segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Ex-ministro Paulo Bernardo é preso na Operação Custo Brasil

Ex-ministro Paulo Bernardo é preso na Operação Custo Brasil

Matéria publicada em 23 de junho de 2016, 10:11 horas

 


paulo_bernardo

O ex-ministro Paulo Bernardo foi preso em Brasília e deverá ser conduzido para São Paulo. Segundo a PF, ele é investigado em um esquema de pagamento de propina
(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Brasília- O ex-ministro do Planejamento Paulo Bernardo foi preso preventivamente na manhã desta quinta-feira (23), em Brasília, durante a Operação Custo Brasil da Polícia Federal, um desmembramento da Operação lava Jato. O ex-ministro, que deverá ser conduzido para São Paulo, é investigado, segundo a PF, em um esquema de pagamento de propina mais de R$ 100 milhões para diversos funcionários públicos e agentes políticos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre os anos de 2010 e 2015. As informações são da Agência Brasil.

“[O objetivo era] permitir que uma empresa de tecnologia fosse contratada para a gestão de crédito consignado na folha de pagamento de funcionários públicos”, informou a PF. “A referida empresa repassou mais de 70% de seu faturamento líquido para outras empresas, mediante simulação de contratos de emissão de notas fiscais simuladas, com o único intuito de manter o esquema em funcionamento”, acrescentou a PF em nota. Além de Paulo Bernardo, mais duas pessoas foram presas preventivamente no Distrito Federal e também serão levadas para a Polícia Federal em São Paulo.

O advogado do ex-ministro, Rodrigo Mudrovitsch, confirmou a prisão preventiva e afirmou não ver motivo para que seu cliente fosse preso. “A prisão não se justifica. O meu cliente não ocupa mais nenhuma função e sempre se colocou à disposição das autoridades para prestar esclarecimentos.”

Paulo Bernardo foi ministro do Planejamento do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, entre março de 2005 e janeiro de 2011. No governo da presidenta afastada Dilma Rousseff, ele passou a comandar a pasta das Comunicações, onde permaneceu até janeiro de 2015. Paulo Bernardo é casado com a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

Previdência

Os quatros mandados de condução judicial no Distrito Federal – entre eles, o do ex-ministro da Previdência Carlos Gabas – não foram cumpridos até o momento. O despacho da 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo não obriga o depoimento.

Brasil 247

O jornalista Leonardo Attuch, responsável pelo site jornalístico Brasil 247, é um dos que prestam esclarecimentos à PF. “Attuch foi convidado a prestar depoimento judicial, o que será atendido de forma voluntária e espontânea. As solicitações da Polícia Federal estão todas sendo atendidas de forma voluntária”, afirma o site, ao acrescentar que os investigadores apuram dúvidas a respeito de um contrato entre a editora e a empresa Jamp Engenheiros Associados. “A Editora 247 considera esta uma boa oportunidade para esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas a sua atividade empresarial e jornalística.”

Pernambuco

Os policiais federais estão cumprindo 11 mandados de prisão preventiva, 40 de busca e apreensão e 14 de condução judicial nos estados de São Paulo, do Paraná, Rio Grande do Sul, de Pernambuco e no Distrito Federal, segundo a 6ª Vara Criminal Federal em São Paulo.

Em Pernambuco, três equipes cumprem três mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva nos bairros de Ilha do Leite, Jaqueira e Boa Viagem. As prisões são de dois empresários. O material apreendido no estado e as pessoas detidas serão levadas para São Paulo. Os nomes dos presos não foram informados.

10 comentários

  1. QUERO A CADEIA E DINHEIRO DE VOLTA AOS COFRES PÚBLICOS

    QUE TODOS ESTEJAM NAS CADEIAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.
    ESPERAMOS BREVE RESULTADO DE TODA ESA MARACUTAIA SEM LIMITES.
    PRISÃO NELES. CAMBADA DE SEM VEGONHAS.

  2. Eleições municipais estão ai vamos paralisar o país e exigir profundas mudanças políticas antes irmos às urnas novamente só tem marginal na política não salva um.

  3. Até que enfim, depois de algum tempo conseguiram achar mais um petista corrupto para abafar as sucessivas descobertas de escândalos do pessoal do PSDB e PMDB nesses últimos dias. Temer, Família Sarney, Jucá, Cunha. Moreira Franco, Eliseu Padilha, Aécio, Serra, FHC e Alckmin agradecem à PF pela chance de esconderem suas próprias “maracutaias” por mais algum tempo.

  4. Então vai a pergunta… qual o partido que o sr. Paulo faz parte??? A digníssima esposa do sr. Paulo, senadora Gleisi Hoffmann é de qual partido??? Valendo um Pão com morTadela…

    • Qual é o partido que tem mais deputado caçado por corrupção???? senador???… vale uma coxinha!!!

    • Brasileiro não ignore a ironia do Paulo. Os dois mentecáptos acima sem dúvidas são do PT. Não há novidades; como não há novidade no fato de Lulalau ser o chefe de todos, independentemente de deste ou daquele partido.
      Paulo é um comedor de mortadela com pão velho.

  5. chega de impunidade..

    chega! pena de morte já para corruptos e assassinos!!!!

  6. kkkkkkkkkk GLEISI fica dando chilique todos os dias no congresso defendendo a dilbandida kkkkkk já foi acusada tb de ter desviados milhões do dinheiro dos otários que ficam defendendo os petralhas. Usando em viagens a Miami, gastando com bolsas, sapatos de grifes famosas, e o povo defendendo kkk tem que ser muito TROUXA mesmo pra continuar defendendo esse partido.

Untitled Document