Escolas serão usadas como locais de vacinação contra febre amarela

by Diário do Vale

Rio – As 1.250 escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro serão usadas como locais de vacinação contra a febre amarela, priorizando o atendimento de alunos e pais, informou nesta quinta-feira (16) a Secretaria estadual de Educação.

A vacinação nas escolas estaduais começará pelos seguintes municípios: Casimiro de Abreu, Silva Jardim, Macaé, Rio das Ostras, Trajano de Moraes, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios e Cabo Frio. Neste período, as aulas ocorrerão normalmente, sem impacto na rotina das unidades escolares.

Após a confirmação dos dois primeiros casos de febre amarela silvestre com transmissão dentro do estado, com uma morte, na área rural de Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, a Secretaria de Saúde informou ontem (15) que vai antecipar a vacinação para 24 municípios estratégicos nas regiões Norte, Noroeste, Serrana, dos Lagos e no entorno da reserva do Poço das Antas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha em áreas de mata e zonas rurais.

O secretário de Saúde do estado do Rio, Luiz Antônio de Souza Teixeira Jr, recomendou hoje que moradores do estado que ainda não foram imunizados contra a febre amarela não frequentem áreas de florestas. Segundo o secretário, é preciso esperar 10 dias para que a vacina faça efeito.

Campanha de vacinação é iniciada

A campanha de vacinação começou hoje em Casimiro de Abreu em 12 postos de saúde e 24 escolas municipais, além de unidades volantes. Um hospital de campanha foi montado nesta quinta-feira, na Praça Feliciano Sodré, para imunizar os moradores. A meta é atingir 40 mil pessoas.

Após reunião com 12 prefeitos em Casimiro de Abreu, Teixeira Jr disse que o estado do Rio recebe hoje todas as doses para cobrir 100% da população das 24 cidades que foram definidas como estratégicas, mas que a distribuição será gradativa. Para a primeira etapa da vacinação dos moradores desses municípios, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas.

Os demais municípios, incluindo a capital e a região metropolitana, integrarão as duas fases seguintes, com previsão de início até o fim deste mês, mediante a liberação de novos lotes de doses a serem disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o Rio de Janeiro.

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, que também participou da reunião em Casimiro de Abreu, o estado registrou 37 notificações de febre amarela, das quais 19 foram descartadas e duas, confirmados.

Macacos mortos

A Secretaria de Estado de Saúde informou que recebeu, na última semana, os resultados dos exames das amostras encaminhadas ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, em outubro do ano passado, referentes a macacos encontrados mortos naquela ocasião, em diferentes pontos do município do Rio.

Diante do contexto epidemiológico a ser avaliado e dos resultados, até o momento, inconclusivos, a secretaria aguarda os resultados da análise que está sendo conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio, mas esclarece que, até o momento, não há resultado conclusivo que confirme a morte de primatas por febre amarela no estado.

 

You may also like

1 comment

Verdade 17 de março de 2017, 10:09h - 10:09

Tem que distribuir as vacinas nos postos de saúde dos bairros para aplicação e assim evitar essa fila imensa no jardim paraíba. Alô Prefeito vamos passar as vacinas para os postos dos bairros….

Comments are closed.

diário do vale

Rua Simão da Cunha Gago, n° 145
Edifício Maximum – Salas 713 e 714
Aterrado – Volta Redonda – RJ

 (24) 3212-1812 – Atendimento

(24) 99926-5051 – Jornalismo

(24) 99234-8846 – Comercial

(24) 99234-8846 – Assinaturas
.

Image partner – depositphotos

Canal diário do vale

colunas

© 2024 – DIARIO DO VALE. Todos os direitos reservados à Empresa Jornalística Vale do Aço Ltda. –  Jornal fundado em 5 de outubro de 1992 | Site: desde 1996