quarta-feira, 16 de agosto de 2017

TEMPO REAL

 

Capa / Região / Falta do serviço de ressonância magnética dificulta tratamento em Volta Redonda

Falta do serviço de ressonância magnética dificulta tratamento em Volta Redonda

Matéria publicada em 12 de agosto de 2017, 13:00 horas

 


Prefeitura realiza pregão para atrair setor privado em busca de oferta para exames

Volta Redonda – A falta de oferta de exames de ressonância magnética na rede pública de saúde em Volta Redonda está impedindo a continuidade ou início de tratamentos médicos. O secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, explicou que o exame é considerado de alto custo, pelo qual a “tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) paga pouco”. Mesmo assim, o secretário garantiu que uma licitação vai contratar o serviço e que em breve o problema estará solucionado.

Devido ao baixo preço pago pelo SUS por exame, o secretário ressaltou que as clínicas particulares que contam com aparelhos para fazer os exames não têm interesse em atender a rede pública. As prestadoras antigas, seguindo Alfredo, também não querem retomar contratos devido a débitos que vieram do governo anterior.

– Temos várias demandas de ressonância e ela cresce mais a cada dia. Acredito que desde maio em diante é que o serviço está interrompido, com exceção das ressonâncias de pacientes internados, que nunca foram interrompidas. Após assumir a secretaria, uma das minhas prioridades foi restabelecer este serviço. Pela lei, temos que fazer um pregão pela tabela do SUS, o que foi feito há 15 dias. Só que não apareceu ninguém interessado. Mas já marcamos outro pregão com uma proposta mais atrativa para o setor privado e respeitando a lei de licitações. Se este novo pregão der certo, é possível que no prazo de 30 dias os serviços de ressonância estejam normalizados – afirmou.

De acordo com a agente comunitária de saúde Jailza Freire dos Santos, de 28 anos, a falta de exames impede a continuação de seu tratamento, assim como também a está impedindo de dar continuidade ao seu pedido de auxílio doença pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

– Por ter sofrido uma queda há um ano, fiz um exame de ressonância magnética em junho de 2016 dando início à minha fisioterapia. Mas em fevereiro deste ano sofri outra queda e, como houve um rompimento do ligamento, o médico do laboratório de ortopedia do Hospital São João Batista solicitou mais duas ressonâncias. Uma de quadril foi solicitada há dois meses e outra ressonância do joelho direito. Agora estou andando de muleta e dependo desse exame para fazer uma cirurgia, além de continuar o tratamento para outras doenças – lamenta.

Segundo Jailza, a ausência do aparelho de ressonância também a está impedindo de fazer outros exames.

– Sempre que vou ao DIPA, que é o responsável pelo procedimento de alto custo, sou informado que a prefeitura não tem mais contrato e esta fazendo uma licitação. A falta de um novo exame de ressonância também está me impedindo de dar entrada a um novo pedido de auxílio doença, com isso fico sem receber e impedida de trabalhar – ressalta.

Alfredo: ‘Temos várias demandas de ressonância e ela cresce mais a cada dia’ (Foto: Roberta Caulo)

Alfredo: ‘Temos várias demandas de ressonância e ela cresce mais a cada dia’ (Foto: Roberta Caulo)

Serviço de ressonância móvel

O secretário de saúde ressalta ainda que solicitou à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro a disponibilidade do aparelho de ressonância móvel, e o mesmo foi indeferido por dificuldades financeiras.

– Apesar dessa recusa, eu reiterei o pedido pessoalmente ao Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior, que ficou de ver o que pode ser feito – destacou Alfredo.

17 comentários

  1. Atenção povo de volta redonda vamos pra rua brigar pelos nossos direitos os funcionários públicos assalariados ganhando pouco e os vereadores ganhando 20 mil pra fazer nada,tem que reduzir os salarios de vereadores pra 5 mil está muito bom e repassar o restante para quem recebe menos fazer distribuição correta nos salarios

    • Parabéns pela ideia , isso mesmo , pena que no bolso deles ninguém mexe , duvido que isso aconteça e que eles aprovem , ainda mais na Câmara de volta Redonda, o problema é que o povo tem a memória curta , e sempre vota neles outra vez, pra mim nem deveria ter Câmara de vereador , serve pra que isso , só pra comer nosso dinheiro queria ver se fosse salário mínimo se alguém fosse se candidatar a vereador queria ver esse caras de pau falar que ama a cidade e o povo se o salário fosse o mínimo duuuuuviddoooo cambada de incompetentes hospedeiros sangue suga da população vermes

  2. Falando sério, até agora o prefeito nada fez em relação a suas promessas de campanha. Nós servidores municipais estamos sem convênio do FAPS com hospitais. HERANÇA MALDITA DO NETO QUE O SAMUCA NADA RESOLVEU. No caso da ressonância, porque a pmvr não compra? Cadê o choque de gestão? Cadê o PCCS? Cadê a clínica de diálise? Inércia total.

  3. O orçamento deste ano ainda é da GESTÃO PASSADA. Esta é mais uma HERANÇA MALDITA que o NETO deixou para os munícipes em não pagar os PRESTADORES DE SERVIÇO.Nós SERVIDORES PÚBLICOS estamos tb no limite.

  4. Isso é uma covardia com a população. Grande gestor.

  5. A culpa é de Brasília que fica com 58% da arrecadação e repassa uma merreca para as prefeituras arcarem com altíssimos custos de uma assistência médica decente para seus munícipes! Enquanto não for rediscutido o pacto federativo nada vai melhorar… o resto é conversa fiada!

  6. eu não acho nada dificil tratamento ,o mais dificil e encontrar um medico que entenda de doençakkkkkkkkkkkkkkkk, e quando não existia aparelhagem o médico tratava e ninguém morria com doença boba hoje tudo o aparelho tem que falar se não morre.

    • É muita ignorância… fico até com pena. Se fizer um ressonância do seu crânio, certamente o laudo será: bola vazia!

  7. E já sabia , quem muito fala nunca faz nada , e não ia ser diferente essa história, muito falador , cheio de promessas , super gestor pra cá super gestor pra lá e somente agora o povo está vendo quem realmente é esse samula , pena que agora é tarde pra chorar o leite derramado! São 4 anos pela frente de muita decepção , falta de compromisso,e o mais importante falta de vergonha na cara de fazer propaganda enganosa , passou a perna no povo com a conversa de renovação, mudança e preciso , dinheiro a prefeitura tem só falta gestor e agora á casa caiu , afinal de contas mentira tem a perna curta e anda de bicicleta e pertence ao pv , tai a mudança que o povo pediu e elegeu , segura essa samuketes de plantão se no início está assim vcs vão ver no final , isso se tiver final , até lá vai morrer muitos cidadãos de bem por falta de tudo , desde de remédio,falta de exames , hemodiálise, médicos, maus profissionais contratados no governo desse samula , pessoas sem a mínima competência pra ocupar qualquer cargo disponível, mas na campanha ficaram nas ruas balançando bandeira e segurando faixas nos sinais e esquinas da cidade , agora estão de boa ganhando seu salário sem ter qualificação e capacidade pra finalizar parabéns samula pelos seu feitos, vc vai realmente entrar pra história dessa cidade como o pior gestor que já passou por esse gabinete que vc ocupa fique tranquilo que ninguém nunca mais vai te esquecer com toda certeza .

  8. LEIAM A REPORTAGEM: “Devido ao baixo preço pago pelo SUS por exame, o secretário ressaltou que as clínicas particulares que contam com aparelhos para fazer os exames não têm interesse em atender a rede pública. As prestadoras antigas, seguindo Alfredo, também não querem retomar contratos devido a débitos que vieram do governo anterior.” Entenderam ou precisam voltar ao Ensino Médio para aprender a interpretar um texto??? O Dr. Alfredo fez além da burocracia, ligou mesmo após negativa do Estado do RJ em usar o aparelho móvel de ressonância magnética do Estado, já que a Turma do Pezao está falida! Querem o que!? Que ele pague a dívida do Neto com o dinheiro dele? Faça- me o favor, Zé Povinho! Política é Burocracia! Devendo contas do GOVERNO PASSADO fica bem pior.

    • Ele como gestor não negociar a dívida? Ele falou que faltava na PMVR era um gestor pq dinheiro tinha, e agora não tem? Tenho amigo que não ests recebendo nota deste ano e ai? Parapalida.

    • Deixa de falar bobagem, dona. Você não deve ter prestado atenção na campanha de 2016, quando esse prefeito incompetente prometeu saúde, educação e transporte para todos. Quando é que esse homunculo vai começar a governar? VR está no mais completo abandono. Você que baba os ovos dele deveria ser mais consciente. É N T É N D E U ????????

    • Dona, ze-povinho e você.

    • Agora incompetência mudou de nome ? Vai me dizer que vc não tem Facebook? Que não existiu nenhum video do samula encima de carro de som fazendo propaganda enganosa para os samuketes, propaganda enganosa vc sabia ? Em qual planeta vc vive ? Pois não deve morar em volta Redonda pois aqui nesse mundo nesse planeta nessa cidade minha senhora está um caos , tanta informação disponível ao alcance até dos mais ignorantes e vc vai dizer isso ! Façame o favor acooooooda pra realidade da nossa cidade pois aqui está de pior ao armagedom , ele é enganador sim , está perdido sim , colocou gente incapaz na prefeitura sim , não é gestor nem em outra galáxia, o antigo prefeito pode até ter errado mas eu nunca tinha visto tanta bagunça na cidade como agora , buracos pelas ruas , ciosp que parou , falta de medicamentos , falta de papel higiênico nas creches , falta de exames , e fácil jogar a culpa no governo anterior , até eu faria isso pra livrar minha cara , pra esconder tamanha incompetência ele usa essa desculpa, ao invés de conseguir uma solução coisa que já sabemos que ele não vai fazer com toda certeza pois de fato isso está longe de sua capacidade mental ! Vcs vão ver pccs, clínica de hemodiálise, ruas lisas , postes acessos , ciosp funcionando , deita e espera pra não fazer escoliose ok , talvez na outra vida isso seja provável!

  9. Quer dizer que o FABULOSO GESTOR espera contar com a iniciativa privada para solução dos problemas da saúde pública? Cadê a verba do SUS e do ORÇAMENTO MUNICIPAL? Esse cara, ou é incompetente, ou mal intencionado.

  10. ESSA É A RENOVAÇÃO POLITICA EM VOLTA REDONDA COM SEUS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS EM GESTÃO..ESSES 4 ANOS SERÁ DIFCIL..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document