domingo, 23 de setembro de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Lazer / Chris Hadfield e seu guia do astronauta para viver na Terra

Chris Hadfield e seu guia do astronauta para viver na Terra

Matéria publicada em 9 de julho de 2018, 08:00 horas

 


Livro combina autobiografia com conselhos de autoajuda e filosofia de vida

Hadfield: A vida antes e depois da estação espacial

O canadense Chris Hadfield pode não ser o melhor astronauta do mundo, mas certamente é o mais popular. Quando comandou a Estação Espacial Internacional ele fez sucesso no Youtube, gravando vídeos onde mostrava como é escovar os dentes em gravidade zero. E fez coisas insólitas como tocar violão e cantar a música Space Oddity do Dave Bowie, sobre o drama de um astronauta perdido no espaço.

De volta para a Terra, Hafield continuou estrelando vídeos que fazem sucesso na internet. Num deles ele compareceu a ComicCom usando um traje idêntico ao do filme “2001: Uma odisseia no espaço”. Cortesia de seu compatriota Adam Savage, que trabalhou no filme “Inteligência Artificial” do Steven Spielberg. Seu livro de memória “Guia de um astronauta para viver bem na Terra” está saindo no Brasil em edição da Ediouro e custa em torno de dez reais, o que é um preço excepcionalmente barato para o mercado editorial brasileiro, onde a maioria dos livros não custa menos de 30 reais.

No livro Hadfield conta que resolveu ser astronauta em 1969, quando assistiu pela televisão ao passeio do Neil Armstrong na superfície da Lua, durante a missão da Apollo 11. Com muita determinação e força de vontade ele entrou para a Força Aérea do Canadá, passou por duros treinamentos de sobrevivência e afinal teve seu sonho realizado. Participando de três missões na Estação Espacial Internacional, a última delas como comandante.

No livro Hadfield mistura suas memórias com conselhos para pessoas que perseguem um objetivo na vida. Ele acha que os seres humanos se dividem em três categorias: As personalidades negativas, que colocam defeito em tudo e acham que tudo está errado, a que ele chamada de -1. Os zeros, que não querem nada e não tem opinião sobre nada. E os +1, as personalidades positivas que não hesitam em correr atrás de seus sonhos. Para eles Hadfield recomenda a perseverança e o esforço necessário. Como os duros treinamentos porque ele e outros astronautas passaram. Memórias de astronautas parecem estar fazendo sucesso, já que esse é o segundo livro do gênero a sair no Brasil este ano. O outro é sobre a experiência do astronauta americano Scott Kelly

Por: Jorge Luiz Calife

Untitled Document