Como as Olimpíadas envolvem todos os povos, achei importante falar sobre isso – afirmou Sofia, após a passagem da tocha na cidade, acompanhada dos pais, Fabiana Fonseca e Fábio Lopes Pinto, que orgulhosos comemoraram o resultado da filha.

Todo o percurso, de aproximadamente cinco quilômetros, contou com 23 condutores no revezamento. Após a passagem pelo trecho da RJ-145, em direção à Rodoviária Thereza Bastos Muller, o primeiro condutor a representar a cidade foi o paratleta Guilherme Cruz, de 18 anos, que emocionou o público que conhece a sua história. Foi ele quem carregou a tocha da Rua Barão do Piraí até o palco onde aconteceu a cerimônia de boas vindas, com participação do Coral da Terceira Idade, na Praça Getúlio Vargas, ao lado da prefeitura.

A concentração popular direcionou todas as atenções à cena de Guilherme revezando a chama ao conterrâneo Luiz Arruda, de 19 anos, bicampeão sul-americano que dedica sua vida à ginástica de trampolim desde os 11 anos. A emoção dele durante a condução se mesclou à animação do público quando ele percorreu mais 200 metros da Rua Barão do Piraí. “Posso dizer que tem uma parte minha nos Jogos conduzindo a chama”, disse o atleta.

A sequência do revezamento contou com outras apresentações de projetos esportivos, como na Praça de Santana com alunos da ginástica de trampolim, karatê e judô. Na passagem pela Praça Adelino Passos Dias, dança e música compuseram o cenário junto ao esporte com manifestação de balé e violão, como no entroncamento da Rua Manoel Teixeira Campos Júnior com a RJ-145, os alunos da capoeira fizeram uma demonstração.

Outra personalidade de Piraí que participou do revezamento foi a ex-secretária de Esporte Vânia Fajardo, professora de educação física aposentada. Com reconhecimento internacional pela inclusão de crianças carentes na prática de esportes, ela foi selecionada pelo programa ‘Servidores que Valem Ouro’ do Governo do Estado do Rio.

– É muito gratificante e emocionante participar de um evento como esse em Piraí. Eu que sempre fui envolvida com o esporte e reconheço a grandiosidade desse marco para a cidade, me sinto lisonjeada em ser uma das condutoras, tanto por ser um evento esportivo, quanto por ser em Piraí – destacou.

Vânia iniciou em 1972 como professora de educação física e se aposentou nesta função no município. Acompanhando as competições esportivas da cidade e motivada pelos resultados com crianças carentes, e o que significava para elas, atuou como secretária de Esporte e buscou dar oportunidade a elas através de projetos. A reta final do percurso em Piraí foi com o maratonista da cidade José Maria, que foi recepcionado no Centro de Eventos por alunos da rede pública municipal e música com DJ para despedida da tocha.

Após passar por Piraí, o comboio seguiu para Barra do Piraí, onde nem mesmo a chuva apagou a chama. A rota partiu da Rua Paulo Fernandes próximo a quadra poliesportiva. O trajeto seguiu pela Avenida Prefeito Arthur Costa, Rua Francklin de Moraes, Viaduto prefeito Roberto Bichara, Praça Oliveira Figueiredo, Rua Francisco de Paula Moura, Rua Araci Campos, Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Rua Dr. Moraes Barbosa, Rua Lucio de Mendonça e tem como último destino a Praça Pedro Cunha, onde está programada a cerimônia de encerramento.

Fogo olímpico seguiu para Barra do Piraí
Após percorrer Piraí, o comboio seguiu para Barra do Piraí. O revezamento começou na cidade por volta das 9h30 sob chuva fraca, mas que não desanimou o público que lotou a Rua Paulo Fernandes. O revezamento começou próximo à quadra poliesportiva e seguiu pela Avenida Prefeito Arthur Costa, onde continuou pela Rua Francklin de Moraes, Viaduto prefeito Roberto Bichara, Praça Oliveira Figueiredo,  Rua Francisco de Paula Moura, Rua Araci Campos, Avenida Ernani do Amaral Peixoto, Rua Dr. Moraes Barbosa, Rua Lucio de Mendonça e finalmente na Praça Pedro Cunha. O encerramento do evento olímpico contou com apresentação de grupos de dança e dos projetos esportivos da prefeitura.

Uma das condutoras foi Adriana Samuel, pioneira do vôlei de praia que conquistou prata em Atlanta em 96 e bronze em Sydney, em 2000. “Meu sonho de criança era participar dos Jogos Olímpicos”, disse Adriana. Nascida em Resende, ela acredita que os atletas brasileiros da areia podem fazer bonito no Rio 2016. “As nossas quatro duplas têm bola para isso. O Brasil chega muito forte”, afirma.

Em seguida, a chama olímpica seguiu o trajeto por Vassouras, Paraíba do Sul e Três Rios, para então ir à Região Serrana, começando por Petrópolis. Hoje o caminho continua em Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Nova Friburgo. Já amanhã, percorre Cordeiro, Itaocara, São Fidélis, Campos dos Goytacazes, Conceição de Macabu até Macaé. Na segunda-feira, o trajeto começa em Rio das Ostras e vai para Búzios, São Pedro da Aldeia, Iguaba Grande, Araruama, Arraial do Cabo, encerrando em Cabo Frio.

Já na terça-feira, o comboio chega a Saquarema e segue para Rio Bonito, Tanguá, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. As últimas cidades a receberem a tocha, antes da capital, na quarta-feira serão Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo e Nova Iguaçu. E, finalmente, no dia 4 de agosto, o fogo olímpico chega ao Rio de Janeiro.

You may also like

3 comments

Dan 29 de julho de 2016, 17:54h - 17:54

Isso é uma vergonha! Hospitais sem material, empresas fechando e deixando de pagar o FGTS dos trabalhadores, PM e professores com salario atrasado e o estado gastando o dinheiro da população mais uma vez.

Precisamos na proxima eleição retirar estas pessoas que estão a anos no poder e renomear quem realmente quer trabalhar pela cidade.

coerente 30 de julho de 2016, 06:56h - 06:56

Esse tipo de reclamação foi divulgado por toda a região, mas onde a tocha passou as ruas e praças ficaram lotadas. Esse é o povão que reclama. Esse é o brasileiro.

Zero 29 de julho de 2016, 13:25h - 13:25

Enquanto a população do Rio de Janeiro passa por dificuldades no atendimento hospitalar, cirurgias e internação, problemas de segurança pública e na educação pública, o prefeito e o governador desperdição o dinheiro público dos trabalhadores.

Eleitores, vamos votar com consciência e não com interesses individuais. Assim construiremos um Rio melhor.

Eu não pedir pra ter Olimpíadas.
Eu quero serviços públicos de qualidade.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996