quarta-feira, 23 de Maio de 2018

TEMPO REAL

 

Capa / Nacional / Geisel autorizou execuções de opositores durante ditadura, diz CIA

Geisel autorizou execuções de opositores durante ditadura, diz CIA

Matéria publicada em 11 de Maio de 2018, 07:36 horas

 


O memorando diz que deveriam ser mortos os “perigosos subversivos”

EUA – Documento tornado público pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos mostra que o ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) autorizou que o Centro de Inteligência do Exército (CIE) continuasse a política de execuções sumárias contra opositores da ditadura militar no Brasil adotadas durante o governo de Emílio Garrastazu Médici, mas que limitasse as execuções aos mais “perigosos subversivos”.

O memorando de 11 de abril de 1974, assinado pelo então diretor da CIA (serviço de inteligência dos EUA) Willian Colby e endereçado ao então secretário de Estado Henry Kissinger, afirma que o presidente Geisel disse ao chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI) à época, João Baptista Figueiredo, que se tornou presidente entre 1979 e 1985, que as execuções deveriam continuar.

Segundo o documento, Geisel e Figueiredo concordaram que quando o CIE detivesse alguém que poderia cair na categoria de subversivo perigoso, o chefe do Centro de Inteligência do Exército deveria consultar o general Figueiredo que, por sua vez, deveria dar sua aprovação antes da execução. De acordo com o texto, Figueiredo insistiu na continuidade das execuções e Geisel fez comentários sobre os aspectos potencialmente prejudiciais da questão e pediu para refletir sobre o assunto no final de semana, antes de tomar uma decisão.

A publicação perdeu o sigilo em dezembro de 2015, mas o documento ganhou publicidade nesta quinta-feira por meio do professor Matias Spektor, coordenador do Centro de Relações Internacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV). Nas redes sociais, onde divulgou o documento, o professor disse que “este é o documento mais perturbador que já li em 20 anos de pesquisa: Recém-empossado, Geisel autoriza a continuação da política de assassinatos do regime, mas exige ao Centro de Informações do Exército a autorização prévia do próprio Palácio do Planalto”.

O memorando relata que o encontro teria ocorrido em 30 de março de 1974 entre Geisel, Figueiredo e os generais do CIE Milton Tavares de Souza (então comandante do centro) e Confúcio Danton de Paula Avelino (que assumiria o comando do CIE posteriormente). Ainda segundo o documento, o general Milton Tavares de Souza afirmou, na reunião, que cerca de 104 pessoas que entraram na categoria de subversivos foram sumariamente executadas pelo CIE no ano anterior.

O texto revela que, no dia 1º de abril, Geisel informou ao general Figueiredo que a política deveria continuar, mas que era preciso assegurar-se de que apenas “subversivos perigosos” fossem executados. Os militares acertaram também que o CIE deveria dedicar quase todos os esforços ao combate da “subversão interna”. Para Spektor, o memorando “é a evidência mais direta do envolvimento da cúpula do regime (Médici, Geisel e Figueiredo) com a política de assassinatos”.

O memorando de número 99 faz parte de uma série intitulada Foreign Relations of the United States (Relações Exteriores dos Estados Unidos) e documenta a história das relações dos Estados Unidos com a América do Sul entre 1973 e 1976. Apesar de os EUA terem retirado o sigilo em 2015, o primeiro e quinto parágrafos do texto sobre a reunião permanecem sigilosos. O documento original está arquivado no escritório do diretor da CIA em Washington. A transcrição está disponível online em um site do governo federal norte-americano.

Em nota, o Exército Brasileiro informou que os documentos que poderiam comprovar as afirmações foram destruídos, de acordo com norma da época que visava preservar informações sigilosas. “O Centro de Comunicação Social do Exército informa que os documentos sigilosos, relativos ao período em questão e que eventualmente pudessem comprovar a veracidade dos fatos narrados foram destruídos, de acordo com as normas existentes à época – Regulamento da Salvaguarda de Assuntos Sigilosos (RSAS) – em suas diferentes edições”.

85 comentários

  1. o choro é livre galera!

    as viuvinhas chorosas do Fidel Castro estão desesperadas!

    as viuvinhas chorosas do che kevara estão desesperadas!

    as viuvinhas chorosas do sapo barbudo estão desesperadas!

    chora neném!!!

    depois podem ir no ministério do trabalho para tirar uma carteirinha de capa azul.

  2. Vamos lá!!! Em primeiro lugar, se foi uma reunião secreta entre três generais, como a CIA ficou sabendo? Segundo, tem q punir os soldados q não cumpriram a missão direito!!!!

  3. Cabeça de petista deve estar em “curto circuito” um hora dessas kkkkkkkk. Mas não foi a CIA que treinou o Juiz Sergio Moro? kkkkkkk

  4. Qta abobrinha gnt…kkkk ” Geisel autorizou… Diz Cia” Na vdd seria: CIA ordenou

  5. O que eu acho engraçado nisso tudo, é que a turma da esquerda ACREDITA PIAMENTE em apenas uma folha de papel que dizem ser da CIA. Porém não ACREDITAM no VOLUMOSO PROCESSO do LULADRÃO no caso do Triplex, inclusive com testemunhas das visitas de Lula e Marisa escolhendo a decoração do apto. tríplex. OE SEJA, quando interessa, apenas uma folha de papel é prova suficiente.

    • Verdade ! E o serviço foi mal feito, pois ainda sobraram muitos que estão dando trabalho hoje !! Temos que mandar à familia do expresidente Geisel nota de repúdio pelo serviço mal feito e ter sobrado alguns !

  6. “Geisel autorizou execuções de opositores durante ditadura, diz CIA…” Eu quero que a CIA informe quais foram os militares que descumpriram as ordens!!!

  7. Matou foi pouco, tinha que ter feito como no Chile, faxina geral, Bolsonaro presidente no primeiro turno, um novo Brasil nos aguarda!!!

  8. Como tem gente babaca q acredita nesse papo de CIA.. um órgão americano, do mesmo país que desenha o mapa do Brasil sem a Amazônia, pq eles alegam que não é nosso…. Tá de sacanagem!

  9. Eu não sei pq os EUA não divulgam os resto do documento. Já é de conhecimento de muitos que foram eles os mentores do enésimo golpe militar no Brasil como massa de manobra contra os russos. Brasil como sempre massa de manobra de quem tem dinheiro.

    É a mesma semelhança com os petistas que adoram pão MAIS mortadela ou com os eleitores que pegam 100 Reais para votar em candidatos corruptos. Ambos controlados por quem tem dinheiro.

    A nossa nação sempre foi assim ANTES E DEPOIS DO BRASIL IMPÉRIO, época que está nação evoluiu em todos os sentidos. Se vc conhece este Brasil continental é graças à monarquia. Era e é impossível uma república construir isso tudo.

  10. Os bolsomicos somente tem olhos para a política bolivariana da Venezuela mas se esquecem que a população de lá vive uma ditadura exatamente igual a que o Brasil viveu com suspensão da liberdade de expressão, sufocamento do legislativo, judiciário, suspensão dos direitos onde o executivo condena e executa os opositores. O nacionalismo militar que o mico idolatra é o mesmo do Chaves e Maduro só troca para liberalismo.

    • São velhotas saudosistas q se beneficiaram das benesses de outrora. Pensão vitalícia até a 20 geração, reajuste de salário muito acima do trabalhador civil, o não desconto de IRPF q tbm só era descontado dos civis, moradia bancada pelo erário e por vai,.E as velhotas saudosistas não venham me dizer q é mentira não, porque tive pessoas na família q desfrutaram dessas benesses.

    • vale lembrar que o lula e a dilma que estavam levando o pais naquela direçao

  11. Bostonaro presidente, Romário governador.
    A saída fica no aeroporto Internacional, o último que sair apague a luz.

    • Muitos já deixaram o País para Portugal quando Lula entregou o país para o empresário corrupto Emílio Odebretch!
      Foram bilhões de dólares para a latrina!
      Tchau Emília….
      Vai…. vai…. vai…

    • Aecinho Snow, na pasta da segurança pública, José Serra no BC, Cabral na fazenda, Temer na previdência, Rodrigo Maia secretaria do tesouro nacional kkkkkkkkk

  12. Estranho: os americanos não se conformaram com a decisão que o Geisel tomou em construir com tecnologia alemã as usinas nucleares Angra II e III (obra incompleta até hoje). Aí, coincidência, a CIA fez um relatório desse?

    • É q vc não sabe (não conta p ninguém tá ?)
      A CIA é um órgão comunista, filiado a CUT e ao MST, e q, seu chefe maior é o Maduro (Venezuela) , e ela é financiada pelo PT e PCDB com dinheiro da venda do Sputnik p a Rússia.A CIA sempre foi de viés esquerdista (vermelha), assim como os EUA, a nós brasileiros, eles não enganam. É mais um golpe dessa instituição estrangeira (comunista), de desmoralizar os nossos garbosos militares.
      Mas olha não passa essa informação p ninguém tá ?

  13. Ta na cara que isso é pra enfraquecer a campanha do Bolsonaro (Cap do Exercito)
    Apos a saida do Barbosa da corrida, a esquerdalha (inclua a imprensa nisso) ta desesperada… Foi-se o único q poderia incomodar o Capitão na corrida eleitoral
    O lance agora é voltar esse assunto de Comissão da Verdade que só apurou a incompetência dos militares (que deixaram um monte de terrorista de esquerda vivos pra contar história)

  14. Eita campanha anti Mito ! Tanto tempo para divulgar isto, só saiu agora ! Eita medão!!

  15. NEGO DO CABELO DURO

    Prestei o serviço militar obrigatório aqui no batalhão de Barra Mansa, era comum o coronel mandar um motorista com um Jeep e um outro militar ir até Angra dos Reis comprar camarão fresco para os oficiais almoçarem, enquanto isto nós soldados comiamos galinha atropelada e salada de repolho no rancho.
    Quem esteve por perto desta turma sabe o que eles são capazes de fazer com o poder nas mãos.

    • Era só lutar para ser coronel também, aí comeria a comida dos superiores que foram soldados como você um dia ! Soldadinho tem que comer comida de guerra mesmo, senão vira um frouxo comedor de pão com mortadela!

    • Soldado é pra isto mesmo! Tem mais é que ralar pros oficiais!!! Queria regalia, fizesse prova pra ser cadete! Se é burrão, tem mais é que catar bosta de cavalo! O Exército ensina pro jovem o que é a vida! Essa tua estórinhaa do jipe é bem fajutinha…

    • Por essas subserviências e gostar de.levar esculacho, e anida achar graça, q essas velhotas saudosista não chegaram a lugar nenhum lkkkkkk

  16. Eu me lembro quando o presidente Geisel esteve aqui em Volta Redonda, eu era pequeno mas me lembro dele discursando em frente ao escritório central, e a multidão se acotovelava para estar próxima ao palanque, ninguém parecia detestar a presença dele, lembro bem das bandeirinhas que distribuíram e tudo mais, e parece que a multidão até gostava dele. Isso foi nos anos 70 e foi o que eu vi.

  17. Herói! Escapamos de ser uma Venezuela bolivariana.

    • E controlada pela URSS. Talvez fosse melhor pq controlada pelos americanos estamos escravos desde 1960, desde Juscelino. Ainda hoje os americanos controlam boa parte dos nossos adolescentes e jovens. Lembram dos ZUMBIS atravessando por cima de jardins, praças, entre carros nas avenidas e até por dentro de lojas na Praça Brasil e entorno atrás daquele bichinho eletrônico controlando suas mentes de AMEBAS diretamente dos EUA pelo google? Outra é controlar os nossos jovens através de jogos eletrônicos. Olhe para o seu filho ou neto adolescente AGORA PARA VER onde ele está: com a cabeça nos americanos.

      Caso a URSS tivessem sidos vitoriosos, hoje não teríamos muitas indústrias das atuais, mas certamente depois da dissolução da URSS poderíamos tomar outro caminho, como fizeram os países do antigo grupo. Uma coisa é certo: esses generais não existiriam para QUADRUPLICAR a nossa dívida que já pagamos umas duas vezes ou mais e ainda devemos até as calças.

  18. Tudo velhotas q, não podiam ver uma farda que ficavam loucas na época q eram moçoilas.
    Meninas, o mundo mudou não fiquem remoendo o passado.

  19. Eu não acredito nessa história. A CIA sempre foi dirigida por esquerdista, inclusive c agentes cubanos, venezuelanos, chineses nos seus quadros. Essa revelação da CIA é p desmoralizar os milicos e implantar o comunismo no Brasil, A CIA está brincando c fogo, tendo em vista essas revelações poder levar o Brasil, com as suas forças armadas, invadirem os EUA. Fora CIA, fora comunistas, fora esquerdistas, fora EUA comunista. Kkkk

    • A CIA não cuida nem das prostitutas do Trump e vem se meter no Brasil? Na minha opinião as Forças Armadas foram incompetentes e deixar um monte vivo, entre eles Lula Bandido e Dilma Terrorista. Deveriam ter matado mais, porém a prova que esse relatório é mentira são esses lixos terem assaltado o País por 13 anos, mas agora a história será outra: Bolsonaro Presidente!

    • Por isso q depois desse relatório, o Brasil deveria dar um ultimato aos EUA p q não fique inventando mentiras envolvendo nossos garbosos militares de outrora e, se não acatarem o ultimato, a invasão, capitaneada pelo nosso heróico Bolsonaro, será iminente. Pode vim EUA, Rússia, China, Inglaterra, França. Vocês não são páreo p o nosso herói….

  20. O já falecido Dom Waldir Calheiros, primo do Senador Renan Calheiros, era mais liberal do que o Geisel, pois disse “que não era pecado matar soldado militar na época da ditadura”…
    Enquanto Geisel se limitava aos mais perigosos, o “profeta” liberou a geral!!!
    E o que dizer do atual Bispo que chamou Dom Waldir de profeta?!
    Faço minhas as palavras do ex-Senador Mão Santa: “A ignorância é audaciosa!”….

    • José Nilton já dizia : O que subiu tem q descer. Quem não tem colírio usa óculos escuros

    • Seu comentário é a própria obra da sordidez e ainda cita um cretino que imagino deva ser um igual.

    • Lave esta sua boca suja com sabão antes de pronunciar o nome de Don Waldir Calheiros, pessoa íntegra e que faz parte de nossa história.

    • Xerife eu nem abri a boca, contudo apenas datilografei o que essa pessoa íntegra disse: “não foi pecado matar soldados na época da ditadura militar!”….
      Só estou reproduzindo aquilo que disse o “profeta”! Você devia me agradecer Xerife, pois estou lembrando as palavras desse homem íntegro!
      Se ele é íntegro, deixa eu reproduzir as palavras pronunciadas por ele!!!
      Como diria o ex-Senador Mão Santa : “A ignorância é audaciosa!”….

    • Boca ? Cloaca kkkkkk

  21. Geisel incompetente…não fez o serviço completo!

  22. Quantos morrem hoje diariamente? Quanta imoralidade temos diariamente frente aos olhos, naquela época podiamos ir e vir, onde quiséssemos e tínhamos segurança; o que não existe hoje, pois a criminalidade está em todos os lugares principalmente em BRASILIA onde muitos se reúnem pra roubar juntos, este é o país que vivemos, portanto se voltarem a governar, com certeza serão recebidos de braços abertos pelo povo.

  23. gogo
    11 de Maio de 2018 em 15:43
    Primeiro procure no google o que significa Estadista, depois procure o nome correto do GUEVERA, ai depois vc disserta sobre seu “vasto” conhecimento em política internacional.

    prezado Gogo, se não entende ironia, procure no google, e depois disserte o seu vasto conhecimento de política internacional.

    para mim é kevara mesmo, um assassino cruel e sanguinário que além de crianças e mulheres, matava gays e lésbicas só pode ser um enrustido, por isso kevara.
    sacou???

  24. Galera esquerdo patas , o caminho é livre para Venezuela, Cuba, agora a Coréia do Norte e a China não adianta ir. Virou capitalista.

    • José. Nilton já dizia, o que subiu tem q descer.
      Quem não tem colírio usa óculos escuros.

      Não precisa de dinheiro p ouvir meu canto, sou canário do reino e canto em qualquer lugar, em qualquer rua de qualquer cidade, em qualquer praça de qualquer país, levo o meu canto puro e verdadeiro quero q o mundo inteiro seja feliz. Kkkkkkkkkkkkkk

    • Ah esqueci do arue, atua (refrão) kkkkkkkkk

  25. Realmente HOJE está muito melhor, do que no tempo dos Generais, se não vejamos ; Vagabundos roubam caminhões de carga no Rio e em outras cidades a LUZ do DIA. Caixas eletrônicos são explodidos diariamente. Líderes de FACÇÕES comandam o crime impunemente de dentro dos Presídios. Traficantes ostentam seus fuzis em todas as favelas e bailes Funk do Brasil; Políticos ROUBAM a vontade (de Vereador a Senador, incluindo Governadores, Prefeitos, e ate Presidente, etc). Cidadãos levam tiro mortal por causa de assaltos a luz do dia em todas as cidades inclusive as de pequeno porte. DUVIDO muito desse RELATÓRIO, porém aprovo INTEIRAMENTE, pois os “coitadinhos” dos TERRORISTAS que foram FUZILADOS já foram tarde. Tenho motivos para escrever isso, pois meu sobrinho, estava de serviço numa guarita de um quartel (serviço militar obrigatório), e foi EXPLODIDO junto com a guarita pelo grupo da Dilma. Meu irmão enterrou os pedaços de meu sobrinho. TERRORISTA BOM, é TERRORISTA MORTO.

  26. Isto não é novidade, todos nós sabemos que no tempo dos generais a execução de quem era contra o regime corria solta, já sabíamos também o nome dos responsáveis, agora estes Zé Ruelas que adoram lamber botas de milicos continuarão lambendo botas de milicos, pois é para isto que nasceram, ser subservientes e insignificantes nesta sua pobre passagem sobre a Terra., Continuarão lambendo as botas sujas de bosta do milicos. .

    • Verdade. São viuvinhas da ditadura q desfrutavam das benesses de outrora, tipo : não pagavam IRPF, o meganha morria, a pensão se eternizava, mesmo as filhas sendo casadas, tenho exemplo na família, o reajuste dos salários eram bem maiores q do trabalhador civil e por aí vai. Tratavam o cidadão civil como ser de segunda classe. Agora se o caboclo for da reserva, até acho plausível ele sair em defesa da sua classe, agora caboclo q era civil…………. Só Freud explica.

  27. o título do artigo é um total sofisma. pelo texto, geisel foi autorizado a dar sequência à política de execução de médice. geisel concorda em manter a política, mas o texto registra: ….”Geisel autoriza a continuação da política de assassinatos do regime, mas exige ao Centro de Informações do Exército a autorização prévia do próprio Palácio do Planalto”. o documento não informa quantos e quais subversivos foram executados. dizer que geisel mandou executar é, no mínimo, uma ilação!

    • Não, não foi ele não. Foi o Chapolin Colorado
      Ah, ia esquecendo, a CIA é de viés esquerdista kkkkkkkkkkk

  28. Não há nenhum fato novo nesta notá divulgada…desde o início dos anos 2000 que o o Élio Gaspari, por meio de sua obra “As Ilusões Armadas”, baseadas nos diários de Geisel e Golbery, já havia divulgado que o o general Geisel havia tido este tipo de conversa com o “Miltinho” e o general Dale Coutinho, dizendo: “Olha Coutinho, este negócio de matar é uma brutalidade, mas tem de ser assim, infelizmente…”
    Será que o certo eram os militares entregarem o Brasil pra José Dirceu (que foi pra Cuba fazer plástica e voltou com dinheiro de Fidel pra armar guerrilha) e outros facínoras de esquerda, que com certeza passariam o rodo em seus adversários? O certo seria deixar a “Guerrilha do Araguaia” dos comunistas fazer no Brasil o que as Farc fizeram na Colômbia?
    Todo e qualquer assassinato é lamentável, desde o que mata um soldado com um carro bomba (grupo da Dilma), até o promovido pelo Estado, mas há momentos em que a violência tem de ser respondida à altura, e Exército assim o fez, e o fará novamente se for necessário, não se enganem!

  29. Quando líderes de um regime que se considerava constitucional toma atitudes como execução sumária, ainda mais quando a Constituição (no caso a de 1967) nem mesmo previa pena de morte, e nenhuma punição sem julgamento, mesmo que seja de um tribunal militar, consideramos que o Estado cometeu uma barbárie, descendo ao nível das facções criminosas, dos próprios terroristas (de direita ou esquerda) e das milícias paramilitares. E sempre é bom lembrar que os terroristas da extrema direita não foram punidos depois de matarem na ABI, aleijarem na Câmara de Vereadores do Rio, explodirem bancas de jornal como repressão à liberdade de imprensa e só pararam após “acidente de trabalho” no Riocentro. E atacaram mesmo depois da Anistia Geral, quando seus opositores já estavam desarmados e muitos aniquilados.

    • Viva Ustra….. Venezuela e Cuba seus líderes matam por muito menos e vc anda com a foto do Che Guevara na camisa igual um trouxa.

    • baseado no próprio texto “Recém-empossado, Geisel autoriza a continuação da política de assassinatos do regime, mas exige ao Centro de Informações do Exército a autorização prévia do próprio Palácio do Planalto”. o artigo não informa quantas e quais execuções foram autorizadas.

    • Dolynho Livre : Para quem tem mais de 60 anos, o seu horizonte é bem pequeno hemmmmmm

    • Geninha obrigado pelo elogio, sinal que estou do lado certo ao invés de bandidos igual a você. Viva Geisel, Ustra e o 22 de Barra Mansa!

    • Aos desprovidos de intelecto só restam as ofensas (imputar a outrem a pecha de bandidos), tendo em vista as suas limitações de pensamento e cultura.
      Tu és um ser a ser desprezível q não merece debate.

  30. JAIR SE ACOSTUMANDO

    FALTOU O MOLUSCO E MANDIOQUEIRA LELÉ, ASSIM NÃO VALE.

  31. NAO CONHECO NENHUM AMIGO… PARENTE…CONHECIDO QUE FOI PRESO….TORTURADO…..MORTO DURANTE A INTERVENCAO MILITAR….. EPOCA BOA QUE PODIAMOS ANDAR A QUALQUER HORA QUE NAO TINHA ESSA VIOLENCIA DE HOJE….
    BOLSONARO 2018!!!!!!!!!

    • É vazio demais esse argumento dos bolsominions creditando que era uma época boa e que se podia andar sem a violência de hoje graças aos militares.
      Desconsideram completamente a situação geográfica, demográfica e social da época onde o Brasil tinha o equivalente a 1/3 da população atual sendo que 55% vivendo no campo.
      Na década de 60-70 não havia mesmo a atual violencia urbana em nenhum país do mundo e isso não era conquista de nenhum governo militar mas de uma sociedade global que possuia valores diferentes em relação a estrutura familiar, religiosa, relação de trabalho e de ambições de consumo. Até na Finlândia a violência era inferior a 50-60 anos atrás. Para o bolsonaro é mais simples fazer comparações toscas entre períodos diferentes do que analisar a realidade histórica.

    • Observador: São as viúvas da ditadura, q muitas se beneficiaram das pensões ad eternum, q se perpetuam até a 10 geração.

  32. na Venezuela pode??

    ah, pode o companheiro Maduro é um estadista, está completando o grande trabalho iniciado pelo comandante Chavez!!

    em Cuba pode??

    claro que pode, os hermanos da família Castro foram estadistas, libertaram o povo cubano.

    e Che Kevara, pode executar os opositores??

    claro viva la revolucion!!!

    • Primeiro procure no google o que significa Estadista, depois procure o nome correto do GUEVERA, ai depois vc disserta sobre seu “vasto” conhecimento em política internacional.

  33. quem matou Celso Daniel???

  34. Obrigado Geisel, graças ao senhor, comandante Ustra e cia hoje não somos uma Cuba ou Venezuela. Deveria ser assim hoje também, onde corruptos e seus seguidores fossem fuzilados e seus bens roubados confiscados.

    • Se isso acontecer, a população do Brasil acaba kkkkkkkkkkkkk. Vamos incluir nessa sus lista: Os sonegadores de impostos, os q furam fila, os que compram mercadoras c origem duvidosa, os q vendem gato por lebre, os q tem gatonet, gato na luz, gato na água, os q maquiam os produtos p venda, os q furtam no peso das mercadorias, os q dão calote e por ai vai. Viu não sobra ninguém. kkkkkkkkkkkk

    • “Pimpão”, você vai comparar quem fura fila e quem faz gato com pessoas que sequestravam, plantavam bombas e faziam justiçamentos com os próprios “companheiros”? Sério mesmo?

      Sonegador de impostos? Hummm… isso é bem discutível. Eu conheço diversos pequenos comerciantes que sonegavam para poder manter empregos e produtos/serviços para a sociedade. Antes no bolso deles do que na mão do Estado, e já cansamos de ver o que acontece com nosso dinheiro na mão do estado, não é? Fora que hoje um comerciante precisa bancar um sistema de câmeras, pagar vigilante ou PM de folga para fazer a segurança e ainda pagar pela escola do filho e plano de saúde, pois o estado não fornece segurança, educação e nem saúde.

    • “Sonegador de impostos? Hummm… isso é bem discutível. Eu conheço diversos pequenos comerciantes que sonegavam para poder manter empregos e produtos/serviços para a sociedade”
      (Paulo Elias)

      Pelo seu raciocínio, então o senhor concorda quando o sujeito é preso por roubar um banco, um automóvel, um supermercado, uma saidinha de banco e, o mesmo diz: Roubei, trafiquei, por estar desempregado e não ter dinheiro p comer. Ou essa sua premissa só vale para que estar no topo ? Não sei se alcanças-tes a minha comparação..

      LEMBRE-SE O SENHOR Q A SONEGAÇÃO DELES ACARRETA AUMENTO DOS IMPOSTOS P OS OUTROS. O ESTADO NÃO PERDE C A SONEGAÇÃO. QUEM PERDE É O CIDADÃO..Então senhor, não há nada de “discutível”, discutível é o velho ditado: “AOS MEUS AMIGOS TUDO, AOS INIMIGOS O RIGOR DA LEI”.

      E ademais, quem não tem competência não se estabelece……….

    • “Fora que hoje um comerciante precisa bancar um sistema de câmeras, pagar vigilante ou PM de folga para fazer a segurança e ainda pagar pela escola do filho e plano de saúde, pois o estado não fornece segurança, educação e nem saúde”.
      Talvez se esses q o senhor faz uma defesa cabal, cumprissem c suas obrigações, conforme os assalariado, q tem desconto na fonte, o que o seu está reivindicando se concretizaria.

    • Imbecil o “comandante Chabes” também eta militar.

    • Pimpão, sério que quem rouba um banco está no mesmo nível de quem sonega? Quem rouba propriedade privada?

      Olha, não sou anarco capitalista para dizer que imposto é roubo, mas do jeito que é aplicado no Brasil ninguém discorda que é MUITO injusto. 40% de tudo que produzimos vai parabo ESTADO e não para o povo, não entendeu ainda? Isso vai para bancar salários de vereador de 12 mil reais, de acessor de 3 mil, de todo tipo de privilégio, para pensões/aposentadorias de mais de 20 mil, para obras superfaturadas, para bancar publicidades bilionarias do governo, e depois, o que sobrar volta para o cidadão em forma de melhoria. Esse mesmo estado que define quem e quanto paga por impostos, se o remédio deve pagar quase 40% em impostos e se uma revista de mulher pelada paga 18%.

      Se for para o indivíduo poder manter seu negócio aberto e empregos, sim ele DEVE sonegar, ponto final. Ficou claro?

      Você deve ser do tipo que concordaria com tudo se estivesse subordinado a um sistema, se estivesse em Cuba seria ok pra você ser um escravo do estado e não poder sequer fugir de bote, se estivesse na Alemanha nazista acharia que estava tudo ok, pois, “é a lei”… Tenho é pena.

    • Quer dizer, o trabalhador q não tem como sonegar, pois o mesmo é tributado na fonte, sustenta, além das estrepolias governamentais, esse bando de sanguessugas q tu defendes. Parabéns p vc. É ponto final.

  35. Tamanco Portuga Milito Alemão Figa

    12 de outubro de 1977 o presidente Geisel deu xeque-mate no seu ministro do exército, general Sylvio Frota, que queria tomar o poder. Alguém acha que ele perderia pra paisano? Fechou o congresso e preferiu vários generais para acelerar as promoções de Figueiredo de tenente coronel a general de exército.
    “O primeiro dever do príncipe é se manter no poder”.
    ” O ideal é ser as duas coisas, mas como é difícil reunir as duas coisas, é muito mais seguro – quando uma delas tiver que faltar – ser temido do que amado. Porque, dos homens em geral, se pode dizer o seguinte: que são ingratos, volúveis, fingidos e dissimulados, fugidios ao perigo, ávidos do ganho”.

  36. As execuções ocorriam após um julgamento em tribunal? Estavam prescritas nas leis à época? Com a palavra os detentores do “regime militar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Untitled Document