Costa Verde é reconhecida como um dos dez melhores destinos turísticos do mundo

by Diário do Vale
PARATY- P. DIMAS   (24)

Histórica: Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty foi aclamado entre os jurados (Foto: Paulo Dimas)

Costa Verde – O Estado do Rio de Janeiro entrou para o ranking das dez melhores regiões do mundo para se viajar em 2016. A Costa Verde, representada pelos municípios de Angra dos Reis, Itaguaí, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro, foi reconhecida e premiada pelo guia Lonely Planet, uma das mais influentes e tradicionais publicações internacionais de turismo. Entre os atrativos fluminenses citados na categoria Best in Travel 2016, destacam-se as belezas naturais da região, praias semi desertas, ilhas pacíficas, Mata Atlântica e as possibilidades para esporte de aventura. O prêmio foi entregue ao presidente da TurisRio, Paulo Senise, durante evento realizado neste domingo, no Museu do Transporte, em Londres.
A procissão marítima em Angra dos Reis e seus hotéis de luxo e o Bloco da Lama de Paraty, também tiveram peso na seleção da região. O guia enaltece ainda peculiaridades como a gastronomia, com destaque para os pratos a base de frutos do mar, a farofa, os sucos de cupuaçu e as caipirinhas. O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, foi aclamado entre os jurados, que citaram ainda a qualidades dos rótulos da tradicional bebida produzida no município.
A escolha da Costa Verde como uma das dez melhores sugestões de viagem em todo o mundo fortalece o programa Rio+3, iniciado em agosto deste ano pela Secretaria de Estado de Turismo/TurisRio. A proposta é divulgar cidades do interior que estejam em média a três horas de distância da capital. A marca Rio+3 e seus produtos derivados estão circulando o mundo nas principais feiras e eventos internacionais, apresentando aos agentes, operadores de turismo e visitantes em potencial os milhares de atrativos do interior do Rio.
Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a premiação é uma vitória de extrema importância, uma vez que estamos apenas a dez meses das Olimpíadas. Segundo o secretário, a capital é a grande vitrine do turismo brasileiro – recebendo 34% da demanda de lazer no país -, mas esta conquista prova que o estado tem muito mais a apresentar aos turistas que nos visitam.
– As listas divulgadas pela Lonely Planet são uma referência para milhões e milhões de pessoas. A publicação pertence à maior editora de guias de viagem do mundo e é reconhecida por sua capacidade de criar tendências. Integrar este ranking é um reconhecimento do enorme esforço que vem sendo feito conjuntamente entre o setor público e a iniciativa privada, no sentido de agregar qualidade e profissionalismo aos serviços e equipamentos turísticos fora do eixo metropolitano em nosso estado – conta Nilo Sergio Felix.
As outras nove regiões apontadas pelos especialistas da Lonely Planet são o oeste da Islândia, Vale de Viñales (Cuba), região de vinhos Friuli (Itália), Ilha Waiheke (Nova Zelândia), Auvérnia (França), Havaí (EUA), Baviera (Alemanha) e Santa Helena (territórios Britânicos) e a Transilvânia (Romênia).
A revista produz o ranking em três categorias: países, cidades e regiões. Entre os países a América do Sul foi representada pelo Uruguai. No top 10 das cidades Kotor (Montenegro) foi o grande destaque. O presidente da TurisRio, Paulo Senise, recebeu o troféu das mãos de Tom Hall, diretor da revista e José Barreiro, diretor comercial do guia Lonely Planet.
– É a primeira vez que uma região do interior fluminense ganha destaque nesta badalada lista. O trabalho positivo que vem sendo desempenhado no setor, atrelado à visibilidade proporcionada pelos grandes de eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, abrem as portas de nosso estado para o turismo internacional. Estamos aproveitando este momento especial e conquistando nossas regiões o status que elas merecem – afirma Paulo Senise.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996