‘Escola Eficiente, Eu Curto!’

by Diário do Vale

Volta Redonda – A segunda etapa do projeto “Escola Eficiente, Eu Curto”, que visa substituir todas as lâmpadas das escolas municipais por lâmpadas de led, começou na terça-feira (24). O objetivo é garantir uma melhor luminosidade nas salas de aula, além de reduzir os gastos com energia elétrica, em mais de 50%, já que a vida útil dessas lâmpadas é mais longa. A secretaria municipal de Educação divulgou a lista das 48 escolas previstas para esta segunda etapa. A creche Raiozinho de Sol, no bairro Três Poços, foi a primeira contemplada.

“Com a realização desta segunda etapa do projeto nós teremos 100% das escolas utilizando lâmpadas de led. Ano passado, nós substituímos as lâmpadas de 42 escolas. Além da economia, os alunos são beneficiados também, pois as lâmpadas de led são bem mais claras do que as outras”, disse a secretária de Educação, Rita de Cássia Oliveira de Andrade.
A previsão da secretaria de Educação é de que até o mês de julho todas as 48 escolas da segunda etapa do projeto já tenham recebido as lâmpadas de led. Para o prefeito Samuca Silva, além da economia, a substituição também favorece o meio ambiente.
– A substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de led é um respeito ao meio ambiente, já que as lâmpadas de led não contêm substâncias tóxicas, além de proporcionar melhor qualidade de vida aos alunos. A mão-de-obra com essas lâmpadas será menor, com isso garantimos uma economia considerável – destacou o prefeito.

Planejamento

Durante o trabalho de substituição de lâmpadas as aulas transcorrem normalmente. A diretora da creche Raiozinho de Sol disse que o planejamento estratégico adotado pela Secretaria de Educação possibilitou a organização de atividades fora da sala de aula durante o período de troca de lâmpadas. “O trabalho de substituição de lâmpadas é rápido. Nós tivemos algumas reuniões sobre esse processo, o que nos possibilitou conversar com as professoras para que elas preparassem atividades extraclasses. Cada professor fez seu planejamento de aula fora de sala, com atividades de estimulação e assim nenhuma turma foi comprometida”, explicou Sandra Paschoeto dos Santos Gonçalves, diretora da creche Raiozinho de Sol, que atende a 117 crianças.
– A iluminação é excelente, agora as salas estão bem mais claras e nem tem necessidade de acender todas as lâmpadas. Até as crianças notaram a diferença – acrescentou a diretora.

You may also like

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996