Volta Redonda
Desde que foi inaugurado em 25 de maio de 2010, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Volta Redonda recebe em média 3.87 trotes diários, um tipo de ligação que atrapalha e muito o cumprimento da missão no qual ele foi criado, que é disponibilizar aos órgãos de segurança pública os recursos necessários para que possam executar suas atividades de forma mais qualificada e eficiente.
De acordo com o administrador do local, Dalessandro Hidimário de Assis, o Ciosp recebe atualmente em média 1,5 mil ligações no período de 24 h, e apesar de não haver um período específico do ano para o aumento de trotes, em janeiro o Ciosp registrou 83 trotes enquanto que no mesmo período de 2017 houve 21 ligações deste tipo, um aumento de 62 ligações que em vez de ajudar, atrapalha no atendimento.
– O trote dificulta e muito o trabalho do Ciosp, pois além de ocupar uma linha de emergência, onera os cofres públicos com deslocamento, horas de trabalho e efeitos colaterais consequentes dos atendimentos a chamados falsos, que denunciam crimes, incêndios e outros. Só no Ciosp ocorreram 1415 trotes no ano de 2017, o que na média representa 3.87 diários, lamentou.
Mas felizmente este tipo de crime pode ser identificado de algumas formas, ressalta Dalessandro, seja pelo monitoramento do local citado através das câmeras, pela falta de outras comunicações sobre o fato, pelo assunto informado, pela falta de consistência sobre o fato narrado, pela identificação quando se trata de criança, pessoas de ambos os sexos que ligam para assediar as operadoras e pessoas com perceptível alteração psíquica. “E ainda pode ser considerado trote quando, por algum motivo, o aparelho de celular faz a ligação sozinho, seja por contato dentro de uma bolsa, bolso ou outro motivo”, esclareceu.
De acordo com o administrador do Ciosp, como há identificador de chamadas, sempre que tem reincidência de alguns números passando trotes, estes são destacados para posterior abordagem do assunto. De acordo com o Art. 340 do código Penal, provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado: Pena – detenção, de um a seis meses, ou multa.
10 comments
Certa vez liguei, e me fizeram tanta pergunta, mas tanta pergunta, que palavra de honra, desliguei irritado. Eram perguntas que pouco ou nada tinham a ver… Aliás, qual é a utilidade de CIOSP? Não me esqueço da morte violenta de um adolescente, que foi surrado covardemente, no ponto do Colégio Manoel Marinho, a poucos metros do CIOSP… E o CIOSP não agiu, não fez absolutamente nada para impedir essa morte bárbara e cruel. Um horror a morte do menino…
Esse ciosp não vale nada, só tem incompetente trabalhando lá. Já fiz várias denuncias de um carro abandonado na minha rua, e que de madrugada tem gente mexendo nesse carro, com certeza tem drogas ou armas escondidas nele e até hoje ninguém foi ver essa merda de carro. Só tem sangue suga nesse ciosp…
Esse Ciosp não pra porcaria nenhuma!
Menos de 0,3% das ligações são trotes, muito pouco… Se são 1500 ligações por dia, e as ocorrências são todas atendida, então é ótimo.
Esta porcaria já funcionava mal no governo Neto agora funciona pior ainda no governo Samuca. Muito ruim. Cidadão que precisar disso está danado.
Se existe identificador de chamadas, é fácil pegar essas pessoas que estão dando trotes. Será que esse pessoal do CIOSP não sabe disso ?
KKKKKKKK, Tá de brincadeira né ? esse telão ai que aparece na foto não funciona mais , só funcionou na época do neto. E tanto e verdade que nem o GM da foto esta mais no CIOSP , e segundo informe a maioria das câmeras esta fora do ar, para flagrar algum delito só se o meliante der azar de agir debaixo das poucas que funcionam , pelo jeito “Samuca ” não tem dinheiro para manutenção esse e um serviço que só funciona no papel hoje em dia ….
Uma dica diário faz uma matéria para ver se o CIOSP tá funcionando pois assim seria uma matéria de cunho social e veríamos se esse serviço ainda funciona .
Parece que esse CIOSP foi criado para ser um elemento complicador quando ha necessidade da sua atuação, porquanto uma simples chamada feita por qualquer pessoa, transforma-se em um verdadeiro drama para quem deseja comunicar algo. Uma série de perguntas é feita pelo atendente que parece desconfiar de tudo que lhe é dito, levando o autor da comunicação a desistir do seu intento.
Concordo com vc. Fiquei puto da vida quando liguei para o CIOP.
Comuniquei que havia um homem caído na pista e os cara me encheram de pergunta: tipo: ele tá respirando, ele sabe o nome dele, ele está sóbrio…quantos anos aparente…caracas, desliguei na hora. Coloquei o cara em cima do canteiro e fui embora
Ok! Contudo, já que foram divulgados os números de trotes, sugiro ao CIOSP que divulgue também o serviço prestado à população tal como ocorrências atendidas, e casos resolvidos, que tal a sugestão?
Comments are closed.