Comitê da ONU rejeita cautelar contra prisão de Lula

Por Diário do Vale

Lula quando chegou à sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba


Brasília –
 O Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Genebra (Suíça), rejeitou hoje (22) a solicitação da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor de uma medida cautelar para evitar a permanência do petista na prisão. Porém, o comitê decidiu apreciar o mérito da questão e deu um prazo de seis meses para o governo brasileiro apresentar a defesa.

Segundo Sarah Cleveland, que é membro independente do comitê, medidas cautelares costumam ser acatadas quando o Estado viola preceitos democráticos e há riscos e danos irreparáveis, o que não foi entendido neste caso.

De acordo com o PT, o comitê informou que investiga as supostas violações às garantias fundamentais de Lula. A análise se baseia no artigo 25 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, que assegura a todo cidadão a possibilidade de participar “sem restrições infundadas” do direito de “votar e ser eleito em eleições periódicas, autênticas, realizadas por sufrágio universal e igualitário por voto secreto, que garantam a manifestação da vontade dos eleitores”.

Advogados de Lula
Em nota, o PT informou ter recebido com satisfação a decisão de o comitê julgar o mérito sobre a denúncia de supostas violações aos direitos do ex-presidente, de acordo com o Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.

A defesa de Lula afirma, em documento enviado à ONU, que houve transgressões aos direitos políticos e civis no processo de investigação e prisão. De forma contundente, os advogados fazem críticas aos procuradores e ao juiz envolvidos diretamente na Operação Lava Jato.

Os advogados Cristiano Zanin Martins, Valeska Teixeira Zanin e Geoffrey Robertson estão à frente da defesa do ex-presidente e foram responsáveis pelo pedido de intervenção ao Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Solicitação da defesa
A solicitação dos advogados a este órgão da ONU incluía um pedido para que o governo brasileiro impedisse o ingresso de Lula na prisão até que se esgotassem todos os recursos jurídicos. Lula está preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

Desde 2016, o Comitê de Direitos Humanos da ONU analisa a denúncia contra o Estado brasileiro por suposta “perseguição judicial” a Lula. No começo deste ano, Lula foi condenado a 12 anos e um mês pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro por obtenção de vantagens indevidas. No caso, a vantagem seria um apartamento triplex em Guarujá (SP).

Competências do Comitê
Além de verificar periodicamente se os Estados cumprem com a Convenção de Direitos Humanos da ONU, o Comitê é competente para examinar queixas individuais contra eles, sempre que o Estado denunciado tenha ratificado o primeiro protocolo adicional à Convenção.

As queixas devem estar diretamente relacionadas com a violação, por parte do Estado, dos direitos e liberdades protegidas pela Convenção. As decisões do Comitê não são vinculativas e um Estado pode decidir cumpri-las ou ignorá-las, incluindo os pedidos de medidas cautelares.

VOCÊ PODE GOSTAR

4 Comentários

bitola 24 de maio de 2018, 11:06h - 11:06

O PT e o MTST deveriam ir para Cuba..la poderiam ostentar orgulhosos suas tolas bandeiras vermelhas. E chegariam la num porto de primeira grandeza feito com o dinheiro do trabalhador brasileiro e dado de presente a Cuba pela nossa esquecivel Dilma.

CARLOS 23 de maio de 2018, 17:50h - 17:50

#LULA PRESO, NINGUÉM ESTÁ ACIMA DA LEI

guto 23 de maio de 2018, 09:59h - 09:59

Esses palhaços querem acabar com a Soberania do Estado Brasileiro!
Fora PT! Fora ONU! Fora Ciro Gomes!
Como diria o jornalista Boris Casoy: “Isso é uma vergonha!”….

VAI VENDO 22 de maio de 2018, 19:27h - 19:27

O LULADRÂO foi
– condenado por 01 juiz de 1ª instância
– condenado por 03 juízes de 2ª instância – TRF4
– HC negada por 5 juízes do STJ
– 1000 juízes e promotores pediram a sua condenação
– HC recusada pela maioria do STF
– Condenação pedido pela maioria das pessoas de bem e trabalhadora do Brasil

O que os petistas querem mais? Ir para a Venezuela nenhum deles quer. Deviam sumir daqui, nos dar paz e nos esquecer de vez.

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996